Artigos Opinião
Coreia do Sul: Exemplo para o Brasil
Imagine um país que em meados do século passado era pobre e agrário, que sobreviveu a Ditadura Militar nos anos 1960 e 1970, se redemocratizou a partir da década de 1980, e, em 2016, passou por um doloroso processo de impeachment presidencial por conta de casos de corrupção. Sem dúvida, os fatos remetem ao Brasil, mas escrevo aqui sobre a surpreendente Coreia do Sul, que se reinventou e hoje é uma das economias mais avançadas do planeta. O tigre asiático exporta para todo o mundo desde grandes navios, veículos, arroz a produtos eletrônicos de primeira linha (provavelmente, você, leitor, tenha um smartphone sul-coreano).
O caos na saúde e a falta de planejamento
A crise da saúde em Mato Grosso tem sido assunto recorrente há cerca de um ano e, por várias vezes, manifestei minha preocupação com a situação apontando algumas saídas, principalmente no que diz respeito ao planejamento de ações, tão necessário para qualquer atividade pública, principalmente em se tratando de vidas humanas. O caos hoje registrado vinha se configurando há algum tempo e não faltaram alertas: tanto da minha parte, como de vários setores da sociedade, inclusive do Conselho Regional de Medicina.
Robôs são o futuro, mas calma!
Desde a Revolução Industrial entre os anos de 1760 e 1830 - a sociedade questiona relação entre máquinas e a força humana. Durante algumas décadas, a discussão ocorreu sobre como seria a utilização e a adaptação sobre elas, entretanto com a evolução tecnológica a discussão ficou mais aprofundada e com isso começou a ganhar força as conversas sobre robotização e o impacto disso dentro da sociedade, onde a tendência é ganhar em produtividade e economia.
Sobre tentativas do Governo Taques de privatizar escolas em Mato Grosso
Vivemos momentos de várias tentativas de privatização da Escola Pública no Brasil e em Mato Grosso. O governo Pedro Taques, refém dos interesses empresariais que financiaram sua campanha, não se faz de rogado e colocou para gerenciar a Educação Pública do estado ninguém menos que um legítimo representante do privatismo; o secretário Marcos Marrafon. Um gestor que, quando na Secretaria de Estado de Planejamento, coordenou processo que conduziu Mato Grosso a integrar um Consórcio Interestadual, presidido por Marconi Pirilo (governador do PSDB de Goiás), que para além das privatizações pretendidas, cria uma nova classe média agropecuária.
Nova técnica da lipo-papada sem cirurgia
Uma das principais vilãs da aparência facial, a papada pode se tornar um verdadeiro tormento para os mais vaidosos. Isso porque, com o passar dos anos, o excesso de pele embaixo do queixo tende a ficar cada vez mais flácido e requer tratamentos estéticos potentes para ser removido.A novidade do momento é que um procedimento feito com ácido deoxícolico é capaz de acabar com esse problema, em substituição às tradicionais técnicas invasivas.
Modernização e oportunidades ao pequeno produtor
Se por um lado as regras no Estado brasileiro têm a finalidade de garantir a segurança jurídica dos atos do ente público, afinal na administração pública só pode ser feito aquilo que a lei permite, por outro, é fácil perceber que o excesso normativo ganhou conotação negativa, atrapalhando o desenvolvimento econômico e social do país. São tantas normas, procedimentos e comportamentos que tornam as organizações públicas ineficientes, bem como as corporações e empresas privadas.
Batendo cabeça à beira do abismo
Jovens e até idosos com a personalidade completamente desfragmentada vagando pelas ruas ou em casas luxuosas como verdadeiros zumbis, sem poder dispor-se de si, de ser quem são, adulterados por drogas que geram um ar frio e depressivo. Eles são "os outros" que não queremos ver, mas poderia ser eu, você, seu filho, um amigo.
Um memorial
Defendeu a vida inteira a economia de mercado que terminou triunfando em todo o mundo. Ocupou diversos cargos de destaque no Brasil e no exterior. Um exímio frasista, dentre tantas outras qualidades. O Bob Field que a esquerda combateu ferozmente durante a sua vida inteira como tudo que não é de esquerda.
A Anti propaganda Digital
E, por mais que esta regra faça sentido, não é o que vivenciamos hoje em dia. Ou vai dizer que não recebeu anúncio digital esta semana? Justamente nos tempos de hiperconexão, a propaganda se aproveita da chance de ser onipresente de forma digital e nos sufoca com anúncios, promoções e influenciadores desnecessários.
Relações humanas e de Poder na VG
A maneira usada para se conquistar o comando daquela cidade se dá de maneira bem alheia daquilo que já presenciamos ou imaginamos. Evidentemente, da maneira pior possível. Rasteiras, traições e tapetões são comuns no dia a dia político da outrora cidade industrial.