Publicado em Quarta - 16 de Junho de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

Opinião O Titanic, de Mato Grosso

O Titanic, o luxuoso navio britânico a vapor, media 269 metros e foi o maior transatlântico de seu tempo. Devido à sua robusta estrutura feita em aço, o navio era considerado impossível de afundar.
Leia mais...

Opinião Ganhamos dos paulistas

Publicado em Quarta - 16 de Junho de 2010 | por Kleber Lima

O Morumbi está fora da copa de 2014 no Brasil. Essa ‘zebra’ foi pior que a vitória da Suíça sobre a Espanha na Copa da África deste ano. Estádio programado para abrir a festa do esporte bretão, e representante do Estado mais rico do país, o Morumbi, cujo nome de batismo é Cícero Pompeu de Toledo, foi reprovado ontem pela CBF por falta de “garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010”.
Leia mais...

Opinião A sujeira da Ficha Limpa

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Alexandre Garcia

Já está em vigor a Lei da Ficha Limpa. Foi o primeiro projeto de iniciativa popular, com 1,6 milhão de assinaturas. Teve apoio da Igreja, de ONGs, da OAB e de muitas outras entidades civis. Ficou engavetada na Câmara, até que o grito da opinião pública puxou as orelhas do candidato a vice de Dilma, o presidente da Casa, Michel Temer. Aí, andou, empurrado pelas eleições. Mas foi emasculado; perdeu toda a sua potência inicial e, mais do que isso, como num golpe de jiu-jítsu, os políticos se aproveitaram do projeto para alavancar o agressor, jogá-lo no chão e ainda usá-lo como alforria.
Leia mais...

Opinião Ainda existem advogados e juízes em MT

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Bruno Boaventura

Certa vez em 1745, um moleiro de nome Egad desafiou o imperador prussiano Frederico II ao convictamente refutar a idéia de ceder o seu moinho para que fosse dado lugar à um sustuoso palácio de campo.
Leia mais...

Opinião Agora é lei

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Por muito tempo essa expressão era utilizada como segurança de que chegara a solução de um problema em virtude da aprovação de uma lei. Depois, pela prática reiterada da desobediência às leis, foi-se firmando a convicção de que não bastava lei, posição coroada com a expressão “lei, ora lei”, atribuída ao presidente Getúlio Vargas, mas que, infelizmente, é mais prejudicial pela prática generalizada de todos do que pela autoria abstrata. Mas esse questionamento cabe para as leis que trazem algum reflexo na vida cotidiana da sociedade, o que não é o caso da maioria.
Leia mais...

Opinião A ética na política ou política com ética

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010 | por Rogério Salles

É possível fazer política de maneira correta, com ética, com respeito às leis e a valores morais mínimos? Ou será isso uma utopia? Diante do vale-tudo que se trava em torno da formação de alianças partidárias e com o Judiciário vivendo o epílogo de uma crise que se arrasta há mais de dez anos, o que se passa na cabeça do eleitor?
Leia mais...

Opinião A ficha limpa na vida partidária

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

As forças da sociedade, qualificadas por 1,6 milhão de assinaturas, levaram ao Congresso o oportuno projeto que impede os condenados de concorrerem a cargos eletivos. A proposta recebeu o nome de Projeto Ficha Limpa, foi aprovada na Câmara e no Senado, sancionada pelo presidente da República e, na semana passada, convicto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu aplicá-la já nas eleições próximas, marcadas para o dia 3 de outubro, quando elegeremos presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.
Leia mais...

Opinião O Ser Político

Publicado em Domingo - 13 de Junho de 2010 | por Lourembergue Alves

Todo cidadão é um votante em potencial. Mas nem todo votante é um cidadão. Este sabe e reconhece a importância da participação política, uma vez que a conquista de cidadania passa pelo envolvimento com os negócios públicos e com a política; ao passo que aquele ignora a ação de influenciar as decisões de interesse comum. O que explica o porquê não dá a mínima para as escalações dos secretários e dos ministros. 
Leia mais...

Opinião Cedro do Líbano!

Publicado em Domingo - 13 de Junho de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

O justo florescerá como a palmeira, Crescerá como o Cedro do Líbano. Baseado nesta mensagem Bíblica que ouvi há muito tempo, referindo-se a qualidade da palmeira.
Leia mais...

Opinião Hausto de mediocridade

Publicado em Domingo - 13 de Junho de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

Se o poder fosse palpável e visível, tatearíamos e veríamos redes intricadas que nos restringem o movimento e o pensamento. O maior artifício da manipulação é fazer tudo parecer natural ao contrário da natureza das coisas.
Leia mais...