Artigos Opinião
Mencken
O meu professor particular de Direito Penal me recebe em seu escritório para mais uma aula. Abre o computador, lê um artigo não convencional em voz alta para que eu pudesse acompanhar. Terminada a leitura, tira os seus pesados óculos, coloca-o sobre a mesa, esfrega os olhos com as mãos. Acende um cigarro, olha fixo para mim, tipo olho no olho, e simplesmente diz: "é um iconoclasta!" Terminada a aula teórica de Direito Penal, é marcado o retorno para a próxima semana.
Gestão pública com qualidade
Há muito tempo que a melhoria do gerenciamento da administração pública está em pauta. Cada vez mais, exigem-se eficiência, prestação de contas, ênfase na racionalidade dos procedimentos, apresentação de metas e indicadores claros. As coisas simplesmente não podem ser mais como no passado, quando as decisões eram tomadas a portas fechadas e a população desempenhava um papel estritamente passivo.
Transplantes
Meses atrás fui entrevistado num programa da TV Cuiabá. Naquela entrevista afirmei que nos dias de hoje, jamais doaria um rim caso o transplante fosse feito em Cuiabá. Motivo: falta de hospital com alvará do Ministério da Saúde, falta de medicamentos contra a rejeição do órgão implantado e falta de serviços especializados de apoio. Acho a doação de órgãos um gesto nobre e necessário. Não vejam, portanto nessa minha afirmativa algum sinal de desumanidade ou falta de solidariedade.
Será que a nossa Constituição é a mesma?
Não, Enock – não é exercício de retórica tratar um cidadão como inocente, se não foi condenado. Não o é, porque você mesmo enfrenta processos penais, dos quais tenho a honra de advogar em seu benefício contra o próprio Governador do Estado de Mato Grosso. Não, Enock – não é exercício de retórica tratar um cidadão como condenado, volto a dizer. Não
Dia do pai fora da loja
O lojista que é pai comemorou em dobro o domingo, porque na sociedade consumista sentimentos são substituídos por presentes materiais; emoções são substituídas por compras.
A Gripe Suína e a vacina
Alívio geral. A Organização Mundial da Saúde anuncia que a pandemia da Grupe Suína (vírus H1N1) já terminou. Agora, esse tipo de gripe pode ocorrer, mas será parecida com as gripes comuns. Tudo isso porque grande parte da população já está imunizada e não há massa crítica para o alastramento do mal na forma mortal apresentada inicialmente.
É o conceito, seus tolos!
Já tive a oportunidade de dizer aqui deste espaço que se conta a história de uma eleição pelos debates que ela produz. Quem viu a eleição de Mato Grosso até o momento e decidiu escrevê-la apresentará um livro com as páginas em branco. Ainda não temos ideias e formulações conceituais suficientes sequer para as orelhas deste livro hoje impossível.
São Paulo aboliu a Lei
Em Atos dos Apóstolos, vemos a incrível capacidade de Lucas expressar-se na língua grega. No capítulo 15, vemos: Alguns homens, descendo da Judéia, puseram-se a ensinar aos irmãos o seguinte: Se não vos circuncidais, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos (o leitor conhece cristãos assim?).
Juntos, na mesma direção!
Todos sabemos que as relações humanas podem ser conflitantes porque trata de saber entender o outro a partir das diferenças e também sabemos que cada um vem com suas crenças, seus pensamentos, seu conhecimento e que lidar com isso pode ser difícil em determinadas ocasiões.
Os marketeiros eleitorais
Os marketeiros das campanhas eleitorais estão, nestes dias, trabalhando no nível máximo de sua criatividade para, com isso, apresentar bem o “produto candidato”, no horário eleitoral de rádio e TV, que começa na terça-feira da próxima semana, dia 17. Alguns deles, verdadeiros bruxos da comunicação, correm o risco de apresentar tão bem o seu cliente, que o eleitor poderá nem reconhecê-lo. Lançar na mídia cavalos pangarés como se fossem puros-sangues ingleses, pedantes como populares, incompetentes como capazes e, principalmente, desonestos como honoráveis.