Publicado em Sexta - 08 de Julho de 2011 | por Lourembergue Alves

Opinião Os Nós Do Jogo Político-Eleitoral

Caiu o segundo ministro. Isso em um espaço de trinta dias. Palocci e Nascimento foram nocauteados por um direto da corrupção. Nocautes que atingiram também o governo, que tem tudo a ver com o anterior. Herança que carece ser revista, modificada. O momento, agora, é o ideal. Pelo menos para evitar-se que se entregue um ministério de “porteira fechada”.
Leia mais...

Opinião A necessidade de políticas públicas no combate ao uso das drogas - CRACK

Publicado em Sexta - 08 de Julho de 2011 | por Fernando Assunção

Mesmo o polêmico assunto "drogas" ser um tema abordado constantemente, quero aproveitar o ensejo do último dia 26 de junho, data alusiva ao Dia Internacional de Combate as Drogas, para externar minha preocupação com esse sério problema que toda sociedade enfrenta, principalmente no meio dos adolescentes.
Leia mais...

Opinião Com outro nome está de volta os “caras pintadas”?

Publicado em Quinta - 07 de Julho de 2011 | por Leandro Nascimento

Neste dia 06 de julho marcou os cinco anos da morte do grande líder estadista Dante de Oliveira que deixou saudade para os novos políticos que estão surgindo, não quero aqui dizer que ele foi um santo, até por que era ser humano como qualquer um de nós. Mas sim que Dante se destacou com aquilo que pegou para fazer “cuidar do povo”, alguns nascem com uma sensibilidade para ajudar e outros para transformar, alguns com os dois, e Dante era um desses.
Leia mais...

Opinião Deserto político

Publicado em Quinta - 07 de Julho de 2011 | por Kleber Lima

No início do governo Blairo Maggi, em 2003, um caso chamaria a atenção da equipe do novo governador – a maioria sem muita história no poder público – e também da imprensa: uma simples nota de site com ilações sobre o envolvimento de uma secretária adjunta da Setec (na época ainda não tinha o ‘s’) levou o governador a exonerar a pessoa, que depois acabou voltando para o cargo, já que nada se provou que comprometesse sua atuação no cargo.
 
Leia mais...

Opinião Produzir e distribuir alimentos requer energia

Publicado em Quinta - 07 de Julho de 2011 | por Frederico Ozanan Machado Durãe

O mundo redescobre que a ação antrópica altera o ambiente e se assusta com as proporções e conseqüências dessas alterações. A economia verde coloca a inovação em bases sustentáveis como determinante de mercados competitivos. Três evidências configuram e moldam estes novos mercados. Primeiro, cresce a consciência individual e coletiva para as questões ambientais e molda uma nova atitude quanto ao uso dos recursos da natureza.
Leia mais...

Opinião Um governo sem rosto

Publicado em Quinta - 07 de Julho de 2011 | por Petrônio Souza Gonçalves

O governo Dilma é mesmo um governo de mulher: todo mês sangra. Submisso, não tem uma identidade própria, uma cara. É um governo que quer preservar a família, o patrimônio, os privilégios. Velho, cansado e viciado, Dilma tenta administrar a casa de um ex-marido, com vários amantes. Por isso, renuncia às próprias certezas, os sonhos, para cumprir a triste tarefa de mãe zelosa, enquanto os filhos fazem estripulias, tendo a certeza da complacência do pai ausente.
Leia mais...

Opinião O Agir Democraticamente

Publicado em Quarta - 06 de Julho de 2011 | por Lourembergue Alves

 A denúncia é grave. Desta feita, a presidente não titubeou. Agiu rápido. Antes que a ferida se tornasse maior. Bem mais do que a deixada pelo caso Palocci. Pois, agora, a sua administração se vê como alvo. Não o patrimônio pessoal de um de seus assessores diretos. Ainda que a propina cobrada, segundo o noticiário nacional, escoava para bolsos de terceiros, tendo um dos partidos da base como elo. 
Leia mais...

Opinião O ídolo Dante

Publicado em Quarta - 06 de Julho de 2011 | por Nilson Leitão

Completam-se hoje cinco anos desde a morte do maior líder que Mato Grosso já teve, Dante Martins de Oliveira. Liderança é algo que algumas pessoas até podem conquistar com o tempo, mas Dante já nasceu com ela.
Leia mais...

Opinião As barraquinhas da greve, os ausentes e o Governo

Publicado em Terça - 05 de Julho de 2011 | por Ubiratan Braga

Restabelecendo minhas interpretações posso afirmar que de janeiro de 2007 a dezembro de 2011, a projeção da tabela salarial dos profissionais da educação de Mato Grosso evoluiu 46,705%. Isso mesmo. Os números não mentem.
Leia mais...

Opinião De lágrimas

Publicado em Segunda - 04 de Julho de 2011 | por Eduardo Gomes

Carneiro morre ajoelhado chorando em silêncio. No reino animal a vida é a peça da cadeia alimentar. Para o homem, em sua individualidade e, para o Estado, é algo vulgar, como se viu na escravatura brasileira, nos campos de concentração nazista e se vê nas limpezas étnicas corriqueiras nos continentes africano e asiático, mas que também aflora na dita civilizada Europa.
 
Leia mais...