Artigos Opinião
Tribunal (faz) de contas
Há muito tempo a impressão que os Tribunais de Contas passavam à sociedade era nada mais do que um órgão político, em especial pelo fato de que tradicionalmente a maioria de seus integrantes exerceu mandato tanto no Poder Legislativo como no Poder Executivo.Contudo, hodiernamente o Tribunal de Contas ganhou relevância técnica a partir da ampla cobertura da imprensa referente à reprovação das contas da Presidência da República, fato que tecnicamente motivou no impedimento de sua gestora maior.
5 ingredientes que colaboram para o sucesso
Escuto quase todos os dias as pessoas dizendo: o ano está voando. A verdade é que já passamos da metade do ano e vale a pena fazer uma pausa para refletir sobre atitudes, escolhas e caminhos em busca de nossas realizações.Destaco abaixo 5 pontos que impactam diretamente nos resultados pessoais e profissionais:
Impeachment de ministro do STF
O que era para ser extraordinário tornou-se ordinário, tamanha foi a cobertura do último julgamento ocorrido perante o Senado Federal e as reiteradas notícias de que os pedidos de impeachment se acumulam no gabinete do presidente de tal casa legislativa.
De coração
Imaginava que o Nortão fosse meu velho conhecido, pois acompanho seu dia a dia desde a abertura da rodovia que lhe deu o sopro de vida. Estava enganado: pois não conhecia o melhor daquela região, que é seu povo de alma generosa. Tenho na memória a história daquela área, sei dados de sua economia e mantive contato com suas principais figuras, mas somente descobri o cerne de seus habitantes ao escrever o livro “Nortão BR-163: 46 anos depois”, que chegou à segunda edição – já esgotada.
Transexuais: mudança sem cirurgia
O Brasil é um Estado Democrático de Direito, o que significa, em resumo, que é regido por regras e princípios que retiram sua base de legitimação da Constituição Federal, documento maior a que as leis e as autoridades devem respeito.Estas normas asseguram a todas as pessoas os direitos individuas e coletivos que estão especificados no ordenamento jurídico e os que, ainda que não expressos, se podem extrair por consequência.É dever de todos, inclusive (e especialmente) das autoridades constituídas, a observância desses direitos e garantias, sob pena de punição aos que não as cumprirem.
Salvemos nossas crianças
Jesus, no Seu Evangelho, consoante Mateus, 24:15 e 16, alertou: “Quando, pois, virdes a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda! — qui legit, intelligat), então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes”.Que lugar mais santo no mundo pode existir além da intimidade das criaturas de Deus, o coração, o cérebro, a Alma das pessoas?Atentemos para a covardia e crueldade contra nossas crianças que, quando não são arrancadas do útero materno, sofrem todo tipo de agressão física e/ou psicológica por parte daqueles que deveriam protegê-las
Coreia do Sul: Exemplo para o Brasil
Imagine um país que em meados do século passado era pobre e agrário, que sobreviveu a Ditadura Militar nos anos 1960 e 1970, se redemocratizou a partir da década de 1980, e, em 2016, passou por um doloroso processo de impeachment presidencial por conta de casos de corrupção. Sem dúvida, os fatos remetem ao Brasil, mas escrevo aqui sobre a surpreendente Coreia do Sul, que se reinventou e hoje é uma das economias mais avançadas do planeta. O tigre asiático exporta para todo o mundo desde grandes navios, veículos, arroz a produtos eletrônicos de primeira linha (provavelmente, você, leitor, tenha um smartphone sul-coreano).
O caos na saúde e a falta de planejamento
A crise da saúde em Mato Grosso tem sido assunto recorrente há cerca de um ano e, por várias vezes, manifestei minha preocupação com a situação apontando algumas saídas, principalmente no que diz respeito ao planejamento de ações, tão necessário para qualquer atividade pública, principalmente em se tratando de vidas humanas. O caos hoje registrado vinha se configurando há algum tempo e não faltaram alertas: tanto da minha parte, como de vários setores da sociedade, inclusive do Conselho Regional de Medicina.
Robôs são o futuro, mas calma!
Desde a Revolução Industrial entre os anos de 1760 e 1830 - a sociedade questiona relação entre máquinas e a força humana. Durante algumas décadas, a discussão ocorreu sobre como seria a utilização e a adaptação sobre elas, entretanto com a evolução tecnológica a discussão ficou mais aprofundada e com isso começou a ganhar força as conversas sobre robotização e o impacto disso dentro da sociedade, onde a tendência é ganhar em produtividade e economia.
Sobre tentativas do Governo Taques de privatizar escolas em Mato Grosso
Vivemos momentos de várias tentativas de privatização da Escola Pública no Brasil e em Mato Grosso. O governo Pedro Taques, refém dos interesses empresariais que financiaram sua campanha, não se faz de rogado e colocou para gerenciar a Educação Pública do estado ninguém menos que um legítimo representante do privatismo; o secretário Marcos Marrafon. Um gestor que, quando na Secretaria de Estado de Planejamento, coordenou processo que conduziu Mato Grosso a integrar um Consórcio Interestadual, presidido por Marconi Pirilo (governador do PSDB de Goiás), que para além das privatizações pretendidas, cria uma nova classe média agropecuária.