Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011 | por FERNANDO DUARTE

Criada CPI para apurar concessões de PCHs

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as concessões para as construções das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) foi instaurada na Assembleia Legislativa. Agora, os parlamentares investigarão em até 180 dias as autorizações dadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Em Mato Grosso, existe um total de 176 empreendimentos energéticos. Esta é a primeira CPI contra a gestão Silval Barbosa (PMDB)
Leia mais...
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Alexander Maia, disse desconhecer motivos para criar CPI
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Alexander Maia, disse desconhecer motivos para criar CPI

Governador se reúne com Dilma, mas não garante inclusão de Cuiabá e VG no PAC 2

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa teve sua primeira audiência com a presidenta Dilma Roussef, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), nesta terça-feira (15.03). Na pauta, o governador falou com a presidenta sobre vários assuntos, entre eles as obras da Copa do Mundo de 2014, a inclusão de Cuiabá e Várzea Grande no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de mobilidade urbana, além da situação dos distritos do municípios de Colniza (a 1.050 Km de Cuiabá), que se encontram isolados por conta da forte onda de chuvas na região. ˜Sabemos que juntas, Cuiabá e Várzea Grande, somam cerca de 870 mil habitantes, o que incluiria como requisito para a lista das cidades contempladas no programa. A presidenta afirmou que vai avaliar a questão junto com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior", destacou.
Leia mais...
Arquivo Show de Notícias (deputado Riva)
Arquivo Show de Notícias (deputado Riva)

Deputado josé Riva garante que CPI das PCHs pode ser instaurada nesta semana

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011

Na reunião do Colégio de Líderes desta terça-feira (14), os deputados definirão a data para instaurar a Comissão de Inquérito Parlamentar a fim de investigar denúncias de privilégios na concessão de licenças para Pequenas Centrais Hidrelétricas (CPI das PCH´s) em Mato Grosso. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), já foram colhidas 11 assinaturas das oito necessárias para a abertura das investigações.
Leia mais...

Apenas 12 processos de usinas foram enviados para AL, aponta Riva

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011 | por SANDRA COSTA

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), afirmou ontem (15.03) que apenas 12 usinas hidrelétricas em Mato Grosso tiveram processo encaminhado à Casa de Leis. “De um total de mais de 120 usinas, apenas 12 passaram pela Assembleia, contrariando o artigo 279 da Constituição do Estado. Era preciso que os processos para concessão de usinas fossem enviados para análise da Comissão de Meio Ambiente e aprovação em Plenário”, declarou Riva.
Leia mais...

Professor é investigado por assédio sexual contra alunos

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011 | por Pollyana Araújo

O professor Luis Carlos da Silva, da Escola Estadual Deputado Domervil Faria, em Pontes e Lacerda, será investigado por suposto assédio sexual contra alunos. A determinação partiu da secretária estadual de Educação, Rosaneide Sandes, e do Auditor Geral do Estado, José Alves Pereira Filho.
Leia mais...

Alvo de CPI, Maia nega privilégio à Amaggi e "culpa" Aneel

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011 | por Pollyana Araújo

O secretário de Meio Ambiente do Estado, Alexander Maia, negou privilégio ao Grupo Amaggi na concessão de licenças ambientais para exploração de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e tirou parte da responsabilidade da pasta ambiental, alvo de investigação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em vigor na Assembleia Legislativa.
Leia mais...

É uma vergonha para MT ter o Bosaipo no TCE, dispara Taques

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011 | por Andréa Haddad

Autor das denúncias que culminaram na Operação Arca de Noé, o ex-procurador da República Pedro Taques, hoje senador pelo PDT, afirma que é uma vergonha para Mato Grosso ter Humberto Bosaipo no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE). “Mais uma vez Mato Grosso vai aparecer de forma negativa na imprensa nacional pelos atos de improbidade cometidos por Bosaipo”, dispara Taques.
Leia mais...

Emanuel quer vaga de Daltinho na AL

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011 | por Patrícia Sanches/Laura Nabuco

O segundo suplente da Coligação Mato Grosso em 1º Lugar (PR, PT e PMDB), Emanuel Pinheiro (PR), ingressou com um recurso no STF para reconquistar o direito de legislar no lugar da deputada titular, Teté Bezerra, que se licenciou para comandar a secretaria estadual de Desenvolvimento de Turismo. Até o final de fevereiro, o republicano ocupava a cadeira de Teté, mas, por força de uma decisão judicial, perdeu o cargo para o peemedebista Adalto de Freitas, o Daltinho. Os republicanos então tiveram de fazer uma “manobra” para beneficiá-lo e Mauro Savi (PR) se licenciou, abrindo espaço para o colega por 121 dias.
Leia mais...

Araí vai assumir Saúde em Cuiabá, diz Marinho

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011 | por Patrícia Sanches/Laura Nabuco

O deputado Luiz Marinho afirmou que o médico Araí Fonseca será a indicação do PTB para ocupar a pasta de Saúde da Capital no lugar de Maurélio Ribeiro, que pediu exoneração no início do mês. O parlamentar, entretanto, frisou que a escolha da sigla não tem como embasamento a formação profissional. "O problema da saúde hoje é de gestão. Não precisa ser médico para ser um bom administrador", pontuou.
Leia mais...

Maia reage às declarações de Riva e nega pressão aos deputados

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011 | por Patrícia Sanches/Laura Nabuco

O secretário estadual de Meio Ambiente Alexander Maia negou ter feito qualquer tipo de pressão para que os deputados não criassem a CPI das PCHs. Ele argumentou que apenas conversou com os parlamentares sobre o assunto por não entender os motivos que levaram à criação da comissão. “Afinal nunca me neguei a prestar todos os esclarecimentos e a responder os requerimentos dos parlamentares”, ressaltou Maia, numa resposta ao presidente da Casa, José Riva (PP). Na semana passada, inclusive, o progressista ressaltou que Maia está se preocupando à toa, já que as suspeitas de irregularidades não recaem sobre a sua gestão.
Leia mais...