Artigos Opinião
Quer ver, escuta!
A Rádio Cultura de Cuiabá encerra nesta quinta-feira (29.07) a primeira rodada de uma série de entrevistas com os candidatos a governador de Mato Grosso este ano, levando ao ar a entrevista do postulante do PSOL, Marcos Magno. Já foram entrevistados, pela ordem, o candidato à reeleição Silval Barbosa (PMDB), Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes, do PSB.
Orar como Jesus
Um dia, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos. Disse-lhes ele, então: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino; dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento; perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação (Lc 11,1-4).
Tiranete de opereta
Nosso subcontinente tem coisas que são de rir e de chorar ao mesmo tempo. Quando Silvester Stallone, o Rambo, faz riso com a ilegalidade do Rio de Janeiro, é para chorarmos. Quando o tenente-coronel pára-quedista Hugo Chávez - acolitado por Maradona - faz ameaça de cortar o fornecimento de petróleo aos Estados Unidos se a Colômbia invadir a Venezuela, é para chorarmos de rir.
A importância de uma viagem
Viajar é necessário. Importante, inclusive, para avaliar melhor o posicionamento que se tem referente a um determinado lugar. Vale bem mais que uma aula, e, dependendo de tal aula, serve-a como complemento. Ainda que a dita viagem tenha sido também motivada pela atividade profissional. Esta, evidentemente, se soma àquela, cujo resultado é sempre positivo. Mesmo que se valha de ônibus para cortar o Oeste mato-grossense, pela MT-343.
Atualidade de Deodoro
O conhecidíssimo Marechal Deodoro da Fonseca nos apresentou, na noite de 16 de novembro de 2005, uma riquíssima mensagem intitulada “Oração à Pátria Brasileira”, recebida por meio da psicofonia de Divaldo P. Franco, em Salvador, Bahia.
Tempos de insustentabilidade
Insustentabilidade é o que define melhor o estágio que a humanidade alcançou. Enquanto a preocupação rodeava a carência de alimentos para uma população mundial galopante - Malthus foi generoso na época -, temos hoje indícios de que o planeta está em colapso.
Desvantagem competitiva prejudicial ao consumidor
A indústria têxtil paulista é pioneira em produção mais limpa. Na década dos 90, quando o tema ainda era incipiente, participou de um programa piloto da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que mapeou fábricas para dimensionar o consumo de energia e água e verificar a geração e disposição de resíduos. O diagnóstico foi um passo relevante para desencadear um processo de modernização produtiva focada na questão ecológica.
Entre o velho e o viciado
Pelos jornais os principais candidatos à presidência da República se digladiam, em um dantesco big brother político e midiático. No paredão, o futuro da nação assiste a inexistência de programas de governo, quando é eliminada a esperança de mudança em um futuro próximo. Tudo, uma sucessão de ataques desnecessários, pueris, que acrescentam nada à democracia, à política e a consciência cívica de um povo.
Leia mais...
Que estadista que nada
Outro dia, um dos muitos e-mails recebidos por esta coluna realçava a figura do presidente da República. Sua presteza e dedicação à frente dos negócios públicos. O que lhe assegura uma vaga entre os maiores estadistas do mundo.
Moisés e a Travessia
Uma das passagens bíblicas mais conhecidas no mundo ocidental é saga de Moisés na condução do Povo de Israel à Canaã - a Terra Prometida.