Artigos
Opinião O direito de ser criança
Criança tem direito de sonhar com castelos, príncipes e princesas. Tem direito de sorrir, de correr descalça pela rua sem precisar temer o “Velho do Saco” que rouba as desobedientes. Não deveria temer os dragões e as bruxas malvadas que interferem na história sem pedir licença.
Opinião Resultado do alinhamento
Fala-se muito em alinhamento político como única forma de governo progressista. Até agora não nos foi apresentado nenhum resultado prático dessa novidade de governar.
Opinião Continuo por Cuiabá...
A decisão do povo é soberana. Mesmo na derrota, saio desta eleição municipal de cabeça erguida. Certo de que mostrei à população que como cuiabano tive e tenho uma responsabilidade muito maior com nossa cidade. Certo de que fiz uma campanha limpa, propositiva. Quando engrossei a voz, foi para reestabelecer a verdade de fatos que iludiam os eleitores cuiabanos. Quando denunciei, foi para defender a cidade onde eu nasci e onde eu ei de morrer.
Opinião Novamente os aviões
Nas últimas eleições presidenciais a grande vedete dos programas eleitorais foram os tais dos aviões não tripulados ou invisíveis.
Opinião Mato Grosso que queremos (final)
Imaginei mil maneiras de concluir esta série de artigos. Porém, durante um jantar nesta semana, o amigo José Alberto Alves apontou-me o caminho quando disse: “por que você não fala do lado espiritual envolvendo Mato Grosso?”.
Opinião Sinal dos tempos...será?
Há duas semanas um grupo de presos da Penitenciária Central de Cuiabá financiou a explosão da parede externa do prédio, provavelmente subornou pessoal interno, passou por quatro guaritas que deveriam estar fechadas, e fugiu na madrugada. Certamente alguém diria que foi uma fatalidade. Não é fatalidade, quando se observa o conjunto da violência e a vulnerabilidade do sistema penitenciário. Parece-me que nisso tudo, a única coisa consistente é a polícia nas ruas prendendo bandidos para a justiça soltar e pras penitenciárias que pioram gente contraventora.
Opinião O alinhamento e o cometa
A população cuiabana sente na pele a carência de serviços públicos de qualidade, especialmente a classe trabalhadora. As necessidades básicas, como transporte público descente e acessível à todos, educação de qualidade, segurança e saúde com condições de chegar a quem realmente precisa, além do saneamento e serviços de pavimentação asfáltica nos bairros, são indícios primordiais para promover ao cidadão mais dignidade e cidadania.
Opinião A defesa dos Honorários Advocatícios é uma questão de Justiça!
A luta pela valorização dos honorários advocatícios não é nova. Há mais de cinquenta anos o jurista Noé Azevedo lançou o livro intitulado “Na Defesa dos Honorários Advocatícios”, o que demonstra que há tempos a tutela da recompensa do trabalho do advogado é necessária. E como não estamos na Roma Antiga, onde os defensores dos cidadãos não recebiam qualquer remuneração pelos serviços prestados, continuamos lutando pela valorização e pelo respeito aos honorários advocatícios, constantemente aviltados em decisões judiciais.
Opinião O Jogo Político em Cáceres – Final
Foi acirrada a disputa pela prefeitura de Cáceres. O ano era 2008. Oportunidade em que a oposição apostou todas as suas fichas em Túlio Fontes. Único, naquele momento, com forças o bastante para destronar Ricardo Henry. O corpo a corpo e os ataques pessoais marcaram aquela eleição. Bem mais do que as outras realizadas na década. Com alguns partidários de ambos a se atacarem mutuamente. Longe, porém, de se transformarem em esgrimistas. Tal papel, aliás, não foi desempenhado pelos protagonistas. Os dois, desacompanhados de qualquer assessoria técnica, improvisaram tudo.
Opinião A maior instituição de caridade no mundo
A Igreja Católica é a maior família religiosa do mundo, com gente de todas as raças, nacionalidades, culturas, filosofias, classes sociais, ricos e pobres, jovens e seniores... E santos, muitos santos! Com a graça de Deus, criamos hospitais e orfanatos. Formamos a maior organização não- govenamental de caridade e educacional do planeta. E não custa lembrar que criamos o método científico e inventamos as universidades. É uma grande obra do Espírito Santo.