Artigos Opinião
A OAB não deve prestar contas ao advogado?!
Advogadas e advogados, minha inscrição na Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso é a de número 9271, e estou quite com todas as minhas obrigações com a entidade. Assim como todos, estudei por cinco anos, passei no exame da ordem, e faço parte da advocacia brasileira.
Fique rico, Bastos!
Não me surpreende a crítica de leigos ao advogado Márcio Thomaz Bastos, porque a repulsa na defesa de um criminoso é histórica.
Consumismo e o Meio Ambiente (2)
O crescimento econômico, geralmente mensurado atraés do aumento do PIB de cada país e do mundo em conjunto exerce uma enorme pressão sobre os recursos naturais, onde podemos destacar o solo representado pela expansão das áreas agricultáveis (agricultura e pecuária) e também o desmatamento para a produção de madeira; o sub-solo de onde são extraidos diversos minerais também necessários `a fabricação de diversos produtos; os mananciais representados pelas bacias hidrográficas, os lagos, lagoas, mares e oceanos que também são utilizados para o consumo de água doméstica, industrial, commercial , irrigação e o sistema produtivo em geral, além de produção de alimentos e energia.
Da verdade dos fatos à Comissão da Verdade
Pouco se sabe sobre as violações aos direitos e deveres durante o regime militar no Brasil, de 1964 a 1985. Algumas tentativas de "encurralar", "envergonhar" e "escancarar" os fatos do período pelo jornalista Elio Gaspari contrastam com o silêncio que ainda se mantém oficialmente sobre os nomes daqueles que sofreram perseguições, torturas e desaparições.
Longe do voto consciente
A Justiça Eleitoral entra sempre nas campanhas em período eleitoral. Ela tem espaço gratuito na mídia para passar informações sobre as eleições. Entretanto, costuma confundir informação com apoio ao processo eleitoral e sempre passa a fazer propaganda da eleição. Sim, propaganda do pleito. Ao invés de informar a ordem de votar, por exemplo, de quem teria direito a votar e de quem estaria proibido, a Justiça reforça a tese, absurda e distorcida, de que cidadania se exerce com o simples ato de apertar botão colorido no dia da eleição. Trata-se do coroamento de uma confusão entre cidadania na sua plenitude e um de seus componentes, que é o ato isolado e obrigatório de votar.
O risco da facilitação da maconha
O Congresso Nacional que, por sua morosidade, possui tantas pendências com a sociedade, como a tão necessária regulamentação de dezenas de artigos da Constituição já em vigor e sem solução há um quarto de século, perde seu tempo analisando projetos que pleiteiam a descriminalização e a facilitação do uso da maconha.
O Teatro e a Maquiagem
Do encontro de três ex-presidentes – um deles do país e dois do STF – resultou uma situação que nada se coaduna com o quadro republicano. E mesmo que assim fosse não se deve confundir opinar com pressionar. Embora especialistas considerem natural e normal a manifestação de um “ex” sobre a data do julgamento do mensalão, até em razão do envolvimento de pessoas do seu partido.
Brasnorte no celeiro mato-grossense
Emancipada em 1986, Brasnorte é um dos municípios mato-grossenses que também depende do enxugamento da máquina pública para prosperar. A presença do Governo do Estado nos mais distantes rincões é necessária, para que o cidadão tenha acesso aos serviços essenciais como educação, saúde e infraestrutura. Mas, para isso é necessária à reforma administrativa, para que os recursos sejam mais bem aproveitados.
Novos rumos espaciais
O Programa Espacial Brasileiro já viveu momentos surpreendentes como o do primeiro satélite, SCD-1, que tive a oportunidade incrível de participar do projeto e do lançamento. Outro fator marcante foi o acidente em Alcântara, que ceifou vidas importantes em poucos segundos.
O Brasil e a corte trapalhona
São antológicas as histórias (e também as estórias) das cortes palacianas, onde a intriga e os comportamentos subterrâneos acabam interferindo no poder. Reis, rainhas, presidentes, ministros e áulicos viram motivo de piadas ou acabam caindo em desgraça por conta dos mexericos e das relações pessoais mal resolvidas.