Noticias Agronegócios
MT mira liderança mundial em carne de baixo carbono, afirma Imac
As proteínas de baixo carbono são aquelas cuja produção é desenvolvida por meio de práticas sustentáveis, como manejo de pastagem e ações que reduzam a emissão de gases de efeito estufa.
Com chuvas antecipadas, MT acelera plantio da soja
Segundo boletim do Imea divulgado em setembro, 27,40% da produção já havia sido negociada, ante 22,49% registrados no mês anterior. Apesar da alta mensal, o desempenho ainda está cerca de três pontos percentuais abaixo do observado no mesmo período da safra 2024/2025, quando 30,41% da soja já estava comercializada.
Setor pecuário de MT reage à Moratória da Carne e pede valorização do Código Florestal
A Moratória da Carne foi firmada em 2008 entre o Greenpeace e frigoríficos com o objetivo de impedir o desmatamento ligado à pecuária na Amazônia Legal. O pacto restringe a compra de carne de fazendas que tenham áreas desmatadas no bioma, mesmo quando a supressão é considerada legal pelo Código Florestal Brasileiro.
Safra 2024/2025 coloca Mato Grosso como maior produtor de algodão do Brasil
O estado produziu 6,92 milhões de toneladas de algodão em caroço e pluma, um aumento de 8,3% em relação à safra anterior, quando foram colhidas 6,3 milhões de toneladas. A área plantada também cresceu, passando de 1,41 milhão de hectares para 1,46 milhão, avanço de 3,3%.
Conselho mantém a Moratória da Soja até o fim deste ano
Moratória da Soja tornou-se a denominação para a união de empresas exportadoras que se comprometeram a monitorar por satélite e por auditorias independentes toda a produção da Amazônia e a criar uma lista negra de fazendas consideradas irregulares.
MT encerra colheita da 2ª safra de milho 2024/25 com produção recorde
Outro dado relevante foi o aumento da área plantada. Neste ciclo, os produtores cultivaram 7,28 milhões de hectares, expansão de 3,3% em relação à temporada anterior. A ampliação reflete a confiança dos agricultores nas condições do mercado e na capacidade produtiva do estado.
Agropecuária pressiona desmatamento na Amazônia e MT perde 26% de vegetação nativa, diz MapBiomas
Outro dado destacado no estudo diz respeito à cultura da soja. A moratória da soja, acordo firmado em 2008 para combater o desmatamento na Amazônia, levou à queda de 769 mil hectares em conversão direta de formação florestal (redução de 68%) entre os períodos pré e pós acordo.
Imac orienta produtores sobre as maiores dúvidas sobre notificações do Prodes
Segundo Bizelli, um dos maiores questionamentos é se todo desmatamento detectado pelo programa é automaticamente ilegal. “O Prodes não distingue o que é legal ou ilegal, ele apenas registra áreas de desmatamento por corte raso.
Sorgo vira aposta de rentabilidade na safrinha no Estado
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de sorgo no Brasil chegou a 5,96 milhões de toneladas em 2024/2025, com crescimento de 34,8% em relação ao ciclo anterior.
Produção de grãos no Brasil atinge recorde histórico de 350,2 milhões de toneladas
A soja foi novamente o carro-chefe do agronegócio brasileiro, com 171,5 milhões de toneladas colhidas 20,2 milhões a mais que no ciclo anterior. O bom desempenho é explicado pela recuperação climática em grande parte das regiões e pelo crescimento da área plantada.
