Publicidade

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

Em um mês satélites do Inpe registram 53 mil focos de calor em MT

Em agosto as temperaturas altas, aliadas com a falta de chuva e a baixa umidade do ar contribuíram para que os focos de calor registrados em Mato Grosso ficassem acima da média nacional.
Leia mais...

Aquecimento global ajuda petroleiro russo a reabrir rota no Ártico

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

A redução da camada de gelo que cobre o oceano Glacial Ártico devido ao aquecimento global permitiu que um petroleiro russo reabrisse a rota marítima ártica, alternativa ao canal de Suez e até agora fechada ao tráfego comercial.
Leia mais...

Ministro da Pesca, em Mato Grosso, dá início a estudos do Parque Aquícola do Manso para produção de peixes

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, participa de importante ato neste sábado, 28/08, em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. No município, será realizado o Ato de Lançamento e Início dos Estudos para a demarcação do Parque Aquícola do Lago do Manso. O ato inicia às 11h, na Escola Municipal da Comunidade de João do Carro, zona rural do município da Chapada dos Guimarães.
Leia mais...
Quadro também preocupa Polícia Rodoviária Federal pela falta de visibilidade que aumenta número de acidentes
Quadro também preocupa Polícia Rodoviária Federal pela falta de visibilidade que aumenta número de acidentes

3 cidades de MT já apresentam qualidade péssima do ar

Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010 | por Caroline Lanhi

A situação do ar em Mato Grosso piora a cada dia e 55% dos municípios monitorados pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental do Estado já estão com a qualidade comprometida. Alta Floresta, Juara e Juína estão em alerta máximo, pois o ar nessas cidades está caracterizado como péssimo, que corresponde ao nível mais alto de poluição.
Leia mais...

Umidade do ar chega a 12% em Cuiabá

Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010

A baixa umidade relativa do ar segue provocando transtorno e preocupação às secretarias de saúde da capital e de outros municípios. De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que mede a temperatura e a umidade do ar em tempo real, nesse momento a temperatura em Cuiabá é de 38° e a umidade caiu para 12%. O que é considerado estado de alerta.
Leia mais...

A castanha-do-Brasil e o crescimento sustentável da Amazônia

Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010

O desenvolvimento de negócios sustentáveis está cada vez mais presente na agenda política de estados e municípios da Amazônia, principalmente daqueles que já despertaram para o valor da floresta em pé. Neste contexto, o extrativismo da castanha-do-Brasil – também conhecida como castanha-do-Pará -  se destaca como uma das alternativas  para a redução do desmatamento e  incentivo à produção sustentável.
Leia mais...

Umidade abaixo de 20% em grande parte do país aumenta risco de queimadas

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010

A umidade relativa do ar deve chegar a níveis abaixo de 20% nesta quarta-feira (25) no centro-oeste e em parte das regiões norte, sudeste e sul. De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), o tempo seco aumenta o risco de queimadas.
Leia mais...

Umidade abaixo de 20% aumenta risco de queimadas em MT

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010

A umidade relativa do ar deve chegar a níveis abaixo de 20% nesta quarta-feira no centro-oeste e em parte das regiões norte, sudeste e sul. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o tempo seco aumenta o risco de queimadas.
Leia mais...

Ministro participará de lançamento do estudo e demarcação de Parque do Lago do Manso

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010 | por Duda Torres

O Ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolim, estará na manhã de sábado (28.08), em Chapada dos Guimarães, onde dará início, às 9h00, aos trabalhos de demarcação do Parque Aquícola no Lago do Manso, no distrito de João Carlos.
Leia mais...

Desmatamento "migra" para o Cerrado em Mato Grosso

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010 | por Leandro J. Nascimento

A destruição das áreas de mata em Mato Grosso já ultrapassou os limites da Floresta Amazônica. Agora, outro bioma do Estado - o Cerrado - sofre com a degradação provocada, na maioria das vezes, pelo avanço da agropecuária e produção de carvão vegetal oriundo de mata nativa e destinado à indústria siderúrgica.
Leia mais...