Noticias Agronegócios
Produtores rurais de Sorriso têm até dia 30 para aderir o projeto Soja Mais Verde
Termina dia 30 de julho, o prazo para que os produtores rurais façam a adesão ao projeto Soja Mais Verde. O objetivo do projeto é prever a produção sustentável de soja, além da recuperação das áreas degradadas, o cultivo de soja nas áreas de proteção permanente (APPs), que inclui nascentes, olhos d’água, chapadões, margem de rios, entre outros.
Incra/GO investe R$ 1 milhão na infraestrutura de assentamentos de Montividiu do Norte
O Incra em Goiás e a prefeitura de Montividiu do Norte, a 450 quilômetros de Goiânia, firmaram, neste mês, convênio para a execução de obras de infraestrutura em cinco assentamentos do município. São eles: José Porfírio, Mata Azul, Pai Eterno, Ana Terra e João Rufino da Silva.
Soja também sofre com pragas na armazenagem
Até pouco tempo atrás, a soja era uma cultura que não sofria ataques de pragas na pós-colheita, durante a armazenagem de grãos ou sementes. No entanto, pela falta de cuidado dos armazenadores e pelo contato direto com sementes de outras culturas como milho, trigo e arroz, as pragas começaram a se alimentar também da soja.
Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar dá descontos
A partir desta safra (2010/2011), serão concedidos bônus (descontos) do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) nos financiamentos de investimento no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar independente da data de contratação, inclusive para as operações contratadas antes de 1º de julho de 2008.
Preço da soja sobe e produto "roubará" área do algodão
Com os preços da soja em alta, estima-se que a área plantada de algodão no País deve recuar. Na Bahia, o recuo deve ser de cerca de 15% em 2010/2011. No começo de julho, o cenário era o inverso, já que o baixo preço da oleaginosa desanimava os produtores que preferiam apostar no aumento de campo para a entrada da fibra.
MT: presidente da Empaer prevê reestruturação do órgão em 2011
A Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) pretende contratar 800 novos funcionários em 2011. A afirmação foi feita ontem pelo presidente da instituição, Enochi Alves dos Santos, durante a reinauguração da unidade da empresa em Nova Mutum. De acordo com ele, a reestruturação geral é necessária e passa pela realização de um concurso público, como resultado de um compromisso do novo governo.
Médio-norte precisa ampliar capacidade de armazenamento, diz Aprosoja
A região de Sorriso, médio-norte de Mato Grosso, concentra hoje 352 armazéns com capacidade de depositar 9,5 milhões de toneladas de milho ou soja. Entretanto, a produção média da região é de 11,5 milhões de toneladas.
Biocarvão: resíduo orgânico melhora fertilidade do solo e sequestra carbono
O biocarvão é um resíduo da produção de biocombustível. Ele é obtido a partir de uma biomassa que passa por um processo de pirólise, que é um tratamento térmico de carbonização. Este material residual carbonizado pode ser usado como condicionador de solo para melhorar a fertilidade e sequestrar carbono.
Valorização da soja no mercado não traz alívio ao campo
A valorização da soja no mercado internacional em julho, a menos de dois meses do início do plantio da nova safra no Centro-Oeste, não foi suficiente para animar os produtores a acelerar a compra dos insumos necessários para a formação das lavouras. Num ciclo em que as margens de lucro devem ser menores, qualquer alta de preço seria, em tese, aproveitada para melhorar as relações de troca.
Leia mais...
Logística é o maior gargalo, diz pesquisa
O setor logístico é considerado pelo empresariado brasileiro como o maior gargalo de infraestrutura do Brasil. Essa é a conclusão da pesquisa Ibope realizada a pedido da Câmara Americana de Comércio (Amcham), apresentada ontem, em evento realizado na sede da entidade, em São Paulo. Segundo o levantamento, depois do setor de logística e distribuição, apontado por 54% dos entrevistados, veio o de telecomunicações (30%). A área de energia, que ficou marcada pelo racionamento de 2001, foi mencionada por 4% das companhias consultadas.