Publicado em Terça - 02 de Junho de 2020 | por Wilson Carlos Fuáh

Opinião A luta contra o envelhecimento

Os disfarces que usamos tentando enganar a nós mesmos, na verdade nos distanciam sempre e cada vez mais de quem realmente somos, pois infelizmente o tempo passa para todos.

Leia mais...

Opinião Pensando no futuro

Publicado em Terça - 02 de Junho de 2020 | por Miguel Vaz Ribeiro

A cada momento, uma nova projeção da retração do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiros é divulgada. A última previsão do Banco Central é de que o PIB brasileiro em 2020 será de menos 4,11%. Algumas instituições calculam que será muito mais, como o Bank of América que projeta uma retração 7,7%.

Leia mais...

Opinião Pandemia, meio ambiente e sociedade

Publicado em Segunda - 01 de Junho de 2020 | por Eduardo Chiletto

Como os profissionais arquitetos e urbanistas que possuem competência e habilidade profissional por Lei para conceber espaços e que possuem o espaço como objeto de trabalho, posicionam-se nesse novo horizonte de humanidade que começa a se vislumbrar pós pandemia do Covid-19?

Leia mais...

Opinião Volume de recuperações judiciais deve dobrar no País após a pandemia

Publicado em Segunda - 01 de Junho de 2020 | por Marco Aurélio Mestre Medeiros

São indícios claros de que os próximos meses deverão registrar um expressivo aumento nos pedidos de recuperação judicial no País. As projeções sinalizam que no Brasil deve dobrar o número de empresas com pedidos de recuperação judicial por severas dificuldades financeiras causadas e agravadas pela pandemia de Covid-19.

Leia mais...

Opinião Preciso acreditar!

Publicado em Domingo - 31 de Maio de 2020 | por Marcos Viana

Longe de ser uma incitação ao conformismo, o conto chama nossa atenção para o fato de que unicamente os homens, como sujeitos de sua própria história, são capazes de transformar o mundo.

Leia mais...

Opinião Estado e o verde-amarelo

Publicado em Domingo - 31 de Maio de 2020 | por Onofre Ribeiro

A ideia transmitida era a divisão do país em duas macrorregiões: uma atrasada, em vermelho, e outra desenvolvida em azul. Já era a radicalização mostrando a sua cara!

Leia mais...

Opinião Dia Mundial da Energia e as oportunidades de Mato Grosso

Publicado em Sábado - 30 de Maio de 2020 | por Eduardo Chiletto

O Estado de Mato Grosso apresenta elevado potencial energético para fontes renováveis de energia, dentre elas, podemos destacar a energia solar fotovoltaica e a energia baseada em biomassa de resíduos florestais. Entretanto, cerca de 36,6% da energia primária consumida vêm da hidráulica, principalmente através das usinas hidroelétricas.

Leia mais...

Opinião Gestores públicos em Mato Grosso: palmas e Palmadas

Publicado em Sexta - 29 de Maio de 2020 | por João Fernando Carneiro Siqueira

Brasília foi erguida entre os anos de 1957 e 1960. Quem conhece sabe que a obra, por menor que seja, encontra contratempos financeiros, estruturais, de mão de obra e outros. No entanto, a obra foi entregue no prazo. Ressalto nesta ultima fala, entregue e no prazo.

Leia mais...

Opinião Luzes para o futuro

Publicado em Quinta - 28 de Maio de 2020 | por Stéphano do Carmo

O pós-pandemia, que já é amanhã, fará com que um novo mercado se apresente muito diferente daquele que deixamos em janeiro de 2020, onde o protocolo de biossegurança será fundamental para a promoção e manutenção do bem-estar e proteção à vida.

Leia mais...

Opinião Em se plantando tudo dá

Publicado em Quinta - 28 de Maio de 2020 | por Renato Nery

Um fato histórico curioso é que os bandeirantes que exploravam o interior do Brasil, levavam ramas de mandioca e umas sementes de milho que plantavam no itinerário de suas incursões e quando voltavam, meses depois, lá estavam os mandiocais e os milharais para alimentá-los em cozidos e frituras que eram misturados com carne de caça.

Leia mais...