Publicado em Domingo - 04 de Dezembro de 2022 | por Juacy da Silva

Pobreza e fome, vergonha mundial

A própria ONU no Relatório do Programa de Distribuição de Alimentos de 2021, alertou que em torno de 41 milhões de pessoas estão `a beira da morte por falta de alimentos, ou seja, correm o risco de morrer tendo como causa a fome e suas consequências.

Leia mais...

30 dias não são suficientes

Publicado em Domingo - 04 de Dezembro de 2022 | por Altino José de Souza

De acordo com o Sistema de Informação Ambulatorial (SAI), entre os anos de 2019 e 2020 houve uma queda de 21% nas biópsias e de 27% nos exames de sangue, dois procedimentos indispensáveis no rastreamento do câncer de próstata, o segundo mais frequente entre os homens.

Leia mais...

Governo da desinformação

Publicado em Sábado - 03 de Dezembro de 2022 | por Diogo da Silva Alves

Tal privilégio trazido aos caminhoneiros, trabalhadores que em nada se diferenciam dos demais, quais sofrem com a inflação e reflexos da pandemia como todos, instigados por essa doação de dinheiro do executivo, criaram essa onda antidemocrática e anarquista pelo país a fora, cegos pelo presidente salvador da pátria “deles”, visto que receberam 30 bilhões de forma indiscriminada, nos dois meses que antecederam a eleição, a título de auxílio.

Leia mais...

Violento atentado a advocacia

Publicado em Sábado - 03 de Dezembro de 2022 | por José Ricardo Costa Marques Corbelino

De modo absolutamente surpreendente, inúmeras críticas foram feitas em relação à nova legislação, ventilando-se o argumento de que o novo diploma enfraquece o combate à criminalidade, criando uma série de dificuldades para as autoridades responsáveis pelo combate ao crime. Sintomas de um Estado extremamente policialesco!

Leia mais...

Noticias de Mato Grosso

Publicado em Sexta - 02 de Dezembro de 2022 | por Alfredo da Mota Menezes

PIB per capita não quer dizer riqueza para todo mundo ou que houve uma distribuição de renda adequada pelo estado. Divide-se o PIB econômico geral do estado pelo número de habitantes e se chega ao PIB individual. O estado está produzindo riqueza em áreas diferentes, somando isso e fazendo aquela divisão, MT aparece na terceira posição nacional.

Leia mais...

Furar o teto com responsabilidade?

Publicado em Sexta - 02 de Dezembro de 2022 | por Gaudêncio Torquato

Afinal, a política social justifica a irresponsabilidade fiscal? Ou, nos termos que o presidente eleito, Lula da Silva, tenta argumentar: matar a fome é prioridade absoluta. Se o dólar sobe e a Bolsa cai, paciência. Está certo o mercado quando não aceita que o dilema seja posto dessa maneira? Os economistas Armínio Fraga, Pedro Malan e Edmar Bacha discordam de Luiz Inácio.

Leia mais...

A camisa de todos e todas

Publicado em Quinta - 01 de Dezembro de 2022 | por Luciano Vacari

O Brasil está passando por um dos momentos mais tensos de sua recente democracia. A divisão política ultrapassou os limites das eleições, chegou nas famílias, nas rodas de amigos, no trabalho, separou casais, provocou brigas e até violência. Há radicais de todos os lados, há intolerância de sobra e poucas vozes de sabedoria e clareza.

Leia mais...

A separação dos Poderes e o ataque à Democracia

Publicado em Quinta - 01 de Dezembro de 2022 | por Sonia Fiori

Ora, Alexandre de Moraes é o presidente do TSE - está simplesmente exercendo o seu papel diante de um dos mais sombrios períodos da memória do Brasil - com as tentativas de Bolsonaro de burlar a Democracia, atacar constantemente a Justiça, aflorando em seus apoiadores o absurdo pedido de intervenção militar.

Leia mais...

A separação dos poderes

Publicado em Quarta - 30 de Novembro de 2022 | por Victor Humberto Maizman

Assim, conforme consta da legislação processual em vigor, qualquer decisão proferida por um julgador que compõe um Tribunal, poderá ser revista pelos demais no caso da interposição de recurso pela parte interessada, evitando assim, que a decisão singular prepondere sobre o entendimento do respectivo colegiado.

Leia mais...

Defesa no júri por elas

Publicado em Quarta - 30 de Novembro de 2022 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Conhecidos como “juízes ou juízas” da causa, eles e elas decidirão pela condenação ou absolvição do réu ou da ré. A bem da verdade, os júris no país se constituem em retirada das mãos de uma pessoa somente tamanho poder em condenar ou absolver alguém acusado ou acusada de cometer esse tipo de delito.

Leia mais...