Artigos
Opinião A política do etanol
“Coloca etanol, o combustível completão”. A mensagem, emitida por artistas globais, está presente na mídia paulista e em ações de marketing realizadas diretamente nos postos de abastecimento. Com ela, os produtores pretendem chamar a atenção dos proprietários de veículos “flex” para a vantagem de preço do álcool em relação à gasolina e sobre aos ganhos ambientais proporcionados pelo combustível derivado da cana. Lembra que quando custa até 70% do preço da gasolina, o etanol (ou álcool) é economicamente mais vantajoso
Opinião Apropriação do Espaço Público
No artigo anterior, ressaltou a dificuldade da prática democrática. Pois ainda se tem dificuldade em respeitar o diferente e a diferença do pensar, do olhar e de opinião. Isso se agrava muito mais quando se percebe claramente a apropriação privada do espaço público. Apropriação que se dá cotidianamente. Também fora dos limites dos poderes constituídos, e, inclusive, no âmbito diário da relação entre os moradores e a cidade
Opinião A Parcialidade da Comissão Eleitoral da OAB/MT
Senhoras e senhores advogados, é com muita tristeza que me coloco a redigir este artigo, pois pertenço a uma classe que prega democracia, mas não é democrática, que prega ética mas não é ética, que prega a moralidade e eleições limpas, mas não faz o dever de casa
Opinião Zumbi, mártir dos Palmares
Os quilombos ou mocambos eram territórios geoestratégicos que resultavam da fuga de negros das senzalas, onde sua mão-de-obra era escrava. O quilombo dos Palmares foi o que obteve maior expansão, longevidade e reputação, existiu entre 1605 e 1694 numa extensão territorial grande na Serra da Barriga - interior do que hoje é o estado de Alagoas -, e contou com uma população de aproximadamente vinte mil quilombolas. Hoje há uma pequena cidade de nome União dos Palmares que recorda a história do quilombo naquele território
Opinião Ser diferente para fazer a diferença
Cansados com mais de uma década da mesma representatividade que conduz os destinos da entidade classista, é natural o desgaste, ainda que tenha uma avaliação positiva e conquistas tenham sido alcançadas. Muitos advogados querem mudar. Não se trata de criticar pessoalmente este ou aquele. Erros e acertos foram cometidos. Os erros são mais latentes. É o caso da prestação de contas, da composição de comissões, da indicação a cargos públicos etc. No entanto, ainda que não houvesse nenhum problema, o próprio tempo e a falta de mudança seriam razões suficientes para a oxigenação da OAB. Oxigenar os quadros é saudável e recomendável.
Opinião A insegurança paulista
O momento violento que se vive no Estado de São Paulo é preocupante, exige resposta das autoridades, mas, principalmente, não é motivo para fazer “politicagem”. Nem tampouco, momento para o mau jornalismo. Lembram-se dos ataques contra a polícia em passado recente? O jornalismo, especialmente as rádios, tiveram um papel fundamental para a criação do “terrorismo” que assolou o Estado.
Opinião A missão de ser prefeito de Cuiabá
Hoje será eleito o prefeito de Cuiabá que vai gerir a capital pelos próximos quatro anos: de 2013 a 2016. Será um período relevante, porque no meio teremos os jogos da Copa do Mundo, e porque será um período em que o Brasil se inserirá como um efetivo protagonista no mundo. Em conseqüência dos desdobramentos da atual crise econômica e financeira mundiais, mais as mudanças climáticas crescentes, a região Centro-Oeste vai ocupar o seu papel de produtora de alimentos muito importante para o mundo.
Opinião Oportunistas
Estão inseridos em todos os cantos da nossa sociedade. Uma verdadeira praga nacional. Não trabalham. São audaciosos, prepotentes e inconsequentes.
Opinião OMS alerta!
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem prestado excelentes serviços à humanidade. Sempre produz alertas para que as nações corrijam seus caminhos e milhões de vidas sejam salvas. Alguns alertas dados nos últimos dias são muito preocupantes.
Opinião Ay Negrita! Cáceres receberá “free shops”
Dizem que para se conhecer uma pessoa, basta dar poder a ela. Pois bem, por ocasião do afastamento do senador Blairo Maggi, seu suplente Cidinho Santos recebeu a oportunidade de assumir as funções daquele no Senado Federal por alguns meses, e tem deixado suas marcas de trabalho, dinamismo e alto poder de articulação em favor de nosso Estado de Mato Grosso.