Noticias Agronegócios
MT tem aumento de 14,4% no abate e segue líder no rebanho bovino
A pecuária de corte é uma das principais atividades econômicas de Mato Grosso, o que coloca o Estado como líder nacional no segmento, com o maior rebanho bovino do Brasil, de 34,4 milhões de cabeças.
Soja e milho devem ter as maiores perdas na safra mato-grossense
No geral, as condições climáticas instáveis, com chuvas escassas e mal distribuídas, aliadas a altas temperaturas na região central do país, além de precipitações volumosas na região Sul, provocaram e ainda persistem no atraso do plantio da safra, além de influenciarem de maneira negativa no potencial produtivo das lavouras.
Conab: safra de grãos de MT deve ser 11,2% menor que em 2023
Já os mato-grossenses, castigados pela irregularidade das chuvas nesta safra, deverão ter uma queda na produção de grãos de 11,4 milhões de toneladas, recuando dos 101 milhões de 2023 para 89,6 milhões neste ano, ou redução de 11,28%.
Safra histórica de milho se contrapõe às estimativas de quebra
Foram 7,49 milhões de hectares cultivados, 4,83% a mais do que no ciclo 21/22, que tiveram produtividade média de 116,80 saca por hectare, patamar 14,25% maior ante a última safra, e produziram um total de 52,50 milhões de toneladas, volume 19,77% superior à temporada 21/22.
Neri Geller é nomeado secretário no Ministério da Agricultura
Neri Geller, que já foi ministro da Agricultura no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff em 2014, retorna ao cargo que ocupou quando Blairo Maggi (PP) ocupou o cargo de ministro do governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) entre 2016 e 2018.
Ondas de calor impactam produção agrícola e número de recuperações judiciais devem explodir em Mato Grosso
Frange destacou que, nos últimos meses, aumentaram os pedidos de recuperação judicial de produtores. Entre as justificativas estavam, justamente, a quebra da safra em virtude do clima quente e seco em praticamente todas as regiões do Estado.
Safra de soja em MT deve ter quebra de 20%, diz pesquisa feita pela Aprosoja-MT
A maior redução da área de milho segunda safra deve ser registrada na região Oeste, dentre as propriedades pesquisadas. Por lá, a redução pode ser de 42,31%. Já na região Leste, a redução deve ser de 25,42%; no Norte, 16,83% e, na região Sul, a área plantada do cereal deve ser 13,83% menor que na temporada anterior.
Soja de Mato Grosso terá redução de área, produção e produtividade
A área de soja projetada para a temporada 2023/24 em Mato Grosso reduziu 0,74% em relação ao mês passado, ficando em 12,13 milhões de hectares, ante uma expectativa de 12,22 milhões de hectares.
Apesar do aumento da área de cultivo, safra de cana-de-açúcar tem queda na produtividade em MT
A área cultivada teve uma ampliação de mais de 11%, mas a produtividade caiu quase 3%.
MT dá início ao plantio de algodão e ritmo supera o do ano passado
Cabe destacar que a região representa 56,39% da área total de primeira safra do estado, o que reflete na semeadura mais adiantada, se comparada com as demais regiões.