Publicado em Segunda - 08 de Janeiro de 2024 | por Marcelo Augusto Portocarrero

Queiramos ou não, o futuro depende de nós

Sim, porque frequentemente nosso organismo mostra suas reações em outro sistema que habita nosso corpo, o sistema tegumentar, que muita gente como eu nem sabia o nome, formado pelo maior dos nossos órgãos, a pele, e outros de seus anexos como unhas, glândulas sudoríparas, etc.

Leia mais...

A relação do intestino com a saúde mental

Publicado em Sábado - 06 de Janeiro de 2024 | por Mardem Machado

Vale destacar que o intestino apresenta uma grande quantidade de neurônios e responde a estímulos do cérebro. Em casos de estresse, ansiedade e depressão, por exemplo, há uma redução da oxigenação e até mesmo do fluxo sanguíneo para o órgão, o que leva a mudanças significativas em seu funcionamento.

Leia mais...

O encanto das Folias de Reis

Publicado em Sábado - 06 de Janeiro de 2024 | por Sonia Mazetto

Essas peregrinações não são simples, são como penitências que envolvem caminhadas por terras distantes, atravessando matas e córregos, tudo para espalhar a mensagem da natividade. É uma prática que ecoa os relatos bíblicos de peregrinações em busca de acolhida, alimento e abrigo.

Leia mais...

Entenda a cirurgia cardíaca do cantor sertanejo João Carreiro

Publicado em Sexta - 05 de Janeiro de 2024 | por Max Lima

A cirurgia da válvula mitral é um procedimento crucial para tratar condições como o prolapso de valva mitral, restaurando a função normal do coração e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Leia mais...

2024 versus mulheres

Publicado em Sexta - 05 de Janeiro de 2024 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Combater a violência contra as mulheres é tarefa de extrema complexidade, tendo em vista as muitas formas e amplitude das inúmeras violências a que as mulheres estão adstritas. Não é possível prever todas formas e naturalização com a qual esse tipo de problema é visto.

Leia mais...

Janeiro Branco e saúde mental corporativa

Publicado em Sexta - 05 de Janeiro de 2024 | por Maíra Nogueira

Ao priorizar a saúde mental a empresa favorece a livre comunicação, exposição de ideias, proporcionando uma relação mais saudável, de cooperação entre colegas e a organização, com grandes resultados muito melhores.

Leia mais...

Discussões que não podem ficar para depois

Publicado em Quinta - 04 de Janeiro de 2024 | por Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis

v

Leia mais...

O benefício de se ter uma Rotina Estruturada

Publicado em Quinta - 04 de Janeiro de 2024 | por Max Lima


Estudos mostram uma relação direta entre a depressão e a disrupção na rotina diária. A falta de estrutura pode agravar sintomas depressivos, aumentando a sensação de descontrole e desesperança. Portanto, compreender como a depressão impacta a rotina é fundamental para desenvolver estratégias de intervenção.

Leia mais...

Estão te ouvindo

Publicado em Quarta - 03 de Janeiro de 2024 | por Claiton Cavalcante

O educador, escritor e amigo de Paulo Freire, Rubem Alves, no seu livro intitulado “As melhores crônicas de Rubem Alves” escreveu aquilo que é para mim o âmago da empatia quando disse que só existe curso de oratória pois nunca ouviu falar sobre a existência de curso de escutatória.

Leia mais...

No apagar das luzes

Publicado em Quarta - 03 de Janeiro de 2024 | por Victor Maizman

Tal estratégia utilizada pelo Poder Executivo, seja dos Municípios, Estados e da União, é justamente evitar o amplo debate no período de recesso decorrente das festas do final de ano.

Leia mais...