Publicado em Quinta - 28 de Julho de 2011 | por José Riva

Opinião Ponte Branca, 58 anos de história

Localizada no Baixo Araguaia, Ponte Branca completa neste dia 28 de julho 58 anos de emancipação político-administrativa. Um marco na sua história de luta em busca de dias melhores. Assim tem sido a trajetória de seus 1,8 mil habitantes, que trabalham duro para contribuir com o crescimento do município. Conheço bem a realidade e sei o quanto essa gente é acolhedora e trabalhadora.
Leia mais...

Opinião Acham que mandam

Publicado em Quinta - 28 de Julho de 2011 | por KLEBER LIMA

Conversei demoradamente esta semana com o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, José Lacerda. Ele discorda da minha leitura de que se está criando um consenso na sociedade que falta firmeza ao governador Silval Barbosa para conduzir a coalizão formada em torno de seu governo, o que o enfraquece como líder político, pela falta de autoridade.
Leia mais...

Opinião Quem afinal de contas são os produtores rurais?

Publicado em Quinta - 28 de Julho de 2011 | por Caio Batista Muller

Ser produtor rural ou trabalhar com eles é motivo de orgulho para muita gente. E esse sentimento de orgulho é legítimo, aliás, esse é o sentimento de todos os setores da economia e de todos os brasileiros. Desconheço algum produtor rural que não tenha orgulho de dizer sobre tudo que planta no campo e que não suspire antes de comentar sua maior safra. Dia 28 de julho vale para celebrar o dia do produtor rural brasileiro. Orgulho para o mundo inteiro.
 
Leia mais...

Opinião De luz

Publicado em Quinta - 28 de Julho de 2011 | por Eduardo Gomes de Andrade

Roberto Campos tinha mente privilegiada, gozava de respeito internacional e sua atuação foi decisiva para retirar Mato Grosso das trevas e atoleiros com a execução dos programas Cyborg e Carga Pesada que receberam aporte de financiamento buscado no exterior por ele.
Leia mais...

Opinião Dilma entre baratas e ratos

Publicado em Sábado - 23 de Julho de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

“Cada vez que uma barata surge na sua frente, Dilma Rousseff não pestaneja – dá-lhe logo uma chinelada mortal. Assim, o colunista Fernando de Barros e Silva começa um artigo no jornal Folha de São Paulo, de 17 de julho último, em referência às exonerações de funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, após a enxurrada de denúncias de corrupção.
Leia mais...

Opinião “Lista Limpa” Na Administração Pública

Publicado em Sábado - 23 de Julho de 2011 | por Lourembergue Alves

Já são quinze os demitidos. Pelo menos por ora. O que clareia, na verdade, a adoção de demissão por conta-gota. Isso, no entanto, não escamoteia o processo de faxina no Ministério dos Transportes. Daí o desgaste do PR, uma vez que esta agremiação partidária tinha o dito Ministério de “porteira fechada”, e sobre ele, partido, e seus filiados, ocupantes de cargos no órgão, recaem as denúncias de cobrança de propina. Motivo que levou a presidente do país a tomar as medidas necessárias. Não, sem antes, reafirmar a vontade de continuar tendo os republicanos – também membros da base aliada - nos cargos vagos, para os quais deverão ser indicados técnicos que não tenham pendenga alguma com a Justiça. 
 
Leia mais...

Opinião Lixo e geração de energia

Publicado em Sexta - 22 de Julho de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Em 2007, escrevi ao presidente algumas sugestões sobre o aproveitamento da energia presente no lixo urbano e industrial e que hoje está se materializando em alguns empreendimentos. Em minha carta, eu demonstrava os esforços governamentais dos Estados Unidos da América, que investia grandes somas em dinheiro. Acreditava que poderíamos ter leis de incentivo e mesmo financiamentos, entre outros, para as usinas de álcool aproveitassem seu próprio lixo. Apontei
Leia mais...

Opinião Auro Ida um cara magnífico

Publicado em Sexta - 22 de Julho de 2011 | por Jota de Sá

Eu conheci o Ouro em boas situações da vida, nos bastidores no dia- dia da comunicação sempre bem humorado, realmente sempre, e sempre tinha uma piada pra contar.
Leia mais...

Opinião Dilma resgata Jânio

Publicado em Sexta - 22 de Julho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Voluntária ou, talvez, involuntariamente, mas com determinação, Dilma Rousseff vem cumprindo uma promessa feita ao eleitorado brasileiro há mais de meio século. Ao “varrer” para fora do governo os implicados nas irregularidades do Ministério dos Transportes, a presidenta, de certa forma, resgata o compromisso do ex-presidente Jânio Quadros, eleito em 1960, cujo mote de campanha era a vassoura e a música prometia varrer “a bandalheira”, porque “o povo já está cansado de sofrer dessa maneira”.
 
Leia mais...

Opinião Desoneração fiscal. A quem interessa?

Publicado em Quarta - 20 de Julho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Os governos – da União, Estados e Municípios  – costumam conceder elevadas isenções de tributos quando querem atrair investimentos industriais ou tornar mais baixos os preços de alguns produtos, especialmente as novidades tecnológicas.
Leia mais...