Artigos Opinião
A Vacância Não Se Justifica
Bem ali, cravado no coração da antiga Rua do Campo, se encontra a mais antiga instituição mato-grossense. Divide-se o espaço do velho casarão com a Academia de Letras. O mesmo prédio em que viveu o Barão de Melgaço, cujas salas e corredores passaram muitos dos maiores escritores da terra.
Rodoanel é a maior obra agrícola do País
A meta de ampliar as exportações brasileiras e diversificar os mercados depende muito do agronegócio, responsável por 36,5% de nossas vendas externas e pelo fornecimento crescente dos alimentos e bioenergia necessários à sustentabilidade do Planeta.
Tecnologias de informação e comunicação
Ao mesmo tempo em que o governo Lula tenta democratizar o acesso à internet banda larga nas escolas tupinicas, o Brasil ocupa a modesta posição 61ª entre os países que foram avaliados em desenvolvimento de tecnologia de informação e comunicação.
Uma Pesquisa, Um Quadro
Na mais recente pesquisa, o governador e o ex-prefeito da Capital se encontram empatados tecnicamente. Uma vez mais se tem amostras de que essa disputa será muitíssimo acirrada. Acirrada, sobretudo, porque conta ainda com a participação do socialista que, ao contrário do que se pensa, não é, nem pode ser considerado carta fora do jogo. Um jogo onde os lances mais emocionantes e decisivos estão por vir. Tão logo inicie, de fato, a campanha.
Hubble, vinte anos
Edwin Powell Hubble foi um astrônomo espetacular, no telescópio instalado no Monte Wilson, ele descobriu que as nebulosas eram galáxias e que se afastavam umas das outras, primeira evidência do Big Bang. Quando a NASA construiu o seu primeiro telescópio espacial, um fantástico equipamento deveria homenagear alguém à altura. Nascia o Telescópio Espacial Hubble para a luz visível e infravermelha. Foi lançado em 24 de abril de 1990, pelo Ônibus espacial Discovery. Neste mês comemoramos vinte anos de gloriosa existência.
Dinamites na Matriz, outra vez
Estou bem prá lá da cidade de Livramento, longe daí do caldeirão cuiabano que é a sede da Copa do Pantanal de 2014 e cujas lições de casa os pilotos desses discos voadores sanguessugas, estacionados pela “nossa” mágica Cidade Verde, estão impedindo os cuiabanos de as exercerem por alguns “irmãos” alienígenas que estão cuspindo no prato em que comem.
Pulseirinhas do sexo
Recentemente, o noticiário de um estupro ocorrido em Londrina, Paraná, tomou conta de todos os meios de comunicação de todo Brasil, quando uma jovem, por usar uma pulseira indicativa de liberdade para o sexo, foi dominada, sequestrada e estuprada por alguns homens. Daí por diante foi um festival de distorções, da promotora do caso, da imprensa, dos juízes de Direito e de todos os especialistas ouvidos.
Serys e a contradição
Política é a atividade humana mais contraditória entre as contradições, reconheça-se. Mas, é preciso saber diferenciar a contradição inerente à atividade política da incoerência política pura e simples. Esta é a confusão que precisa ser desfeita na crise instaurada no PT de Mato Grosso, cujo ápice foi registrado com a realização das prévias do último domingo para que o partido decidisse qual seria seu candidato a senador.
A Crise Que Pode Se Desdobrar em Outras
Muito já se falou sobre a crise no PT/MT. Porém não o bastante. Por isso a temática continua na pauta. Sempre que a discussão se voltar para as coligações. Pois o dito partido se encontra, hoje, dividido entre dois grupos, a saber: o comandado pelo deputado Carlos Abicalil e o liderado pela senadora Serys Marly.
A Ordem e o praiapiraputangar
Nos idos de 1979, o poeta, mais que isso, o Silva Freire nos disse em “Os peixes” que praiapiraputangar era a palavra para aquele que só queria observar os acontecimentos. Da cuiabania que orgulha à todos, o mais que advogado fez querer no neologismo representar que o homem daqui que quer só ver e não interferir não passa de um peixe, mas na areia da praia do rio esperando o predador afastar, ou a comida para abocanhar.