Publicado em Terça - 06 de Janeiro de 2015

Economia Mesmo com cenário econômico adverso, pedidos de falência caem em 2014

Os pedidos de falência diminuíram em 2014, segundo dados de duas empresas que monitoram esse tipo de transação: a Boa Vista SCPC (Serviços Central de Proteção ao Crédito) e o Serasa Experian. A ordem da retração, no entanto, varia entre as duas instituições devido a diferenças metodológicas utilizadas no tratamento dos dados

Leia mais...

Cidades/Geral Lei garante auxílio-saúde a servidores da Justiça em Mato Grosso

Publicado em Terça - 06 de Janeiro de 2015

Foi publicada no Diário Oficial, a lei de autoria do Tribunal de Justiça, que institui o auxílio-saúde aos servidores ativos e inativos do Poder Judiciário de Mato Grosso. O pagamento mensal, de caráter indenizatório, foi fixado em R$ 250, valor que deve ser destinado a ressarcir parcialmente as despesas relativas à saúde suplementar, como planos de saúde. Em 20 dias haverá um link no Portal do Tribunal para os servidores se cadastrarem no programa

Leia mais...

Policia MT Motorista que matou ciclista atropelado estava com duas menores no carro e promete se entregar

Publicado em Terça - 06 de Janeiro de 2015 | por Patrícia Neves/Wesley Santiago

O motorista Flávio de Mello, responsável pelo atropelamento e morte do ciclista e advogado José Eduardo de Carvalho, de 59 anos, no dia 31 de dezembro do ano passado, na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), deverá se apresentar nesta quarta-feira, 7, para a Polícia Civil. Caso contrário, ele terá a prisão solicitada à Justiça. Ele estava no carro com um amigo, que prestou depoimento hoje, e duas adolescentes

Leia mais...

Educação/Vestibular Piso dos professores que trabalham nas escolas públicas sobe para R$ 1.917,78

Publicado em Terça - 06 de Janeiro de 2015

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta terça-feira (6) o reajuste do piso salarial dos professores da educação básica (ensinos fundamental e médio)

Leia mais...

Economia Opção pelo Simples Nacional aumenta a carga tributária da maioria das empresas de serviços

Publicado em Terça - 06 de Janeiro de 2015

As empresas aptas à tributação pelo Simples Nacional devem até o fim deste mês realizar a opção pela adesão ao sistema, com a novidade que neste ano a possibilidade de se enquadrar nesse sistema tributário foi estendida para as empresas de serviços, prometendo assimsimplificar e reduzir os tributos. Contudo, o que se tem observado é que para essas empresas a opção não vem sendo vantajosa

Leia mais...

Esportes Esteira especial usada por CR7 deixa correr com redução de 80% do peso

Publicado em Terça - 06 de Janeiro de 2015

Na edição de domingo do Esporte Espetacular, uma matéria chamou a atenção, tanto por abordar o atleta considerado o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, quanto por discutir os fatores responsáveis pelo seu desempenho físico excepcional.

Além da contribuição genética decorrente de uma avó de origem africana, a matéria enfatizou a importância de particularidades de seu programa de treinamento. O recurso que mais chamou a atenção foi sem dúvida uma esteira desenvolvida pela NASA, que permite correr com redução de até 80% do peso corporal.

Apesar de até já termos citado esta esteira nesta coluna em artigo anterior, a curiosidade que ela desperta justifica fazer novamente algumas considerações sobre seu princípio e seus benefícios. Esta esteira foi de fato concebida em função da necessidade detectada pela NASA de treinar os astronautas a fazer exercícios com o peso corporal reduzido pela menor gravidade no espaço.

Ela possui um recurso que sustenta o peso do indivíduo pela cintura, dentro de uma câmara na qual existe uma pressão de ar que permite graduar o percentual desejado do peso corporal ao andar ou correr sobre a cinta da esteira. Os benefícios decorrentes destas propriedades são tanto do ponto de vista fisioterápico quanto de condicionamento físico.

Alter G, a esteira antigravidade usada por Cristiano Ronaldo no Real Madrid (Foto: Reprodução TV Globo)Alter G, a esteira antigravidade usada por Cristiano Ronaldo no Real Madrid (Foto: Reprodução TV Globo)

A redução do peso corporal alivia o impacto sobre o aparelho locomotor, poupando tornozelos, joelhos quadril e coluna, proporcionando a possibilidade de obtenção dos benefícios do exercício sem sobrecarga nas articulações. Este recurso também antecipa os exercícios de andar e correr em períodos de recuperação de traumas e cirurgias ortopédicas, acelerando o processo de reabilitação.

No aspecto do condicionamento físico, a esteira proporciona o importante benefício de capacitar o indivíduo a correr em velocidade muito superior à habitual, na medida em que se diminui o peso a ser sustentado. Este recurso desenvolve uma sensível melhora da coordenação motora, contribuindo tanto para melhorar a velocidade, quanto para aperfeiçoar a economia de movimento ou seja, a eficiência mecânica, fator determinante de desempenho.

No caso do Cristiano Ronaldo, realmente chama muito a atenção a perfeição da sua mecânica de corrida, que certamente teve a influência de um aperfeiçoamento como contribuição do treinamento nesta esteira. A “esteira espacial” ou anti-gravitacional já existe no Brasil e é um recurso que certamente vai cada vez mais ser incorporado em clubes, clínicas e academias, proporcionando aos usuários o benefício de um avanço tecnológico com resultado comprovado na reabilitação e na melhora do desempenho.

Leia mais...

Esportes Marcinho une desafetos e diz que vai aprender mais de Vasco com Juninho

Publicado em Terça - 06 de Janeiro de 2015

Com pelo menos uma dezena de contratações para o início da temporada 2015, Marcinho foi destacado como referência técnica da equipe do Vasco pelo presidente Eurico Miranda. Até a última segunda-feira, quando o grupo viajou para Pinheiral, foi o ex-jogador do Flamengo, do Vitória, do Cruzeiro e do Atlético-MG o único reforço apresentado oficialmente para os torcedores em coletiva de imprensa

Leia mais...

Economia Lojas começam a discriminar impostos na nota fiscal

Publicado em Terça - 06 de Janeiro de 2015

Válida desde quinta-feira (1°), a nova regra determinando discriminação na nota fiscal ou em local visível dos impostos incidentes sobre os produtos já é cumprida por estabelecimentos comerciais. O consumidor final deve ter a informação dos tributos em termos percentuais ou em valores aproximados. A reportagem da Agência Brasil percorreu lojas de um shopping da capital federal hoje (3) para ver como estava a aplicação da norma

Leia mais...