Artigos Opinião
Nem Lula, nem Bolsonaro!
Em Agosto do corrente ano escrevi um texto com título similar, denominado: “Nem Lula, Nem Bolsonaro”, o qual refletia acerca da pesquisa XP/Ipespe, tal pesquisa demonstrava a diminuição latente no apoio ao Presidente Jair Bolsonaro.
Será que sou dependente das telas?
Mas não é o que todos nós estamos fazendo? Hoje os smartphones, PC, tables, e TVs passaram de suas funções iniciais de comunicação para um mix de ferramentas que estão saqueando mais a atenção do que servindo para melhorar nossas rotinas.
Ambiental in-correto
De lá para cá as discussões são acaloradas, mas são rasas. No caso de Mato Grosso, que deveria estar no primeiro plano das discussões científicas, está no campo ideológico. As corporações públicas que deveriam estudar não estudam. As universidades tem produzido documentos rasos e de conteúdo discutível.
Novas fontes de crédito, antigos problemas de acesso e distribuição
O Brasil tem muitas áreas abertas onde a produção pode ser intensificada. De acordo com o Lapig/UFG, são quase 100 milhões de hectares de pastagem que têm algum grau de degradação. Isso significa que é possível multiplicar a produção de carne e leite e ainda ceder áreas para a agricultura.
A decadência do PT e do PSDB
Aí ressurgiu o Lula que já havia perdido três eleições - uma para o Collor e duas para o Fernando Henrique – e fantasiado de moderado, como lhe ensinou o marqueteiro João Santana, vingando das duas derrotas venceu o Serra e o Alckmin, em dois pleitos.
O Filho morreu, e daí?
O sol já queimava o rosto e o lero-lero entre Zé e Mané continuava. A voz mansa deu lugar a gritos que saltavam das bocas sem receio de incomodar as senhoras que se amontoavam logo atrás para ouvir a blá-blá-blá. Foi quando Mané olhou sobre os ombros e tomou para si o controle da falação, fazendo o grupo se dispersar.
As emissões pecuárias e a COP-26
Por exemplo, o CO2 emitido pela queima de combustível fóssil de todos os automóveis e caminhões produzidos desde o início do século passado ainda se encontra na atmosfera, enquanto o metano, em 10 anos retorna à sua molécula original, o que reduz em 23 vezes a sua ação como GEE.
Pensão com base na renda da madrasta
Em que pese a literatura ter retirado a importante imagem e responsabilidade da madrasta por muitos anos, a legislação, doutrina e jurisprudência no Brasil reconstruíram a imagem da madrasta, valorizando os seus direitos e obrigações no direito das famílias.
STF decide que a Recuperação Judicial independe da regularização fiscal
O Min. Dias Toffoli reviu o posicionamento do presidente do STF quanto à necessidade de apresentação da Certidão (negativa) de Débitos Fiscais (CND) para demonstração de regularização fiscal para fins de concessão de recuperação judicial.