Publicado em Sábado - 19 de Fevereiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Valor irrisório, porém maior

Em um canto da sala de aula, Silva estava pensativo. Percebera que nada sabia a respeito de contas. Embaraçava quando topava com números a sua frente. Talvez por isso, sempre cometia erros. Ainda que fosse uma simples subtração. Mas alguma coisa lhe dizia que “R$ 545,00 era menor que R$ 600,00”. Seus colegas, no entanto, o convenceram do contrário. Titubeou-se por alguns instantes.
Leia mais...

O novo Oriente Médio

Publicado em Sábado - 19 de Fevereiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O povo egípcio, fortemente armado de internet e telefone celular, imobilizou e  obrigou o poderoso ditador Hosni Mubarak a renunciar, depois de 30 anos no governo. Com o mesmo aparato, antes disso, o presidente da Tunísia foi deposto e o rei da Jordânia levado a demitir o primeiro-ministro e seu gabinete. Também ocorrem manifestações antigovernistas na Argélia, Barhrein, Iêmen, Iran, Iraque e Líbia. A população destes países de constante conflito e vítima dos mais inconfessáveis interesses internacionais, parece ter descoberto sua força de mobilização e a fragilidade dos governantes, e pode mudar a geopolítica da área. Possivelmente, estamos assistindo a uma vigorosa virada de ciclo, com repercussões em todo o planeta.
Leia mais...

Mente vitoriosa

Publicado em Quinta - 10 de Fevereiro de 2011 | por Aladir Leite Albiquerque

Mentes vencedoras e mentes derrotadas Quando não lutamos estamos nas mãos dos nossos adversários.
Leia mais...

O novo e a tradição

Publicado em Quinta - 10 de Fevereiro de 2011 | por Petrônio Souza Gonçalves

Longe de Minas e das boas tradições mineiras, a presidente Dilma Rousseff segue a rotina que revela o mais profundo ensinamento de seu estado natal: trabalhar em silêncio! Em seu primeiro mês de governo, constatamos a mudança de foco na gestão presidencial, passando da origem das greves barulhentas para o anonimato das ações e planos clandestinos. Na condução de seu país, cada presidente revela a sua origem, sua formação, desde a Velha República até os dias de hoje.
Leia mais...

A arte como possibilidade de estímulo no ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental

Publicado em Quinta - 10 de Fevereiro de 2011 | por Núbia de Araújo Pombal e Silva

A psicopedagogia é uma área de estudo diretamente relacionada á área da aprendizagem escolar tanto em seu decurso normal como nas dificuldades de aprendizagem, utilizando-se de diferentes instrumentos, como a arte.
Leia mais...

Diminuição da criminalidade é fantasiosa

Publicado em Sábado - 05 de Fevereiro de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Recentes reportagens trazem informações sobre a diminuição dos crimes nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Trata-se de uma verdade que não deve ser comemorada como grande feito, pois os índices de violência continuam astronômicos. A camuflagem sobre os números é percebida na linguagem utilizada no saite da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, ao informar a diminuição em percentuais, mas não traz os números absolutos da criminalidade.
Leia mais...

Sustos e custos no aeroporto de Rio Branco

Publicado em Sábado - 05 de Fevereiro de 2011 | por João Francisco Salomão

O Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, fundamental para a economia do Acre e sua ligação com as distintas regiões brasileiras e outros países, está operando há muito tempo abaixo de sua capacidade, devido à lentidão das obras de reforma de sua pista e seu pátio. De modo quase irônico, o problema ocorre exatamente no momento em que o terminal tem autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), concedida em meados do ano passado, para operar rotas internacionais de passageiros e cargas, inclusive com aeronaves de grande porte.
Leia mais...

A oficialização do “bico” policial

Publicado em Sexta - 04 de Fevereiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O emprego de policiais em folga, férias ou licença-prêmio para trabalhar na fiscalização das cidades, à soldo das Prefeituras, pode amenizar o problema imediato de uma parcela desses servidores públicos que ganham maus salários, mas não é a solução.
Leia mais...

Eles voltaram

Publicado em Quinta - 03 de Fevereiro de 2011 | por Gabriel Novis Neves

Eu era diretor da faculdade de Medicina da Unic (Universidade de Cuiabá) quando fui procurado por um grupo de jovens professores daquela Instituição de Ensino Superior.
Leia mais...

As desapropriações da Copa

Publicado em Quinta - 03 de Fevereiro de 2011 | por Bruno Boaventura

Os investimentos em obras para Copa do Mundo serão na ordem de 7 bilhões de reais. Deste total, cerca de 100 milhões de reais serão destinados ao pagamento dos danos gerados aos afetados em razão das desapropriações.
Leia mais...