Publicado em Quarta - 26 de Janeiro de 2011 | por Gabriel Novis Neves

Outros tempos

O presidente do Brasil era o sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Durante o seu mandato, um grupo de patriotas lutadores pela justiça social no campo, invadiu o seu sítio, no estado de Goiás. Na época as invasões de propriedades privadas ainda eram raras. Em se tratando do presidente da República, o fato foi um prato cheio para a mídia nacional e internacional. As principais redes de televisão nacionais ficaram de plantão, com a sua numerosa equipe, na cancela do sítio presidencial.
Leia mais...

Pôquer, jogo de habilidade ou de azar? - 2

Publicado em Terça - 25 de Janeiro de 2011 | por Eduardo Mahon

No primeiro artigo, exibimos uma série de argumentos de ordem técnica, essencialmente matemática, demonstrando que o pôquer texas hold"em não é jogo de azar e sim de habilidade. Vimos, na visão policial e de peritos, que essa modalidade é respeitada e nada tem de contravenção penal. Neste ensaio, vamos passear pela visão jurídica brasileira.
Leia mais...

O Planejar e o Usufruto

Publicado em Terça - 25 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Faltam poucos dias para as férias acabarem. Fase em que se encontra literalmente dividido. Dividido entre os cuidados com as tarefas da profissão e o continuar se deliciando das coisas encontradas, que são dezenas. Porém, já não se tem tempo bastante para desfrutar de todas elas. Viagem é assim mesmo. Ainda que se tenha todo um roteiro – resultado do planejamento. Planejou-se, aliás, bem mais que o da vez anterior. E não era para menos. Afinal, desta feita incluiu-se países europeus, somados as capitais de dois Estados brasileiros e mais três ou quatro cidades nos arredores daquelas. 
Leia mais...

Natureza, com ela não se brinca

Publicado em Terça - 25 de Janeiro de 2011 | por Aladir Leite Albuquerque

Estamos vivendo dias de calamidades em nosso país, e de,  forma  assustadora no planeta terra. São fatos catastróficos que têm acontecido no mundo, que infelizmente por último aconteceu no Rio de Janeiro. 
Leia mais...

Poker: jogo de habilidade ou de azar? 1

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2011 | por Eduardo Mahon

Vamos direto ao ponto. A prática do poker juridicamente configura-se contravenção penal? É preciso esclarecer publicamente a questão, em benefício de milhares de amantes do esporte, já que historicamente a prática está ligada ao preconceito que não distingue jogos de cassino movidos à sorte e outras práticas que requerem habilidade.
Leia mais...

Aquecimento, desastres e o INPE

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem desenvolvido modelos matemáticos para aperfeiçoar a previsão dos desastres naturais. O problema é que as autoridades não se mobilizam nem atuam na prevenção.
Leia mais...

Brasil comercial e experiência direta

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

Começo o texto desta semana reiterando a dificuldade de opinar sobre contextos dos quais nos informamos a distancia pelos meios de comunicação. A experiência "in loco" contradiria muitas bobagens que lemos em periódicos ou ouvimos dos convictos jornalistas na televisão.
Leia mais...

Artista

Publicado em Sábado - 22 de Janeiro de 2011 | por Gabriel Novis Neves

Atire a primeira pedra quem estiver livre de todo preconceito.
Leia mais...

Insensibilidade, dor e a reprise

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Do frio para o calor, e em meio a este, as chuvas. Águas que arrastam sonhos e levam os pertences, e junto com os móveis, vidas se vão. Vão para nunca mais voltar. A não ser nas imagens, as quais, entrelaçadas, formam cenas do mesmo filme ou de telejornais. Todo início do ano, pessoas se vêem entre os escombros, e, diante destes, a insensibilidade das autoridades brasileiras.
Leia mais...

A distorcida Reforma Agrária

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Quando chamou os técnicos do Ministério da Reforma Agrária para oferecerem subsídios ao programa de erradicação da miséria, os responsáveis pela ação levaram um susto. Ficaram sabendo que 38% das 924 mil famílias instaladas em assentamentos da reforma agrária não conseguem obter rendimento de um salário mínimo mensal.
Leia mais...