Publicado em Quarta - 05 de Janeiro de 2011 | por Aladir Leite Albuquerque

Alerta aos Servidores

Os Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso, através dos sindicatos da Área de Desenvolvimento Econômico Social (Sindes) Saúde e Meio Ambiente (Sisma), e dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig) reivindicaram a reestruturação das carreiras no encerramento da greve geral que ocorreu no final do mês de março de 2010 após acordo com o Governo do Estado. 
Leia mais...

Voto de Minerva

Publicado em Quarta - 05 de Janeiro de 2011 | por Kleber Lima

Uma das metáforas mais usuais quando alguém tenta mostrar a outrem que a democracia começa pela atitude do indivíduo, com a participação e o voto de cada pessoa, é aquela segundo a qual o seu voto vai decidir o futuro da sua cidade, estado, nação.
Leia mais...

2010, 2011! (final)

Publicado em Terça - 04 de Janeiro de 2011 | por Onofre Ribeiro

Encerro esta série de três artigos voltando os olhos para Mato Grosso, depois de uma breve pincelada sobre os papeis do Brasil diante de si mesmo e do mundo pós-globalizado. Mato Grosso precisa ser compreendido à luz da história recente, sob pena de ficarmos apenas na superfície das suas possibilidades atuais e futuras.
Leia mais...

A sombra do homem

Publicado em Terça - 04 de Janeiro de 2011 | por Alexandre Garcia

A primeira referência no primeiro discurso da presidente Dilma no primeiro dia no ano foi à mulher. Homenageou a mulher antes de homenagear Lula, seu mentor. Uma lembrança justa, por ser ela a primeira mulher a chegar à presidência, em 121 anos de República.
Leia mais...

Alerta vermelho com o fico Estadual

Publicado em Segunda - 03 de Janeiro de 2011 | por Carlos Montenegro

Já tem se tornando rotina por aqui, especialmente por parte da SEFAZ-MT, a expedição de atos administrativos como leis ou decretos.
Leia mais...

Muito Além do Perfume

Publicado em Segunda - 03 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Paris é grandiosa. Vir à Europa e não chegar até ela, pode-se dizer que não pisou em terras européias. Pois a cidade possui o seu encanto. Bem mais que as outras. Talvez pelos movimentos político-sociais que tiveram suas ruas como palcos, a exemplo do de 1968 ou os do século XVIII. A verdade, entretanto, é que se tem a sensação de realização de sonhos. Não um sonho. Mas vários, que se entrelaçam e formam único quadro. Embora este seja constituído de atos distintos e que se completam.
Leia mais...

Ciclos que se alternam

Publicado em Domingo - 02 de Janeiro de 2011 | por BPL

Conversei com um familiar a respeito da civilização maia e de seu triste crepúsculo. Os maias, entre outros promotores do saber, desenvolveram conhecimentos avançados em agricultura, matemática e astronomia, como a criação de um calendário que transcende eras.
Leia mais...

Mulher, economista e... guerrilheira

Publicado em Domingo - 02 de Janeiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A economista Dilma Rousseff assume como 36º presidente da República. É a primeira mulher, a primeira economista e a primeira ex-integrante da luta armada a assumir o poder. Sucede a Lula, o primeiro operário e retirante nordestino a governar, que conclui sua jornada com invejável aprovação, superior a 80%. O momento é  positivo, com projeções de crescimento. É necessário, no entanto, investir mais na segurança pública e distribuir melhor a renda.
Leia mais...

Não Só de Touradas

Publicado em Sexta - 31 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Madri é uma cidade fascinante. Encanta ainda mais ao perceber que o modernoso não ofusca o antigo. Ao contrário do que se vê em muitos lugares no Brasil. Particularmente em Cuiabá, onde o pretérito é visto quase sempre como “velho”, e, por causa disso, encontra-se mal cuidado, a exemplo de suas praças. Por aqui, diferentemente, há um apego as coisas idas e vividas. Bem mais do que se imaginava. Pois ela, a Madri, também sobrevive do turismo. 
Leia mais...

2010, 2011! (1)

Publicado em Quinta - 30 de Dezembro de 2010 | por Onofre Ribeiro

Alguns anos são particularmente emblemáticos. 2000 foi assim. 2010 também. Basta olhar ao redor pra se ver que o mundo que se encerra é muito diferente do mundo que começou há apenas 12 meses.
Leia mais...