Artigos Opinião
O retrato da falta de planejamento
A partir do instante em que Cuiabá passou a fazer parte da lista das sedes dos jogos da Copa de 2014, cresceram as expectativas de mudanças. Falaram que a Capital se transformaria em um canteiro de obras. Isso foi e continua bastante badalado. O que não é para menos. Pois, há muito, não se tinha tanto falatório a respeito. Mas, até bem pouco tempo, nenhum tijolo chegou a ser assentado, e o “Verdão” virou um montão de poeira e terras.
Mato Grosso e a pergunta: exportamos ou importamos energia elétrica?
Sobre o questionamento-título deste artigo, antes de entrar no assunto é preciso entender a filosofia do Sistema Interligado Nacional (SIN), cujo órgão coordenador é o Operador Nacional do Sistema (ONS). A interligação do Sistema Elétrico no Brasil possui a grande vantagem da flexibilidade operacional. Isso porque a energia elétrica flui de uma região para outra. Esse fluxo é definido de acordo com as necessidades do sistema de transmissão e geração ou mesmo em função de riscos associados à baixa armazenagem de água em reservatórios de grandes usinas hidrelétricas de uma dada região.
Consumismo e Meio Ambiente
A questão ambiental não apenas no Brasil mas também no mundo em geral está relacionada a vários fatores, dentre os quais podemos destacar quatro, a saber: primeiro, o crescimento acelerado da população, segundo, o processo intenso de urbanização (proporção de habitantes vivendo nas cidades em relação `a populaçao total) , terceiro, aos hábitos de consumo da população e quarto, talvez o mais importante, ao modelo de desevolvimento adotado pelo chamado mundo ocidental, mas que também tem sido adotado por todos os países subdesenvolvidos ou em processo de desenvolvimento, que não levou em consideração o fato de que a maioria dos recursos naturais são esgotáveis, vão acabar.
Em Meio A Escuridão
É interessante acompanhar o desenrolar dos trabalhos da “CPMI do Cachoeira”. Melhor ainda observar o comportamento das mídias em torno destes mesmos trabalhos, curiosamente divididas em dois grupos: o dos situacionistas e o dos oposicionistas. Distribuição que não deveria existir. Não em um país que “teima” em se colocar, e se apresenta na condição de democrata. Condição que cobra, inclusive para a sua própria existência, a transparência, tudo às claras.
Lula, o mensalão e o Supremo
Detentor de uma das mais vitoriosas biografias de todo o mundo – de retirante da seca a presidente da República –, Lula agora é acusado de conspirar contra a Nação para evitar o julgamento dos implicados no “mensalão”, o escândalo ocorrido no seio do seu mandato, onde parlamentares recebiam propinas do erário público para votar a favor do governo.
Drama dos haitianos
Aproximadamente 5 mil haitianos entraram no Brasil desde a tragédia do terremoto que sacudiu a ilha caribenha em 12 de janeiro de 2010. Estima-se que a maior parte destes haitianos tenha ingressado em nosso território pelos estados setentrionais de Acre e Amazonas antes de buscar trabalho noutras regiões do país.
O recolher-se para impulsionar o recomeço
O recolher-se, muitas vezes, pode ser visto como estratégia, e de fato o é. Sobretudo no jogo político-eleitoral. Neste, vez ou outra, é preciso se afastar, geralmente de uma situação não confortável, para depois retornar a ela com mais força e presença. Volta que também exige habilidade, bem como a capacidade de ser humilde. Explica-se, portanto, o porquê muitos atores desaparecem politicamente.
Goteira milionária
Nas planilhas de análises políticas de Cuiabá, nota-se um panorama de mudanças radicais de posicionamento popular diante da maior conscientização dos eleitores no próximo pleito. Não podemos esconder as grandes verdades que estão aí expostas ao povo.
Dano afetico e sua indenização: Quem é a vítima
Em recente decisão, o Superior Tribunal de Justiça entendeu que o abandono afetivo merece ser indenizável, o que gerou uma polêmica sobre o assunto.
O clientelismo e o apadrinhamento persistem
Em mais uma tentativa de fazer com que a Constituição Federal seja cumprida e que o concurso público seja a forma de acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou recentemente o procedimento de converter a Súmula 685 em súmula vinculante.