Publicidade

Publicado em Sábado - 14 de Agosto de 2010 | por Dhiego Maia

Em poucos dias, 204% de aumento de focos em MT

Nos treze primeiros dias do mês de agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou aumento de quase 204% no número de focos de calor do período analisado do ano passado para cá. Neste ano foram detectados 2.316 focos contra 762 registrados em 2009.
Leia mais...

Megaoperação contra incêndios ainda não apresenta resultados

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010 | por Dhiego Maia

A tragédia em Marcelândia ocorre justamente no período em que o Estado montou uma megaoperação de combate aos incêndios criminosos envolvendo diversos órgãos ambientais. O problema é que até agora nenhum balanço das ações foi divulgado. De acordo com o secretário da Casa Civil, Eder Moraes, o incêndio é que tomou proporções incontroláveis. “Por conta do pó de serragem ele cresceu muito. O nosso efetivo não era suficiente para combatê-lo de imediato porque estava espalhado em outros pontos do Estado”, define.
Leia mais...

Fogo que ameaçava atingir aldeia no Xingu é controlado

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010

Foi controlado o incêndio que ameaçava atingir a aldeia indígena Moigu, da etnia Ikpeng no Parque Nacional do Xingu. O fogo começou na semana passada e só foi controlado na manhã desta sexta-feira. Cerca de 380 famílias moram na aldeia que fica próximo a cidade de Feliz Natal (538 quilômetros de Cuiabá).
Leia mais...

Mato Grosso em chamas: focos de calor aumentam 440%

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010 | por Daniela Torezzan

Dados dos focos de calor dos meses de julho e início de agosto, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), confirmam e agravam a tendência de aumento das queimadas já verificada no primeiro semestre deste ano em Mato Grosso.
Leia mais...

Queimadas no Brasil têm aumento de 85% no ano, informa Inpe

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010

Os incêndios no Brasil aumentaram 85% entre 2009 e 2010, comparando o período entre 1º de janeiro e 12 de agosto, informa o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Leia mais...

Quanto mais verde o mar, maior a chance de furacões, diz pesquisa

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010

Uma mudança na cor das águas do oceano pode ter um efeito drástico na quantidade de furacões, segundo uma nova pesquisa.
Leia mais...

Pará e Mato Grosso lideram número de queimadas no Brasil

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010

Pará e Mato Grosso são os estados que registraram mais focos de incêndio desde o início de agosto no Brasil. Só neste mês, mais de 82.500 focos de queima foram detectados em todo o país, sendo que a maior parte (mais de 63.500 focos, ou cerca de 80%) está concentrada na Amazônia Legal, que abrange toda a região Norte do Brasil, mais Mato Grosso e parte do Maranhão.
Leia mais...
Comparação entre os períodos de janeiro e julho de 2010, 2005 e 1998. Período atual é o mais quente em 131 anos
Comparação entre os períodos de janeiro e julho de 2010, 2005 e 1998. Período atual é o mais quente em 131 anos

Últimos 12 meses são os mais quentes da história, aponta Nasa

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010 | por Mário Barra

Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Goddard para Estudos Espaciais (GISS, na sigla em inglês), órgão ligado à agência espacial norte-americana (Nasa), apontam que o período entre janeiro e julho de 2010 teve a maior média de temperatura da história.
Leia mais...

Queimadas aumentaram 300% em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 12 de Agosto de 2010 | por Amanda Alves

O número de focos de calor em Mato Grosso entre 8 de julho e 8 de agosto - primeiro mês do período proibitivo de queimadas - foi 300% maior que no mesmo período do ano passado e cria um estado de alerta à população. Foram 22.217 focos em 30 dias deste ano, sendo que ao longo de 2009, o total foi de 36.927 focos de calor.
Leia mais...

Sema e parceiros realizam palestras em escolas de Tangará da Serra

Publicado em Quarta - 11 de Agosto de 2010 | por Maria Barbant

A Diretoria da Unidade Desconcentrada de Tangará da Serra (230 quilômetros de Cuiabá, na Região Médio-Norte do Estado), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) está realizando uma série de palestras em escolas. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público, Corpo de Bombeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Educação (Seduc), Polícia Militar e Prefeitura de Tangará da Serra, e integra a campanha “Queimada, o Futuro você decide”.
Leia mais...