Publicado em Quarta - 23 de Junho de 2010

Cresce o número de cientistas brasileiros no IPCC, veja nomes

O painel do clima da ONU divulgou nesta quarta (23) a lista cientistas que deverão escrever o quinto relatório sobre aquecimento global. Serão 17 brasileiros elaborando os estudos e outros oito fazendo as revisões. No quarto relatório, eram oito pesquisando e cinco tiveram suas considerações levadas em conta na revisão.
Leia mais...

Eclipse lunar poderá ser observado esta semana em MT

Publicado em Terça - 22 de Junho de 2010 | por Marcy Monteiro Neto

Na madrugada deste sábado, dia 26 de junho, um eclipse lunar penumbral estará visível em Mato Grosso. O eclipse deve começar às 4h57 em Cuiabá, mas quem estiver acordado a esse horário poderá se frustrar ao tentar observar o fenômeno astronômico. É que este tipo de eclipse não pode ser observável a olho nu. "A Lua apenas diminui um pouco o seu brilho", explica a professora Telma Couto da Silva, doutora em Astronomia. Segundo ela, nem mesmo com telescópios amadores será possível ver a lua tornar-se um pouco escura ao adentrar a penumbra da Terra.
Leia mais...

Cientistas medem massa de neutrino usando distribuição de galáxias

Publicado em Terça - 22 de Junho de 2010

Cientistas conseguiram medir da forma mais precisa até o momento a massa do neutrino, partícula subatômica com massa minúscula que interage muito pouco com outras partículas.
Leia mais...

Cientistas sequenciam genoma de piolho do corpo

Publicado em Segunda - 21 de Junho de 2010

Cientistas anunciaram nesta segunda (21) o sequenciamento do genoma do piolho do corpo (que é diferente do piolho da cabeça).
Leia mais...

Descoberto hominídeo bípede mais antigo que Lucy

Publicado em Segunda - 21 de Junho de 2010

Cientistas dos Estados Unidos parecem ter encontrado um dos ancestrais mais antigos do fóssil Lucy, o primeiro e mais famoso exemplar descoberto de hominídeo que caminhava ereto.
Leia mais...

Voz masculina revela força física

Publicado em Quarta - 16 de Junho de 2010

Homens e mulheres podem avaliar a força da parte superior do corpo de um homem baseado somente na voz desse homem, segundo um estudo publicado na revista "Proceedings of the Royal Society B".
Leia mais...

Hubble explica raio de luz misterioso em Júpiter

Publicado em Quarta - 16 de Junho de 2010

O telescópio Hubble pode ter explicado um misterioso raio de luz que ocorreu em Júpiter no dia 3 de junho, informou a Agência Espacial Europeia nesta quarta (16).
Leia mais...

Lua pode abrigar mais água do que se imaginava, diz estudo

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010

A Lua pode ter mais água do que se imaginava, segundo um estudo publicado na revista "PNAS".
Uma equipe de cientistas analisou o mineral apatita contido em rochas lunares colhidas durantes as missões Apollo e de um meteorito lunar encontrado no norte da África.
Leia mais...

Foguete "Satanás" leva satélite de monitoramento do Sol

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010

Um foguete intercontinental SS-18, da ex-União Soviética, decolou hoje levando ao espaço três satélites europeus, incluindo um satélite para monitorar o impacto do Sol nas mudanças climáticas, informou o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), da França.
Leia mais...

Médicos testam sistema que alerta epilético antes de ataques

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010

Médicos australianos estão testando um sistema com sensores elétricos dentro do crânio para alertar pacientes epiléticos antes que eles tenham ataques.
Leia mais...