Publicado em Terça - 20 de Março de 2012 | por JUACY DA SILVA

Opinião Dia mundial da água

Nesta quinta feira, 22 de Março de 2012, será comemorado o “Dia mundial da Água”. Para orientar os países, as organizações públicas e privadas e também as pessoas em geral, a ONU, através da FAO, organismo especializado na area de agricultura e alimentação, sugere que as discussões não devem ficar restritas apenas `a questão da água, mas também a relação desta com a produção de alimentos e outros aspectos macro-econômicos, politicos e sociais.
Leia mais...

Opinião “Gostar” Ou “Não Gostar”

Publicado em Segunda - 19 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

Crise na base aliada do governo Dilma. Notícia que pautou as redações da imprensa, virou manchete dos noticiários radiofônicos e televisivos, além de ocupar espaços em blogs e sites e cair nas redes sociais. O que permitiu os comentários mais variados a respeito. Isso é natural. Questionável, entretanto, é a divisão entre os partidários e os contra a presidente. Divisão que deixa a mostra à condição de torcedor da maioria dos brasileiros. 
Leia mais...

Opinião A Justiça e o decurso de prazo

Publicado em Sexta - 16 de Março de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            O STF (Supremo Tribunal Federal) acaba de julgar o seu mais antigo processo em tramitação. A ação civil, onde a União alega a inconstitucionalidade da doação de terras no Mato Grosso, ocorrida entre os anos de 1952 e 54. Ajuizada em 1959, a matéria pede a nulidade dos atos porque foram consumados sem a aprovação do Senado Federal, exigida pela Constituição da época. Mesmo ilegais, os ministros decidiram validar as doações porque a exigência do cumprimento legal faria mais mal à sociedade do que o referendo à ilegalidade cometida. Nas terras em questão existem hoje cidades, hospitais, aeroportos e uma série de equipamentos de uso econômico e social.
Leia mais...

Opinião Arena Teatral

Publicado em Sexta - 16 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

A arena política lembra muito um cenário teatral. Não se diz, aqui, novidade alguma. Pois há muito já se sabe disso. Os próprios escritores de obras de ficção, aliás, já faziam tal observação. Um deles foi Machado de Assis, a quem lhe interessava o estilo dos atores políticos; atraíam-no as suas aspirações efêmeras, ora risíveis, ora patéticas. Cenas que transformam parte das sessões parlamentares em uma ópera bufa. Mais ainda quando se percebe que o debate de idéias e de projetos caiu em desuso. Até porque a figura do orador também desapareceu. Agora, o parlamentar de expressão é quase unicamente o indicador de emendas no orçamento e o habilidoso em conchavos e negociatas. Partidário e defensor do corporativismo.
Leia mais...

Opinião O glorioso São José

Publicado em Quarta - 14 de Março de 2012 | por Dom Benedito Beni dos Santos

A Tradição Católica consagra o mês de março ao Glorioso São José, esposo de Nossa Senhora e pai de Jesus, segundo a Lei. São José é chamado de patriarca. No Antigo Testamento, o patriarca era considerado um amigo de Deus, mas um amigo muito íntimo, pois Deus revelava seus desígnios ao patriarca até mesmo em sonhos. Foi durante um sonho que São José recebeu a revelação de Deus sobre a origem divina da gravidez de sua noiva. Foi durante um sonho que São José recebeu a ordem divina de fugir com sua família para o Egito, pois Herodes procurava o Menino para matá-lo. Foi ainda em um sonho que ele recebeu a ordem de voltar para sua pátria, pois Herodes já havia morrido. São José recebeu de Deus, através do anjo, a ordem para dar nome ao filho de sua esposa, Maria. Na Sagrada Escritura, “dar nome” significa tornar-se pai ainda que biologicamente não o seja. Ao tornar-se pai de Jesus, segundo a Lei, José, que era da descendência de Davi, inseriu o Menino Jesus na mesma descendência, a fim de que se cumprisse a Escritura, segundo a qual, o Messias deveria pertencer à descendência de Davi.
Leia mais...

Opinião Uma Discussão Na Lembrança

Publicado em Terça - 13 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

Um dia, na fila de um dos caixas do supermercado, duas pessoas conversavam animadamente. A demora no atendimento parecia não os incomodar. Talvez em razão de ser domingo, e ainda faltava muito para o almoço, ou porque o assunto da conversa lhes atraia deveras. Uma pequena assistência se formou. Isso, sem contar, os curiosos das demais filas, bem como uma porção de outros que fingia interessar pelas revistas ali expostas, e parava para ouvir e comentar o que era dito. Tinha-se, então, naquela misturança de cenas, uma amostra do que deveria ser o ambiente da política - espaço apropriado da esgrima, do debate de idéias e de pontos de vistas diferenciados. 
Leia mais...

Opinião A culpa é dos prefeitos?

Publicado em Segunda - 12 de Março de 2012 | por Leandro Nascimento

Bom pessoal esse assunto no mínimo vai me custar mais alguns fios de cabelos brancos, mas não pude evitá-lo, haja vista que a nossa região está mais uma vez no ápice dos problemas devido os esquecimentos do governo estadual, são atoleiros, pontes quebradas, educação no vermelho, saúde estagnada e etc.
Leia mais...

Opinião A Picada e o Picadeiro

Publicado em Sexta - 09 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

 Integrantes do partido político “A” agendam o dia da discussão interna sobre a eleição deste ano, já os do “B” encontram-se reunidos para definir se vão ou não lançar candidatura própria, enquanto os do “C” e do “D” se preparam para ressuscitar a antiga coligação, com a qual disputaram a eleição passada. Notícias que pautam as redações dos jornais, preenchem os espaços dos blogs e sites e são manchetes de programas radiofônicos e televisivos. Tem-se a impressão que não existe outra coisa noticiosa. Talvez não se tenha mesmo. O triste disto tudo, no entanto, é perceber que político algum se interessa pelos problemas do lugar onde diz pertencer, nem demonstra curiosidade em conhecê-los, ainda que diga o contrário. O que explica a falta de estudos a respeito pelas agremiações partidárias.
Leia mais...

Opinião Brasil e o nó do rodoviarismo

Publicado em Sexta - 09 de Março de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            A rebelião dos motoristas de caminhões que, impedidos de circular livremente pelas avenidas marginais de São Paulo, deixaram a capital sem combustíveis durante os últimos dias, ameaça alastrar-se por todo o país. A promessa é do sindicato dos caminhoneiros autônomos, que pretende protestar contra restrições de trânsito em outras praças e pela fiscalização do pagamento correto dos fretes em todo o país. Se o movimento ganhar corpo e se materializar, sem qualquer dúvida, viveremos mais dias de desconforto, incerteza e prejuízos.
Leia mais...

Opinião xo frágil, conquistas heróicas

Publicado em Quarta - 07 de Março de 2012 | por Sandro Arquejada

Última obra da criação divina, a mulher é a primeira na arte de compreender e amar. A força feminina está estampada nos ensinamentos de vida e nos exemplos de superação de mães, tias, avós, amigas, vizinhas cujos testemunhos de vida e de fé são fonte de inspiração, que podemos relembrar e celebrar neste Dia Internacional da Mulher.
Leia mais...