Artigos Opinião
Desoneração fiscal. A quem interessa?
Os governos – da União, Estados e Municípios – costumam conceder elevadas isenções de tributos quando querem atrair investimentos industriais ou tornar mais baixos os preços de alguns produtos, especialmente as novidades tecnológicas.
Copa garantida nos hotéis
É realmente espantosa a situação dos estádios e aeroportos, no que se refere à Copa do Mundo de 2014. Desde outubro de 2007, quando o Brasil foi escolhido para sediar a competição, pouco se realizou para promover as obras necessárias.
Habitação e aglomerados urbanos
"Los presidentes de los países del sur que prometen el ingreso al Primer Mundo, un acto de magia que nos convertirá a todos en prósperos miembros del reino del despilfarro, deberían ser procesados por estafa y por apología del crimen." (Eduardo Galeano - Patas Arriba)
De fonte
Umbelino Alves Campos, o Bilu, foi garimpeiro, trabalhou para uma família rica e comprou de diamantes antes de ser prefeito de Alto Paraguai – seu mandato terminou em dezembro de 2008.
O Não Cruzar Os Braços
“Gente enriquece, enquanto as obras públicas se elevam de preços”. Frase que chegou recentemente a esta coluna. Provocante e instigadora. Sobretudo para quem se vale de um espaço privilegiado como este. O que não é ruim.
A prometida reforma do SUS
O governo federal volta a sua atenção para a “normalização” do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pela primeira vez será formalizado um contrato com direitos e obrigações entre as esferas federal, estadual e municipal, que fixará metas a cumprir e permitirá a fiscalização mútua.
Esperança ao homem do campo
Siga comigo numa viagem a um mundo inóspito: imagine você numa cidade fantasma. Nas suas ruas, o nada, o inconveniente do medo e o gélido pensamento do fracasso. É assim que ocorre com centenas de famílias assentadas em vários municípios de Mato Grosso que, ainda, aguardam a titulação das terras que a União os concedeu.
Estratégia e Silêncio
O momento não poderia ser melhor. Manhãs de terça-feira e quarta-feira. Auditórios lotados. Uma misturança, onde se tinham fios, câmeras, microfones, profissionais da imprensa e políticos. Sem contar a quantidade de pessoas que cravara os olhos nos monitores de TV e do computador. O clima variava entre o tenso e a impaciência. Mas o protagonista-inquirido trazia seu “script” na “ponta da língua”. Cumpriu, e bem, o papel que lhe encomendaram, diante de uma oposição pífia e despreparada.
Solução para o caos médico-hospitalar
Não costumo aqui abordar fatos pessoais. Hoje, no entanto, abrirei uma exceção porque o ocorrido leva à reflexão sobre um dos mais graves problemas da população: a falta de atendimento médico-hospitalar. Encontrava-me, dias atrás, em Itanhandu (MG) - 14.175 habitantes, segundo o IBGE - quando uma pessoa da família teve um problema de saúde.
A emancipação de União do Sul
União do Sul era distrito de Cláudia quando há 15 anos conquistou sua emancipação político-administrativa em meio a críticas sobre a criação de novos municípios no Brasil. E esta não foi à única luta que a população da cidade teve que enfrentar com garra e determinação. À época da operação da
Polícia Federal “Curupira”, o fechamento de madeireiras desestabilizou a economia local.
Polícia Federal “Curupira”, o fechamento de madeireiras desestabilizou a economia local.