Publicidade

Publicado em Quinta - 31 de Maio de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Novos rumos espaciais

O Programa Espacial Brasileiro já viveu momentos surpreendentes como o do primeiro satélite, SCD-1, que tive a oportunidade incrível de participar do projeto e do lançamento. Outro fator marcante foi o acidente em Alcântara, que ceifou vidas importantes em poucos segundos.
Leia mais...

O Brasil e a corte trapalhona

Publicado em Quarta - 30 de Maio de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

São antológicas as histórias (e também as estórias) das cortes palacianas, onde a intriga e os comportamentos subterrâneos acabam interferindo no poder. Reis, rainhas, presidentes, ministros e áulicos viram motivo de piadas ou acabam caindo em desgraça por conta dos mexericos e das relações pessoais mal resolvidas.
Leia mais...

O retrato da falta de planejamento

Publicado em Terça - 29 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

A partir do instante em que Cuiabá passou a fazer parte da lista das sedes dos jogos da Copa de 2014, cresceram as expectativas de mudanças. Falaram que a Capital se transformaria em um canteiro de obras. Isso foi e continua bastante badalado. O que não é para menos. Pois, há muito, não se tinha tanto falatório a respeito. Mas, até bem pouco tempo, nenhum tijolo chegou a ser assentado, e o “Verdão” virou um montão de poeira e terras.
Leia mais...

Mato Grosso e a pergunta: exportamos ou importamos energia elétrica?

Publicado em Terça - 29 de Maio de 2012 | por Teomar Estevão Magri

Sobre o questionamento-título deste artigo, antes de entrar no assunto é preciso entender a filosofia do Sistema Interligado Nacional (SIN), cujo órgão coordenador é o Operador Nacional do Sistema (ONS).  A interligação do Sistema Elétrico no Brasil possui a grande vantagem da flexibilidade operacional. Isso porque a energia elétrica flui de uma região para outra. Esse fluxo é definido de acordo com as necessidades do sistema de transmissão e geração ou mesmo em função de riscos associados à baixa armazenagem de água em reservatórios de grandes usinas hidrelétricas de uma dada região.
Leia mais...

Consumismo e Meio Ambiente

Publicado em Segunda - 28 de Maio de 2012 | por Juacy da Silva

A questão ambiental não apenas no Brasil mas também no mundo em geral está relacionada a vários fatores, dentre os quais podemos destacar quatro, a saber: primeiro, o crescimento acelerado da população, segundo, o processo intenso de urbanização (proporção de habitantes vivendo nas cidades em relação `a populaçao total) , terceiro, aos hábitos de consumo da população e quarto, talvez o mais importante, ao modelo de desevolvimento adotado pelo chamado mundo ocidental, mas que também tem sido adotado por todos os países subdesenvolvidos ou em processo de desenvolvimento, que não levou em consideração o fato de que a maioria dos recursos naturais são esgotáveis, vão acabar.
Leia mais...

Em Meio A Escuridão

Publicado em Segunda - 28 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

É interessante acompanhar o desenrolar dos trabalhos da “CPMI do Cachoeira”. Melhor ainda observar o comportamento das mídias em torno destes mesmos trabalhos, curiosamente divididas em dois grupos: o dos situacionistas e o dos oposicionistas. Distribuição que não deveria existir. Não em um país que “teima” em se colocar, e se apresenta na condição de democrata. Condição que cobra, inclusive para a sua própria existência, a transparência, tudo às claras.
Leia mais...

Lula, o mensalão e o Supremo

Publicado em Segunda - 28 de Maio de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Detentor de uma das mais vitoriosas biografias de todo o mundo – de retirante da seca a presidente da República –, Lula agora é acusado de conspirar contra a Nação  para evitar o julgamento dos implicados no “mensalão”, o escândalo ocorrido no seio do seu mandato, onde parlamentares recebiam propinas do erário público para votar a favor do governo.
Leia mais...

Drama dos haitianos

Publicado em Segunda - 28 de Maio de 2012 | por Bruno Peron

Aproximadamente 5 mil haitianos entraram no Brasil desde a tragédia do terremoto que sacudiu a ilha caribenha em 12 de janeiro de 2010. Estima-se que a maior parte destes haitianos tenha ingressado em nosso território pelos estados setentrionais de Acre e Amazonas antes de buscar trabalho noutras regiões do país.
Leia mais...

O recolher-se para impulsionar o recomeço

Publicado em Sábado - 26 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

O recolher-se, muitas vezes, pode ser visto como estratégia, e de fato o é. Sobretudo no jogo político-eleitoral. Neste, vez ou outra, é preciso se afastar, geralmente de uma situação não confortável, para depois retornar a ela com mais força e presença. Volta que também exige habilidade, bem como a capacidade de ser humilde. Explica-se, portanto, o porquê muitos atores desaparecem politicamente.
Leia mais...

Goteira milionária

Publicado em Sábado - 26 de Maio de 2012 | por Paulo Zaviasky

Nas planilhas de análises políticas de Cuiabá, nota-se um panorama de mudanças radicais de posicionamento popular diante da maior conscientização dos eleitores no próximo pleito. Não podemos esconder as grandes verdades que estão aí expostas ao povo.
Leia mais...