Publicado em Segunda - 19 de Novembro de 2012 | por Bruno Peron

Zumbi, mártir dos Palmares

Os quilombos ou mocambos eram territórios geoestratégicos que resultavam da fuga de negros das senzalas, onde sua mão-de-obra era escrava. O quilombo dos Palmares foi o que obteve maior expansão, longevidade e reputação, existiu entre 1605 e 1694 numa extensão territorial grande na Serra da Barriga - interior do que hoje é o estado de Alagoas -, e contou com uma população de aproximadamente vinte mil quilombolas. Hoje há uma pequena cidade de nome União dos Palmares que recorda a história do quilombo naquele território
Leia mais...

Ser diferente para fazer a diferença

Publicado em Segunda - 12 de Novembro de 2012 | por Eduardo Mahon

Cansados com mais de uma década da mesma representatividade que conduz os destinos da entidade classista, é natural o desgaste, ainda que tenha uma avaliação positiva e conquistas tenham sido alcançadas. Muitos advogados querem mudar. Não se trata de criticar pessoalmente este ou aquele. Erros e acertos foram cometidos. Os erros são mais latentes. É o caso da prestação de contas, da composição de comissões, da indicação a cargos públicos etc. No entanto, ainda que não houvesse nenhum problema, o próprio tempo e a falta de mudança seriam razões suficientes para a oxigenação da OAB. Oxigenar os quadros é saudável e recomendável.
Leia mais...

A insegurança paulista

Publicado em Segunda - 12 de Novembro de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

O momento violento que se vive no Estado de São Paulo é preocupante, exige resposta das autoridades, mas, principalmente, não é motivo para fazer “politicagem”. Nem tampouco, momento para o mau jornalismo. Lembram-se dos ataques contra a polícia em passado recente? O jornalismo, especialmente as rádios, tiveram um papel fundamental para a criação do “terrorismo” que assolou o Estado.
Leia mais...

A missão de ser prefeito de Cuiabá

Publicado em Sexta - 02 de Novembro de 2012 | por Onofre Ribeiro

Hoje será eleito o prefeito de Cuiabá que vai gerir a capital pelos próximos quatro anos: de 2013 a 2016. Será um período relevante, porque no meio teremos os jogos da Copa do Mundo, e porque será um período em que o Brasil se inserirá como um efetivo protagonista no mundo. Em conseqüência dos desdobramentos da atual crise econômica e financeira mundiais, mais as mudanças climáticas crescentes, a região Centro-Oeste vai ocupar o seu papel de produtora de alimentos muito importante para o mundo.
Leia mais...

Oportunistas

Publicado em Domingo - 28 de Outubro de 2012 | por Gabriel Novis Neves

Estão inseridos em todos os cantos da nossa sociedade. Uma verdadeira praga nacional. Não trabalham. São audaciosos, prepotentes e inconsequentes.
Leia mais...

OMS alerta!

Publicado em Sexta - 26 de Outubro de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem prestado excelentes serviços à humanidade. Sempre produz alertas para que as nações corrijam seus caminhos e milhões de vidas sejam salvas. Alguns alertas dados nos últimos dias são muito preocupantes.
Leia mais...

Ay Negrita! Cáceres receberá “free shops”

Publicado em Quarta - 24 de Outubro de 2012 | por Nestor Fernandes Fidelis

Dizem que para se conhecer uma pessoa, basta dar poder a ela. Pois bem, por ocasião do afastamento do senador Blairo Maggi, seu suplente Cidinho Santos recebeu a oportunidade de assumir as funções daquele no Senado Federal por alguns meses, e tem deixado suas marcas de trabalho, dinamismo e alto poder de articulação em favor de nosso Estado de Mato Grosso.
Leia mais...

O direito de ser criança

Publicado em Sábado - 13 de Outubro de 2012 | por Erika de Souza Bueno

Criança tem direito de sonhar com castelos, príncipes e princesas. Tem direito de sorrir, de correr descalça pela rua sem precisar temer o “Velho do Saco” que rouba as desobedientes. Não deveria temer os dragões e as bruxas malvadas que interferem na história sem pedir licença.
Leia mais...

Resultado do alinhamento

Publicado em Quarta - 10 de Outubro de 2012 | por Gabriel Novis Neves

Fala-se muito em alinhamento político como única forma de governo progressista. Até agora não nos foi apresentado nenhum resultado prático dessa novidade de governar.
Leia mais...

Continuo por Cuiabá...

Publicado em Segunda - 08 de Outubro de 2012 | por Guilherme Maluf

A decisão do povo é soberana. Mesmo na derrota, saio desta eleição municipal de cabeça erguida. Certo de que mostrei à população que como cuiabano tive e tenho uma responsabilidade muito maior com nossa cidade. Certo de que fiz uma campanha limpa, propositiva. Quando engrossei a voz, foi para reestabelecer a verdade de fatos que iludiam os eleitores cuiabanos. Quando denunciei, foi para defender a cidade onde eu nasci e onde eu ei de morrer.
Leia mais...