Artigos
Opinião Cidadania e Passividade...
Cidadania, assunto de culto, coisa semelhante à liturgia. E para que lado pende a sua balança: proclamação ou exercício? Os seus livros de contabilidade convivem, à semelhança de outros entes, com passivos e ativos. Déficits e superávits são questões consignadas pela existência. O balanço da alma registra...
Opinião O presente, o passado e o futuro
O ladrão devolveu à vitima parte do dinheiro roubado e ainda deixou um bilhete com o pedido de desculpas e conselhos de segurança. A cena surpreendeu os policiais de Tatuí, distante 142 km de São Paulo, e ganhou as páginas do noticiário onde, coincidentemente, também são citados casos de moradores da cidade grande que, diante das dificuldades, optam por morar nas pequenas e medias localidades do entorno, mesmo tendo de viajar todos os dias para ir ao trabalho.
Opinião O que eles vão dizer?
O grande jornalista Fábio Panunzzio afirmou peremptoriamente: “advogados que atuam em Cuiabá dizem que o mercado negro de venda de sentenças nunca esteve tão ativo. Intermediários dos juízes aposentados atuam desbragadamente em casos que envolvem grandes somas”. Surgem duas hipóteses: ou está certo e os cidadãos sucumbem à desonestidade sistêmica; ou está errado e quem sofre é o próprio Poder Judiciário de Mato Grosso, assim como os advogados citados indistintamente.
Opinião O Seduzir e o Convencer
Já se sabe quais os candidatos que disputarão a prefeitura da Capital mato-grossense. Nem mesmo as especulações a respeito servem-lhes de escudos. Ao contrário. Deixam o cenário dos postulantes mais transparentes. As convenções apenas vão ratificar os nomes que se têm como certos. Pois elas refletem as vontades dos coronéis, que foram expressas antecipadamente. Nenhuma surpresa. Tudo nos conformes. Inclusive na campanha vindoura, que deverá ser norteada por ataques pessoais e pela ausência de propostas.
Opinião A OAB não deve prestar contas ao advogado?!
Advogadas e advogados, minha inscrição na Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso é a de número 9271, e estou quite com todas as minhas obrigações com a entidade. Assim como todos, estudei por cinco anos, passei no exame da ordem, e faço parte da advocacia brasileira.
Opinião Fique rico, Bastos!
Não me surpreende a crítica de leigos ao advogado Márcio Thomaz Bastos, porque a repulsa na defesa de um criminoso é histórica.
Opinião Consumismo e o Meio Ambiente (2)
O crescimento econômico, geralmente mensurado atraés do aumento do PIB de cada país e do mundo em conjunto exerce uma enorme pressão sobre os recursos naturais, onde podemos destacar o solo representado pela expansão das áreas agricultáveis (agricultura e pecuária) e também o desmatamento para a produção de madeira; o sub-solo de onde são extraidos diversos minerais também necessários `a fabricação de diversos produtos; os mananciais representados pelas bacias hidrográficas, os lagos, lagoas, mares e oceanos que também são utilizados para o consumo de água doméstica, industrial, commercial , irrigação e o sistema produtivo em geral, além de produção de alimentos e energia.
Opinião Da verdade dos fatos à Comissão da Verdade
Pouco se sabe sobre as violações aos direitos e deveres durante o regime militar no Brasil, de 1964 a 1985. Algumas tentativas de "encurralar", "envergonhar" e "escancarar" os fatos do período pelo jornalista Elio Gaspari contrastam com o silêncio que ainda se mantém oficialmente sobre os nomes daqueles que sofreram perseguições, torturas e desaparições.
Opinião Longe do voto consciente
A Justiça Eleitoral entra sempre nas campanhas em período eleitoral. Ela tem espaço gratuito na mídia para passar informações sobre as eleições. Entretanto, costuma confundir informação com apoio ao processo eleitoral e sempre passa a fazer propaganda da eleição. Sim, propaganda do pleito. Ao invés de informar a ordem de votar, por exemplo, de quem teria direito a votar e de quem estaria proibido, a Justiça reforça a tese, absurda e distorcida, de que cidadania se exerce com o simples ato de apertar botão colorido no dia da eleição. Trata-se do coroamento de uma confusão entre cidadania na sua plenitude e um de seus componentes, que é o ato isolado e obrigatório de votar.
Opinião O risco da facilitação da maconha
O Congresso Nacional que, por sua morosidade, possui tantas pendências com a sociedade, como a tão necessária regulamentação de dezenas de artigos da Constituição já em vigor e sem solução há um quarto de século, perde seu tempo analisando projetos que pleiteiam a descriminalização e a facilitação do uso da maconha.