Publicado em Domingo - 25 de Dezembro de 2022 | por Agência Brasil

Qualidade de sono das mulheres é pior que a dos homens, diz estudo

A pesquisadora explica que sono fragmentado, insônia, sono insuficiente, má percepção de sono e apneia obstrutiva do sono estão entre os problemas mais comuns para as mulheres. Parte desses distúrbios é causada por mudanças hormonais que ocorrem na adolescência, nos ciclos menstruais, na gestação e na menopausa.

Leia mais...
A informação é do Instituto do Sono, que cita estudos norte-americanos
A informação é do Instituto do Sono, que cita estudos norte-americanos

SES abre sete vagas para residência médica em Mato Grosso

Publicado em Quarta - 21 de Dezembro de 2022 | por Ana Lazarini | SES-MT

A divulgação do resultado final será no dia 15 de fevereiro de 2023. O início das atividades está prevista para o dia 1º de março de 2023. Para todas as especialidades ofertadas, a duração do programa de residência médica será de três anos.

Leia mais...

Uso de agrotóxicos aumenta hospitalizações por câncer

Publicado em Quarta - 21 de Dezembro de 2022 | por André Souza

Uso de agrotóxicos no cultivo de algodão em Mato Grosso tem impactado a saúde da população indígena, revela estudo feito pela Operação Amazônia Nativa (Opan) em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia mais...

Covid exige cuidados no Natal e no Réveillon; veja recomendações

Publicado em Quarta - 21 de Dezembro de 2022

Apesar de a OMS (Organização Mundial da Saúde) já ver alguma luz no fim do túnel da pandemia de Covid, a crise sanitária ainda não acabou. Com isso, infectologistas recomendam que alguns cuidados sejam adotados nas festas de fim ano, a exemplo do uso de máscara e vacinação em dia.

Leia mais...

A uma semana do Natal, Brasil vive novo aumento do número de casos de Covid

Publicado em Sábado - 17 de Dezembro de 2022 | por Fernando Mellis, do R7

Para o pesquisador da Fiocruz Leonardo Bastos, os indicadores de internações mostram "a ponta do iceberg, que são os casos graves".

Leia mais...

Anvisa alerta sobre uso de produtos para trançar cabelos

Publicado em Quinta - 15 de Dezembro de 2022 | por Por Agência Brasil - Brasília

A agência cita casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. “Segundo diagnóstico médico, em um dos casos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão de consumidores com prazos de até 15 dias”.

Leia mais...

Secretaria de Saúde suspende temporariamente visitas e acompanhantes em hospitais estaduais

Publicado em Quarta - 14 de Dezembro de 2022 | por Ana Lazarini | SES-MT

A Portaria destaca a constante necessidade de atualização das medidas de prevenção, combinadas às orientações para as unidades de saúde quanto ao manejo e isolamento adequado dos casos de Influenza A e Covid-19, com o objetivo de garantir a segurança no atendimento aos pacientes, a integridade dos acompanhantes, visitantes e dos profissionais de saúde.

Leia mais...

Casos de Covid em Mato Grosso passam dos 4 mil em 14 dias; algumas cidades estão em alerta

Publicado em Segunda - 12 de Dezembro de 2022

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso registrou 4.472 novos casos de Covid, nas últimas duas semanas, no Estado, conforme o mais recente levantamento. Foram registrados 128,34 casos de incidência por 100 mil habitantes. São 21 municípios com nível de alerta baixo, 49 na faixa amarela (moderado), 42 em risco alto, 11 muito alto e 18 sem classificação.

Leia mais...

Número de exames oftalmológicos no SUS dobra em relação a 2020

Publicado em Domingo - 11 de Dezembro de 2022 | por Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília

De janeiro a agosto de 2020, foram realizados 3,3 milhões de exames como esse, contra 6,4 milhões no mesmo período de 2022. O número supera, inclusive, o desempenho pré-pandemia, já que, em 2019, foram computados 5,1 milhões de testes para diagnóstico de retinopatia diabética.

Leia mais...

Câncer de pele; tumor de maior incidência no país tem mais de 90% de chances de cura

Publicado em Sexta - 09 de Dezembro de 2022 | por Da Assessoria

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que 31,3% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil são de câncer de pele (não melanoma), com 74 mil novos casos previstos por ano, até 2025.

Leia mais...