Artigos Opinião
Um pacto pela vida e pelo Brasil
O primeiro desses efeitos é a necessidade de isolamento social como recurso sanitário para minimizar a potência da proliferação do resistente vírus, que encontra nas aglomerações e nas populações mais vulneráveis o motor ideal para a sua fúnebre multiplicação.
Cartórios e o combate a corrupção
A determinação atribui uma grande responsabilidade aos cartórios, que passam a fazer parte da rede de combate ao crime organizado no Brasil. A coleta de informações começa de baixo para cima e não de cima para baixo.
Coronavírus, o mundo não vai acabar!
A grande ênfase das autoridades sanitárias, mundo afora, é no sentido de que as pessoas precisam lavar as mãos diversas vezes por dia; para que isto seja possivel é necessário que haja disponibilidade de água e também que não ocorra disperdício deste precioso liquido.
O Poder Judiciário e o Covid -19
Conclamamos a sociedade para que conflitos mesquinhos sejam relegados, o momento é de solidariedade, compreensão e redução de sentimento beligerante.
Fiquem em casa
Hoje, em razão do fácil contágio, todo brasileiro e brasileira é um grande responsável por toda a nossa sociedade. Não há meio termo possível, você pode ser um salvador de vidas ou causar a morte de um número absolutamente impensável de vítimas.
Relação de emprego e coronavírus
Com isso, começa a surgir os conflitos da relação empregatícia em decorrência da quarentena adotada para o enfrentamento da Covid-19 e a manutenção das atividades empresariais.
"Caso paletó"
Porém, nossa Constituição assegura a todos os brasileiros o direito à ampla defesa, e isso, no regime democrático, se dá no campo jurídico. Cabe, porém, aos órgãos judiciários agir no sentido de apurar as denúncias formalizadas pelos denunciantes, da forma mais ágil e transparente possível.
A fantasia, o teatro de máscaras e as panelas
Ainda sem o resultado da contraprova que, felizmente, mais tarde refutaria a possibilidade de contaminação pelo coronavírus, correu despreocupadamente para os braços dos seus apoiadores, que se aglomeravam na porta do palácio da Alvorada ignorando, assim como ele, os alertas emitidos pela Vigilância Epidemiológica, do Ministério da Saúde, de seu próprio governo. Questionado sobre a atitude, justificou: “problema é meu”!
O quê fazer?
E os condomínios? Esses espaços privados são regulados de forma geral pela legislação civil, e, que rege suas próprias regras por meio da convenção de condomínio e regimento interno. Quais as possibilidades de atuação em situações emergenciais?
O desconhecido
Entre tantas coisas as vezes me vejo navegando em uma ou outra realidade abstrata. Governos tomando medidas drásticas que redundarão em enormes prejuízos para suas empresas e seus países. Economistas de várias crises buscando respostas sem encontrá-las.