Artigos Opinião
Natureza, com ela não se brinca
Estamos vivendo dias de calamidades em nosso país, e de, forma assustadora no planeta terra. São fatos catastróficos que têm acontecido no mundo, que infelizmente por último aconteceu no Rio de Janeiro.
Poker: jogo de habilidade ou de azar? 1
Vamos direto ao ponto. A prática do poker juridicamente configura-se contravenção penal? É preciso esclarecer publicamente a questão, em benefício de milhares de amantes do esporte, já que historicamente a prática está ligada ao preconceito que não distingue jogos de cassino movidos à sorte e outras práticas que requerem habilidade.
Aquecimento, desastres e o INPE
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem desenvolvido modelos matemáticos para aperfeiçoar a previsão dos desastres naturais. O problema é que as autoridades não se mobilizam nem atuam na prevenção.
Brasil comercial e experiência direta
Começo o texto desta semana reiterando a dificuldade de opinar sobre contextos dos quais nos informamos a distancia pelos meios de comunicação. A experiência "in loco" contradiria muitas bobagens que lemos em periódicos ou ouvimos dos convictos jornalistas na televisão.
Insensibilidade, dor e a reprise
Do frio para o calor, e em meio a este, as chuvas. Águas que arrastam sonhos e levam os pertences, e junto com os móveis, vidas se vão. Vão para nunca mais voltar. A não ser nas imagens, as quais, entrelaçadas, formam cenas do mesmo filme ou de telejornais. Todo início do ano, pessoas se vêem entre os escombros, e, diante destes, a insensibilidade das autoridades brasileiras.
A distorcida Reforma Agrária
Quando chamou os técnicos do Ministério da Reforma Agrária para oferecerem subsídios ao programa de erradicação da miséria, os responsáveis pela ação levaram um susto. Ficaram sabendo que 38% das 924 mil famílias instaladas em assentamentos da reforma agrária não conseguem obter rendimento de um salário mínimo mensal.
Quantos contrastes!
Passa nosso país por uma comoção que jamais lembro de outra igual. A tragédia que assola nossos irmãos do Rio de Janeiro parece não ter fim. São imagens que deixam os corações, mesmo os mais insensíveis transbordando de dor e compaixão daqueles que perderam tudo, inclusive a vida.
Alerta aos Senhores Prefeitos!
A Câmara analisa o Projeto de Lei 8014/10, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que torna obrigatória a presença de cuidador em escolas, quando necessário, para acompanhar pessoas com deficiência. O projeto acrescenta um parágrafo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394/96). O projeto tinha sido arquivado, mas o deputado Eduardo Barbosa foi reeleito e a matéria está voltando a tramitar.
O certo é errado
A presidente Dilma, ao visitar a anual tragédia das chuvas, mostrou que sabe tanto quanto nós. Disse que a construção ilegal, no Brasil, é regra e não exceção. Os que têm obrigação de cumprir a lei, sob pena de serem enquadrados no crime de responsabilidade, nada fazem.