Publicado em Domingo - 06 de Novembro de 2011 | por Vilson Nery/Antonio Cavalcante

"Land" roubos

Definitivamente a sociedade mato-grossense precisa ‘entrar em campo’ se deseja salvar alguma coisa do que se denomina Copa do Pantanal. A depender da classe política, perderemos ‘de goleada’. É hora das pessoas ‘do bem’ (e não ‘de bens’) reivindicarem seriedade e transparência no trato da coisa pública. Isto (ação ou inação popular) também terá reflexos duradouros, porque ano que vem haverá eleições municipais.
Leia mais...

A Cruz de Cristo

Publicado em Sexta - 04 de Novembro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Creio não ser segredo para ninguém que o Velho Testamento utilizado pelos primeiros cristãos era a versão em grego e não a hebraica. Isso é facilmente verificável pela análise do Novo Testamento nas partes que copia o Velho. Porém, hoje, falamos o português, língua recente, existem péssimas traduções que levam muitos ditos evangélicos a cometerem erros incríveis.
Leia mais...

O crime ao volante e a Previdência

Publicado em Sexta - 04 de Novembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que compara o ato de dirigir embriagado ao de portar armas - não precisa causar acidente ou danos para ser crime – deverá salvar muitas vidas. Ao contrário da permissiva fiança, que permite a libertação até dos que causaram danos e mortes, a criminalização da embriaguês ao volante deve desencorajar os que insistem em beber e sair com o automóvel. Sem ou com menos bêbados nas ruas e estradas, a segurança aumenta.

Leia mais...

Esvai-se a Esperança

Publicado em Terça - 01 de Novembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Na última quinta-feira, os parlamentares estaduais esqueceram o “script” em seus gabinetes. “Script” que sempre se utilizaram. Daí a pecha de “caititus”. Na dita sessão, no entanto, eles preferiram proceder de outro modo. Bastante diferente do cotidiano, e, assim, derrubaram o veto do governador. Veto que impedia certo projeto – de um de seus integrantes - de se tornar a “lei de secretários ficha limpa”. 
Leia mais...

Um Exemplo A Ser Seguido

Publicado em Segunda - 31 de Outubro de 2011 | por Lourembergue Alves

Cada vez mais, tem-se a necessidade da participação da sociedade nos negócios públicos. Esta é uma exigência do próprio regime em que se vive. Pois inexiste sentido em se permanecerem alheio as questões políticas. Por maior que seja o índice de apatia que toma conta da sociedade brasileira. Nem tudo, felizmente, está perdido. Isso porque, volta e meia, observa-se um ou outro segmento social a questionar, reivindicar e cobrar determinados comportamentos por parte de quem foi eleito representante do povo. Agora, por exemplo, os moradores de Sinop se posicionam contrários ao aumento do número de cadeiras da Câmara local. 
Leia mais...

Separar as ONGs da corrupção

Publicado em Segunda - 31 de Outubro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Quando suspende os pagamentos e coloca as ONGs sob auditoria, o governo pode estar marchando para a extirpação de uma de suas principais feridas. Criadas sob a ótica de tornar mais eficiente a chegada dos benefícios e serviços para a população, tais entidades tornaram-se grandes vilãs, mercê da atuação de corruptos, parceiros e apaniguados políticos que, em vez de cumprir a finalidade, utilizam-nas para meter a mão no dinheiro público. Espera-se que o governo e a sociedade, por seus órgãos, sejam suficientemente fortes para acabar com a bandalheira, recuperar os montantes desviados e, principalmente, redirecionar os programas e fortalecer as ONGs que se revelarem honestas. 
Leia mais...

Falta de Transparência

Publicado em Sexta - 28 de Outubro de 2011 | por Lourembergue Alves

A transparência é uma exigência do próprio Estado democrático e de direito. Isso significa dizer que, neste tipo de Estado, todos os agentes públicos devem prestar contas de suas ações.
Leia mais...

Alto Araguaia para todos

Publicado em Quarta - 26 de Outubro de 2011 | por José Riva

É com muita alegria que parabenizo os 15,6 mil habitantes de Alto Araguaia neste dia 26 de outubro, pela passagem dos 73 anos da cidade. Localizada num ponto estratégico, está próxima a três importantes capitais: Cuiabá, Goiânia e Campo Grande. Além disso, Alto Araguaia se destaca por reunir exuberante fauna e flora que podem contribuir com o crescimento econômico local, com a promoção de ações que fomentem o turismo na região. Suas belezas naturais oferecem um cenário único composto por cachoeiras, formando um verdadeiro santuário ecológico, como as nascentes do Rio Araguaia.
Leia mais...

A Nação e a presença militar

Publicado em Quarta - 26 de Outubro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O alerta do comandante militar da Amazônia, general Eduardo Dias da Costa Villas Boas, feito segunda-feira (24), no Senado, de que o Brasil corre o risco de passar da condição de rota internacional de tráfico para a de produtor de cocaína, exige muito empenho do governo e das instituições para que isso não venha a se concretizar. Há que se empreender, de imediato e com seriedade, todos os esforços para evitar mais esse mal sobre o nosso pais, hoje já conflagrado pelo tráfico, que tanto sofrimento e prejuízo causa a milhares de brasileiros e à sociedade.
Leia mais...

A política portuguesa e a brasileira

Publicado em Quarta - 26 de Outubro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Os portugueses "stam a f"zer o qe os br"sil"iros d"v"riam ter f"ito há muito" (escrever como os portugueses falam não é fácil não!). Eles até podem não pronunciar as vogais que escrevemos nas palavras, mas de política e burocracia, parece, entendem mais que os brasileiros. Antes de me explicar, vou contar o que aconteceu comigo

Leia mais...