Artigos Opinião
Opinião médica na rede social
Definitivamente vivemos a era da informação. Trata-se de uma realidade que se manifesta em todos os campos da atividade humana e, cada vez mais, nos surpreendemos com a capacidade da internet e das redes sociais de potencializar a influência dos cidadãos em estados democráticos ou, em casos emblemáticos, mobilizar politicamente povos que vivem sob ditaduras longevas.
Atropelos e Desacertos Persistentes
O VLT é o modal escolhido. Embora seu custo seja bem superior que o do BRT. Isso “pesa”. Mas não o bastante. Pois o que contam mesmo, no aspecto de mobilidade urbana, são a característica moderna e a comodidade. Ainda que o atual transporte coletivo continue em cena. Este não desqualifica aquele, o qual também não aposenta os ônibus. Ambos existirão um ao lado do outro, a serviço da população.
Migalhas e provedor de alimentos
"Las dictaduras militares ya no están, pero las democracias latinoamericanas tienen sus cárceles hinchadas de presos. Los presos son pobres, como es natural, porque sólo los pobres van presos en países donde nadie va preso cuando se viene abajo un puente recién inaugurado, cuando se derrumba un banco vaciado o cuando se desploma un edificio construido sin cimientos." Eduardo Galeano. Patas Arriba.
Senador sem rumo
Coisa rara esse fenômeno experimentado na eleição do Pedro Taques. Movido por desejos populares de mudança no modo de fazer política, enfrentou máquinas poderosas e venceu.
Leia mais...
Trilhos Podem Desviar de Curso
“A ferrovia chegará à Cuiabá?”. Pergunta apropriada. Sobretudo depois do termo de compromisso assinado pelo governador mato-grossense, Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e a empresa federal Valec. Notícia de primeira página, manchete em programas radiofônicos e televisivos, além de ocupar espaços de sites e blogs. Oxigenando, assim, as esperanças.
Teoria do caos
É possível explicar o caos. Pode até parecer uma espécie de pré conceito, mas se trata da mais pura ciência, dos resultados previsíveis em vista das ações conhecidas. Para se ter uma idéia, há justificativas plausíveis (talvez não justificáveis) até para o que acontece atualmente em Mato Grosso.
Vejamos.
Vejamos.
Quando comer saudável fica complicado demais
“Coma comida. Não muita. Na maioria, vegetais.” é como Michael Pollan resume toda a sabedoria alimentar da evolução humana.
De disposições
Na Terra nada é mais belo que o Araguaia, principalmente quando das águas baixas que revelam praias com areias finas e infinitamente brancas. Esse espetáculo se estende de julho a novembro, época em que as chuvas retomam o balé cíclico das enchentes que o fazem transbordar pelas planícies que lhe abrem passagem ao Tocantins.
Farra (e ineficiência) das ambulâncias
Nas últimas décadas, ambulância virou moeda de troca política. Governadores, deputados e senadores, usando verbas públicas, distribuíram indiscriminadamente esses veículos para os prefeitos aliados, na espera de dividendos eleitorais para o próximo pleito. Sem ter o que delas fazer, alguns prefeitos trocaram os vidros e transformaram as ambulâncias em veículo executivo e a maioria deles as utilizou, mesmo caracterizadas, em todo serviço, tanto público quanto particular. Há, por exemplo, o caso de um prefeito do interior paulista que transportava suínos de seu sítio na ambulância recebida do Estado.
Um novo caminho
Quando cheguei ao Partido Verde, em 2005, acreditava ter encontrado um partido novo, diferente, sem os velhos maniqueísmos e vícios da política profissional brasileira. Fiz da causa mineral, da defesa das nossas riquezas naturais não renováveis, minha profissão de fé, dedicando a ela meu mandato como deputado federal e meu futuro dentro da política de Minas e do Brasil.