Noticias Agronegócios
MT tem perda de 10% na produção de sementes em 2010
A cerca de quatro meses para o início de uma nova temporada para sojicultura, em Mato Grosso, o mercado de sementes acende a luz amarela anunciando que poderão faltar algumas variedades em função da queda estimada de 10% na produção de cultivares este ano (safra 2009/2010). A ocorrência de duas estiagens durante a fase de desenvolvimento das lavouras e a maior incidência da ferrugem asiática da soja são as principais causas da queda da produção de sementes nesta safra. A estimativa é de uma produção de 180 mil toneladas de sementes.
Cassel assina acordo com Zimbábue para promoção da Agricultura Familiar
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, assinou hoje (11), no Palácio do Itamaraty, memorando de cooperação com o ministro da Agricultura do Zimbábue, Joseph Made, no Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. Cassel informou que o país já sinalizou que tem a intenção de adquirir 50 mil tratores brasileiros adequados ao uso pela agricultura familiar, além de equipamentos agrícolas e de irrigação.
Estados confirmam presença no Congresso de Apicultura em Cuiabá
Praticamente todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, já confirmaram presença no 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e do 4º Congresso de Meliponicultura, a ser realizado entre 19 e 22 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). A informação é da coordenadora do evento no Sebrae/MT, Helen Camargo de Almeida.
Conab aponta redução de 3% na safra de café em Mato Grosso
Menos de 1% de toda produção de café no Brasil sai de Mato Grosso. Os números desta unidade federativa mostram que no Estado (onde o destaque é a soja, milho e algodão, por exemplo) é produzido 0,3% de tudo aquilo que se planta no país. Minas Gerais, com 50,9% de participação, detém o título de principal produtora de café nesta safra 2010. Espírito Santo (23,4%) e São Paulo (9,3%) aparecem em seguida.
Safrinha segue indefinida em Mato Grosso, aponta Imea
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu novo boletim semanal traz uma indagação: “Qual o tamanho da safrinha mato-grossense de milho?”. A estiagem do mês de abril trouxe impactos à produção, já que o próprio Instituto revisou para baixo a estimativa que cedeu lugar à projeção de 9,55 milhões de toneladas, para 8,73 milhões de t.
Sojicultores na iminência da armadilha do câmbio
Se para a Fiemt não há perigo na nova crise, a crise européia, para os sojicultores a interpretação é outra, há apreensão no segmento que produz o principal produto que é o carro-chefe das exportações mato-grossenses, a soja e seus subprodutos. “Volatilidade não é bom em nenhum momento para o produtor”, afirma o diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja), Carlos Fávaro, da Aprosoja. “Mais uma vez os produtores estão na eminência de cair numa armadilha, ou seja, vendendo a soja a um dólar baixo e possivelmente comprando insumos para a próxima safra com dólar alto. No ano passado, por exemplo, os produtores plantaram com dólar de R$ 2 e, este ano, estão vendendo com câmbio em R$ 1,75”. Ele diz que o momento exige muita “atenção e cautela” por parte do produtor.
Embrapa disponibiliza nova espécie de soja resistente à ferrugem asiática
A partir da safra 2010/11 estará disponível para comercialização ao produtor uma nova cultivar da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que tem resistência parcial à ferrugem asiática. A BRS 7560, lançada no ano passado, vai começar a ser plantada em cultivo comercial nesta safra 2010/2011.
Principais avanços nos setores de orgânicos e pecuária de leite ganham destaque no II Rio Eco Rural
A Sociedade Nacional de Agricultura participa da segunda edição do Rio Eco Rural, nos dias 13 e 14 de maio, em Nova Friburgo (RJ), mostrando os principais avanços do estado nos setores de orgânicos e pecuária de leite.
Produtores de girassol de MT estão preocupados com a falta de chuva
Produtores de girassol de Mato Grosso estão preocupados com a falta de chuva nesta época do ano. O município de Campo Novo do Parecis, a 400 quilômetros de Cuiabá, é um dos grandes produtores. São 25 mil hectares de área plantada no cerrado mato-grossense. Mas toda a beleza dura pouco: São menos de 15 dias. Depois, as pétalas amarelas caem, a planta seca e está pronta para ser colhida. Daqui uns 30 dias as máquinas devem começar a trabalhar na região.
Produção mundial de arroz subirá este ano 4%, segundo FAO
A produção mundial de arroz aumentará este ano 4%, para 710 milhões de toneladas, afirmou hoje a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).