Publicado em Quarta - 18 de Outubro de 2023 | por Luciano Vacari

Opinião Feito no Brasil, pelos brasileiros

Os produtos artesanais são elaborados com matéria-prima de origem animal, de produção própria, fabricados com a utilização de técnicas predominantemente manuais por indivíduo que detenha o domínio integral do processo produtivo e utilize receita preferencialmente tradicional respeitando as características regionais e costumes.

Leia mais...

Opinião Por um mundo sem pobreza

Publicado em Terça - 17 de Outubro de 2023 | por Juacy da Silva

A Assembleia Geral da ONU aprovou uma Resolução nesse sentido em 22 de dezembro de 1992. Assim, o “17 de outubro” representa uma oportunidade para reconhecer o esforço e a luta das pessoas que vivem na pobreza, uma oportunidade para ouvir seus problemas e um momento para reconhecer que os pobres são os primeiros em lutar contra esta pobreza que os acomete.

Leia mais...

Opinião Mentiras, mentiras e mentiras

Publicado em Terça - 17 de Outubro de 2023 | por Robson Fraga

Mentiram quando falaram da liberdade de expressão. Mentira: ainda hoje jornalistas são perseguidos. Gays, lésbicas e simpatizantes hostilizados nas ruas por que amam diferente daqueles que acham normal apenas uma forma de amor.

Leia mais...

Opinião Por um mundo sem pobreza

Publicado em Segunda - 16 de Outubro de 2023 | por JUACY DA SILVA

Neste 17 de Outubro de 2023, o mundo estará celebrando mais um DIA INTERNACIONAL DE ERRADICAÇÃO DA POBREZA, vamos refletir um pouco mais sobre esta mancha social, política e econômica que tanto nos entristece e envergonha como cidadãos e cidadãs e também como membros desta grande família universal que é a Humanidade.

Leia mais...

Opinião Outubro: é preciso falar sobre

Publicado em Segunda - 16 de Outubro de 2023 | por ROSANA LEITE

O site da Agência Patrícia Galvão divulgou importante pesquisa realizada pelo The Lancet sobre a saúde das mulheres. Concluiu-se que a abordagem feminista pela saúde das mulheres, teria o condão de salvar vidas.

Leia mais...

Opinião Síndrome do fracasso inevitável

Publicado em Sexta - 13 de Outubro de 2023 | por Thiago Vinicius Pinheiro da Silva

No serviço público, a síndrome do fracasso inevitável pode se manifestar em diferentes cenários. Por exemplo, um servidor público que recebe repetidamente tarefas de menor importância pode começar a se sentir desvalorizado e, como resultado, seu desempenho pode diminuir.

Leia mais...

Opinião As guerras partidárias

Publicado em Sexta - 13 de Outubro de 2023 | por Gaudêncio Torquato

Os EUA, infelizmente, borram sua imagem de liderança no painel das democracias planetárias. Quais as razões para tal mudança de paradigma? A principal aponta para a alteração da fisionomia política na sociedade pós-industrial. A política deixa de ser missão para se tornar profissão.

Leia mais...

Opinião A Existência Humana

Publicado em Quinta - 12 de Outubro de 2023 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

A busca pelo entendimento da existência humana tem sido uma constante na filosofia ao longo dos séculos. Desde os primeiros pensadores da Grécia Antiga até os filósofos contemporâneos, a questão da existência tem desafiado mentes brilhantes.

Leia mais...

Opinião Memórias

Publicado em Quinta - 12 de Outubro de 2023 | por Renato Gomes Nery

As crenças, as curas, o presente e futuro estão nas mãos das pessoas que passam o legado para os descendentes. Entretanto, na maior parte do mundo, se grafa tudo depois da escrita e, hoje, imperam a fidelidade das imagens instantâneas.

Leia mais...

Opinião Empresário, profissão perigo

Publicado em Quarta - 11 de Outubro de 2023 | por David F. Santos

É óbvio que existem sim, empresários corruptos, porém, são uma minoria, que se envolvem com uma elite política aristocrática que consegue os maiores benefícios possíveis em todas as esferas da organização estatal.

Leia mais...