Artigos Opinião
Em busca da verdadeira felicidade
O Cristianismo é a religião do verdadeiro amor e, por isso, Jesus, em todas as épocas, é considerado revolucionário. Para os jovens, Jesus também traz um convite de mudança de paradigma que pode ser aprendido por meio do encontro Revolução Jesus. Realizado na Canção Nova de 11 a 15 de janeiro, jovens do Brasil inteiro vão poder conhecer e experimentar o Amor que não passa.
A História Entre os Desenhos
Caminhar pelo chamado centro histórico de Lisboa é o mesmo que retornar ao passado. Não um pretérito distante do presente. Pois a cada passo dado, tem-se um retrato do hoje. Ainda que preso entre as molduras construídas por becos, ruelas e casarões. Estas contam histórias de um povo e do lugar. A impressão que se tem, e não sem razão, que a cidade se abre como a um livro, onde seus desenhos e letreiros precisam ser decifrados. Situação que obriga o transeunte a observar cada detalhe, cruzando um a um, e somente a partir deste exercício que a estampa parece mais clara.
Que seja bem vinda a Sudeco
Estive em Brasília para uma reunião na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste – Sudeco instituição recém criada pelo Governo Federal com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento econômico e social em nossa região.
Cracolândia, incompetência e lágrimas
O uso de “dor e sofrimento” como meio de persuadir os viciados da cracolândia paulistana a aceitar o tratamento é, pelo menos, discutível. Esse castigo nada mais é do que a tortura, prática infamante, condenada em todas as sociedades e só admitida nos lugares mais atrasados do planeta. Não há a menor dúvida de que as forças estatais devem à sociedade uma solução para a zona convertida em território da droga, pois ela se constituiu sob as barbas dessas mesmas autoridades, que pouco ou nada fizeram para resolver o problema, só agravado ao longo das duas últimas décadas.
Desafios nacionais
Mesmo com a “chegada” do ano novo (que de novo tem pouca coisa) o Brasil continuará enfrrentando desafios que são bem antigos e de pleno conhecimento do povo e dos governantes. Face ao agravamento dos mesmos com certeza o povo vai continuar gritando, chorando, implorando e aceitando a realidade como algo quase imutável enquanto os governantes e donos do poder continuarão com suas práticas demagógicas, prometendo e manipulando o povo.
Entre o Desejado e o Real
A democracia é o regime da liberdade e do tudo às claras. Eis, aqui, o porquê os povos continuam a desejá-lo. Desejam-no, infelizmente, bem mais com palavras. Pois suas ações ou práticas contrapõem-se aos preceitos democráticos. É o caso, por exemplo, da adoção de dispositivo que venha inibir a apuração de quaisquer denúncias. Nesse sentido que se deve discutir o Projeto de Lei proposto pelo senador mato-grossense Blairo Maggi, que visa impedir que os políticos eleitos sejam alvos de ações na Justiça Eleitoral, após a data de suas posses.
Reação às investigações do CNJ
Venha de onde vier, torna-se preocupante toda vez que uma reação se torna exagerada e descabida com relação ao ato ou ação contra o qual se insurja. Está neste patamar a revolta de alguns ministros da mais alta corte de Justiça do Brasil, apoiada pelas várias associações representativas da categoria, contra a ministra Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça.
Ainda sobre a Cruz
Recebi algumas dúvidas sobre "A Cruz de Cristo". A primeira refere-se ao que diz São Paulo em Gálatas 3,13: Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro (clara referência a Dt 21,23). Depois, o fato da cruz ser cultuada por pagãos muito antes de Cristo. Ademais, a cruz representava o horror, uma execução cruel. Um ponto curioso seria se na execução dos 6.000 de Espártaco teriam sido pregados em uma trave e depois colocados em um poste, muito trabalho! O uso da cruz ainda seria uma mistura com o paganismo, contra o recomendado em 2 Co 6,14-16.
2012 – Ano da Fé
Escolher a melhor roupa para ir à Igreja, participar da Missa em família todos os domingos e viver com rigor os preceitos da fé eram hábitos comuns aos nossos pais. Não que o tempo tenha dado um salto tão grande assim, mas as mudanças culturais dos últimos anos parecem ter colocado em segundo plano aquilo que era preservado como sagrado há séculos, tido como essencial na vida do cristão.
O silêncio só comunica a incerteza
Portas Fechadas. “Atenção senhores passageiros, pedimos a gentileza de desligarem seus celulares e equipamentos eletrônicos porque nossas portas já foram fechadas, e dentro de instantes estaremos decolando”. O script, comum na aviação, é um exemplo de comunicação para estudo de caso.