Publicado em Quinta - 28 de Maio de 2020 | por Stéphano do Carmo

Luzes para o futuro

O pós-pandemia, que já é amanhã, fará com que um novo mercado se apresente muito diferente daquele que deixamos em janeiro de 2020, onde o protocolo de biossegurança será fundamental para a promoção e manutenção do bem-estar e proteção à vida.

Leia mais...

Em se plantando tudo dá

Publicado em Quinta - 28 de Maio de 2020 | por Renato Nery

Um fato histórico curioso é que os bandeirantes que exploravam o interior do Brasil, levavam ramas de mandioca e umas sementes de milho que plantavam no itinerário de suas incursões e quando voltavam, meses depois, lá estavam os mandiocais e os milharais para alimentá-los em cozidos e frituras que eram misturados com carne de caça.

Leia mais...

Caso fortuito ou força maior e Covid-19

Publicado em Quarta - 27 de Maio de 2020 | por Gisele Nascimento

Desde já esclareço, que a finalidade deste texto não é de maneira alguma adentrar às grandes correntes doutrinárias, de renomados civilistas, que distinguem o caso fortuito de força maior, até porque, a meu ver, ambos estão contidos nesse globo mundial epidêmico.

Leia mais...

Parabéns!!!

Publicado em Quarta - 27 de Maio de 2020 | por Gonçalo de Barros

Antes, já havia escrito em outros jornais, tendo trabalhado no O Estado de Mato Grosso e na Rádio Cultura, no calor da mocidade, também recepcionado com a mesma postura.

Leia mais...

Ministro Barroso: a luz que aquece o acampamento

Publicado em Quarta - 27 de Maio de 2020 | por Joel Mesquita

Em meio a tanta obscuridade na cena política nacional, onde o radicalismo, a ausência de bom-senso e principalmente a falta de uma linguagem que coadune com o mundo das pessoas civilizadas, o discurso do ministro traz alento e esperança de dias melhores. Impossível não ser tocado com as palavras de Barroso.

Leia mais...

A despeito das evidências, o presidente continua obcecado pelo medicamento

Publicado em Segunda - 25 de Maio de 2020 | por Renato de Paiva Pereira

A despeito disso o presidente continua obcecado pela ideia de vencer a Covid-19 com o uso deste controvertido medicamento em mais uma demonstração de seu interesse em priorizar opiniões sem fundamentos.

Leia mais...

O encantador de serpentes

Publicado em Domingo - 24 de Maio de 2020 | por Renato Gomes Nery

Até nome de Messias tem e, ao prometer levar o País ao paraíso, está conduzindo-o em direção a um mar de incertezas, agravado pelos severos rigores de uma pandemia mal combatida.

Leia mais...

Energia – a faísca do progresso

Publicado em Sábado - 23 de Maio de 2020 | por José Wenceslau de Souza Júnior

Mato Grosso tem uma das tarifas de energia mais caras do país, devido ao ICMS cobrado, sendo que, desde os anos 90, ele é autossuficiente na geração de energia. Nos últimos dez anos, ainda triplicou sua capacidade de produção.

Leia mais...

A escolha, o conflito e o erro

Publicado em Sábado - 23 de Maio de 2020 | por Paulo Bellincanta

Se a vida é feita de escolhas, está em minhas mãos concordar com isto ou aquilo, contudo existem conflitos que nos obrigam a concordar com coisas que não aceitamos, ou nos forçam a tomar partido sem nos consultar, e há os que não concordamos sequer com a existência deles.

Leia mais...

Mato Grosso será o novo endereço da indústria mundial

Publicado em Sábado - 23 de Maio de 2020 | por Ramiro Azambuja

Nosso potencial produtivo é imenso e não é de hoje que os olhos do mundo estão voltados para nós. Se éramos vistos como celeiro, hoje precisamos nos posicionar com infraestrutura e políticas públicas adequadas para receber esses investimentos que vão começar a migrar e se realocar pelo planeta.

Leia mais...