Publicado em Segunda - 04 de Fevereiro de 2019 | por Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil São Paulo

Mamografias periódicas evitam mortes por câncer de mama, diz estudo

O estudo, publicado por uma revista científica internacional, está sendo destacado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) para lembrar o Dia da Mamografia, a ser comemorado amanhã (5). A entidade chama a atenção das mulheres para a necessidade de fazer o exame com frequência, já que a pesquisa indicou que as mulheres que fizeram o rastreamento tiveram a vantagem adicional da detecção precoce e receberam benefícios muito maiores, como terapias menos agressivas e menos mutiladoras.

Leia mais...

CFM regulamenta telemedicina no país; atendimento deverá ser gravado

Publicado em Segunda - 04 de Fevereiro de 2019 | por Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Brasília

Por meio de nota, o conselho avaliou que as possibilidades que se abrem com a mudança normativa são “substanciais”, mas precisam ser utilizadas por médicos, pacientes e gestores “com obediência plena” às recomendações. No âmbito da saúde pública, o órgão considera a inovação “revolucionária” ao permitir a construção de linhas de cuidado remoto, por meio de plataformas digitais.

Leia mais...

Circulação de dengue tipo 2 em 19 cidades põe SP em alerta

Publicado em Terça - 29 de Janeiro de 2019 | por Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil São Paulo

Dos 645 municípios paulistas, o sorotipo 2 foi detectado em Andradina, Araraquara, Barretos, Bauru, Bebedouro, Catanduva, Espírito Santo do Pinhal, Indiaporã, Ipiguá, Itajobi, Mirassol, Pereira Barreto, Piracicaba, Pirangi, Ribeirão Preto, Santo Antônio de Posse, São José do Rio Preto, Uchoa e Vista Alegre do Alto.

Leia mais...
Paciente acomodado de forma irregular em Cuiabá — Foto: Coren-MT/Assessoria
Paciente acomodado de forma irregular em Cuiabá — Foto: Coren-MT/Assessoria

Alvos de denúncias, 16 hospitais de grande porte são fiscalizados em MT

Publicado em Segunda - 28 de Janeiro de 2019 | por G1 MT

A fiscalização acontece em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT) e tem o objetivo verificar as atividades desempenhadas pelos profissionais de enfermagem e as condições oferecidas aos profissionais, bem como os riscos oferecidos à população.

Leia mais...
Estativa aérea, não prevista no projeto original, mas que está sendo implantada em todas salas de UTIs e centros cirúrgicos do Hospital Municipal de Cuiabá
Estativa aérea, não prevista no projeto original, mas que está sendo implantada em todas salas de UTIs e centros cirúrgicos do Hospital Municipal de Cuiabá

Prefeito inclui estativas aéreas nas UTIs e aguarda Justiça para o hospital funcionar

Publicado em Segunda - 28 de Janeiro de 2019 | por Romilson Dourado/RD News

Serão 315 leitos (178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados, 60 de UTI, 38 de Emergência, 6 salas de cirurgia e 13 leitos RPA - recuperação pós-anestesia).

Leia mais...

SAÚDE Após intervenção, Estado viabiliza transferência de 9 pacientes do Hospital de Sinop

Publicado em Quarta - 23 de Janeiro de 2019 | por Ana Lazarini | SES-MT

Leia mais...

USP: molécula pode ajudar a combater insuficiência cardíaca

Publicado em Terça - 22 de Janeiro de 2019 | por Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil São Paulo

A insuficiência cardíaca é o último estágio de diversas doenças cardiovasculares, enfermidades que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estima-se que 17,7 milhões de pessoas tenham morrido por doenças cardiovasculares em 2015, representando 31% de todas as mortes em nível global. A insuficiência cardíaca pode ser causada por um infarto mal tradado, hipertensão, e problemas em alguma válvula do coração.

Leia mais...

Difteria entre venezuelanos preocupa Ministério da Saúde brasileiro

Publicado em Sábado - 19 de Janeiro de 2019 | por Por Victor Ribeiro - Enviado Especial* Boa Vista

“Começamos a receber informações de [pessoas com] difteria [em cidades venezuelanas]. É uma doença infecciosa, com a letalidade muito maior, prevenível por vacina”, destacou Luiz Henrique Mandetta.

Leia mais...

30% dos casos de ataque cardíaco no Brasil são fatais

Publicado em Sábado - 19 de Janeiro de 2019 | por Dr. Juliano Slhessarenko

Leia mais...

Relação entre cintura e estatura pode indicar risco cardiovascular

Publicado em Sexta - 18 de Janeiro de 2019 | por Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil São Paulo

Segundo Valenti, estudos recentes sugerem que a RCE fornece informações mais precisas de riscos cardiovasculares do que o Índice de Massa Corporal (IMC), que avalia a distribuição de gordura pelo corpo. “O resultado que encontramos chama a atenção daquelas pessoas que acham que [estão fora dos grupos de risco] por não ter barriga, mas não fazem atividade física ou mantêm hábito alimentar saudável. Mesmo sem barriga, pode ser um risco”, alertou o professor com base no trabalho.

Leia mais...