Noticias Agronegócios
Produtores não enxergam crescimento
Segundo Afrânio, o foco principal está no futuro. Com a nova demanda mundial, principalmente no mercado vegano e vegetariano, o olhar do setor está voltado para a qualidade e novas pesquisas para o grão. “Temos que trabalhar com o diferencial, com a qualidade, para poder disputar mercado com outros estados e outros países”, pontua o dirigente.
Setor tenta convencer Mauro a desistir da extinção da Seaf e teme conflito no campo
As organizações signatárias do manifesto alertam que a medida, caso aprovada, trará graves consequências econômicas e sociais ao fragilizar o atendimento de mais de 500 mil famílias de agricultores e ampliar os conflitos no campo, principalmente a disputa de posses de terras.
Segundo as entidades, a decisão afeta, severamente, o atendimento de um segmento responsável por boa parte da produção de alimentos no estado, anulando também os esforços feitos nos últimos anos no sentido de resolver os inúmeros problemas fundiários de reconhecimento e registro de posses e propriedades de terras no território mato-grossense.
Produção de café aumenta 13,9% em MT após investimentos em lavouras, segundo Conab
Nesta safra, área onde é cultivado o café conilon apresentou redução de 2,7% em relação ao ano passado, chegando assim a 9,3 mil hectares em 2018. Por outro lado, a área de cultivo do café arábica foi mantida em 45 hectares.
Produtores se preparam para colheita em Mato Grosso
A boa notícia para os produtores é que as previsões de chuva, que não estavam muito animadoras, agora mostram volumes maiores para os dois estados na segunda quinzena de dezembro. Se essas chuvas vierem, as perdas serão menores do que se especula até o momento. Em contrapartida, se as precipitações não se confirmarem, a produtividade será mais severamente afetada. As temperaturas também merecem atenção, já que tendem a continuar altas, especialmente em Mato Grosso do Sul.
Ninguém pode acusar Pedro Taques de retaliação, rebate agro
Taques justificou sua decisão afirmando que não haveria tempo hábil para discutir a proposta com o setor produtivo. Explicou ainda, que quando lutou pela criação do novo Fethab assumiu um compromisso com a classe de não renová-lo.
“Quero parabenizá-lo não só pela atitude, mas pela coragem. Ninguém pode acusá-lo de retaliação por essa decisão, porque o senhor a fez muito antes de saber se continuaria sendo governador ou não”, disse Normando a Taques durante reunião no Palácio Paiaguás, na sexta-feira (14).
Exportações estaduais já superam total de 2017
As exportações refletem também a safra recorde do ciclo 2017/18, cuja produção superou 32,52 milhões de toneladas, apontando crescimento anual de 4% sobre o volume anterior.
Aprovada proposta para antecipar retirada da vacina
O presidente do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), Guilherme Nolasco, apresentou um levantamento apontando que a maioria dos animais com mais de 36 meses é destinada ao abate e que muitos deles apresenta algum tipo de reação decorrente da vacina, como abscesso e inflações. "Os resíduos vacinais em animais abatidos trazem prejuízos ao produtor e à indústria frigorífica, além de comprometer a imagem de nossa carne no mercado", explica Guilherme Nolasco.
Produção da nova safra será maior em MT
Conforme a FCStone, a superfície que será destinada ao milho safrinha, ou segunda safra, passará dos atuais 4,47 milhões de hectares para 4,56 milhões. Já o rendimento, de 5,86 toneladas por hectare para 5,88.
Mapa publica novas regras por meio de instrução normativa
Em relação à identidade e qualidade, no caso do leite cru refrigerado foi mantida a contagem bacteriana máxima de 300 mil unidades por ml e 500 mil células somáticas por ml.. O produto não deve apresentar substâncias estranhas à sua composição, como agentes inibidores do crescimento microbiano, neutralizantes da acidez nem resíduos de produtos de uso veterinário.