Noticias Agronegócios
Milho: MT comercializa 100% mais uma vez
Pelo segundo pregão consecutivo, Mato Grosso comercializou 100% da oferta em mais uma rodada do leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para milho, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ontem foi ofertado 1,2 milhão de toneladas, o dobro do que vinha sendo oferecido nas edições anteriores. Na semana que vem o Estado ofertará o mesmo volume.
Vazio sanitário: Mapa autoriza plantio de 250 ha de soja em MT
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou este ano o plantio de 250 hectares de soja durante o período do vazio sanitário em Mato Grosso. O plantio, entretanto, só poderá ser feito para fins de pesquisa científica. Durante o vazio sanitário, que começou no último dia 15 de junho e se estende até 15 de setembro, é proibido o cultivo de soja em escala comercial ou para produção de sementes. O objetivo é evitar a sobrevivência do fungo causador ferrugem asiática da soja durante a entressafra.
10ª ExpoCláudia acontece em setembro com R$ 30 mil em prêmios
A 10ª ExpoCláudia e 21ª Festa do Peão de Cláudia acontece entre os dias 03 e 07 de setembro no parque de exposições do município. A tradicional festa é uma organização da Associação dos Criadores de Cláudia, ACRICLÁUDIA, que este ano é presidida por José Formigoni.

Soja: Se a safra 10/11 fosse cultivada hoje no Estado, ela teria um custo de produção quase 5% menos em relação a 09/10
Dólar faz custo de produção da nova safra da soja declinar em MT
A desvalorização do dólar e a baixa demanda neste período por insumos, principalmente os defensivos, explicam as estimativas de um custo de produção menor no Estado para a sojicultura 10/11 que começa a ganhar hectares a partir da segunda quinzena de setembro. Conforme números divulgados ontem, em Cuiabá, a nova safra, se fosse cultivada hoje, ficaria 4,26% mais barata em relação ao valor efetivado na temporada passada.
Empresários, produtores e pesquisadores debatem sobre a cultura do arroz de terras altas
Os gestores do projeto de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para a cadeia produtiva do arroz de terras altas, em Mato Grosso realizam uma reunião, nesta quinta-feira (29.07), para debaterem os principais problemas e apresentar os trabalhos que são executados.
Novas perspectivas da cultura do arroz serão discutidas na quinta-feira
Com objetivo de destacar a importância da rizicultura mato-grossense, debater os principais problemas, apresentar os trabalhos que vêm sendo feitos e as propostas do projeto “Desenvolvimento de tecnologias para a cadeia produtiva do arroz de terras altas em Mato Grosso”.
Em MT, 46% da produção do milho são negociados
Apesar de ter menos opções para comercialização este ano, o milho produzido em Mato Grosso atinge 86,4% da área colhida com 46,8% negociado. O resultado é 17,9 pontos percentuais a mais do que o contabilizado no mês de julho de 2009. Há um ano, além do leilão Prêmio para Escoamento da Produção (PEP), o governo federal adquiriu o milho por meio de Contratos de Opção, de Aquisição do Governo Federal (AGF) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), diferentemente deste ano, em que as vendas estão sendo feitas unicamente por meio do PEP. Do total vendido no Estado, 3,84 milhões de toneladas, 96% foram por meio de leilões.
Soja: Mais de 15% da nova safra está comercializada em MT
O mercado de clima que começa a imprimir ritmo aos negócios com a soja, principalmente no Estado, pode ser visto no volume de soja da nova safra já comercializado pelos produtores mato-grossenses que só iniciam a formação das novas lavouras a partir da segunda quinzena de setembro. Conforme boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado ontem, cerca de 15,6% da nova temperada já estão comprometidos, contra 12,5% em igual período de 2009.
Cotonicultores aprovam Dia de Campo do IMAmt em Pedra Preta
O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Gilson Ferrúcio Pinesso, classificou como positivo o Dia de Campo, na Fazenda Bahia, do Grupo Futuro, em Pedra Preta (243 Km de Cuiabá, na região sul do Estado), na sexta-feira (23). “Estamos, mais uma vez, mostrando a tecnologia do adensado como uma nova técnica e forma de produzir algodão em Mato Grosso”, disse Gilson Pinesso.