Publicado em Domingo - 13 de Março de 2011 | por Lourembergue Alves

Opinião O associar-se necessário

Os políticos estão sempre se agrupando. É isso que se observa ao ler as notícias a respeito do jogo político regional e nacional. Eles brigam, brigam entre si, porém não deixam jamais de se enturmar. Até para a própria sobrevivência política, ou com vistas à maior visibilidade. O que pode levar um ou outro do tal grupo a um cargo mais expressivo. Aliás, é exatamente isso que se constata quando se avalia toda a movimentação em torno da formação do PDB (Partido da Democracia Brasileira).
Leia mais...

Opinião As mulheres são vencedoras

Publicado em Domingo - 13 de Março de 2011 | por Nelson Tanuma

Ao longo da história da humanidade tentou-se, em vão, esconder o valor das mulheres, entretanto, como a pedra preciosa que não perde sei valor, ainda que fique em estado bruto sob o solo, a natureza vitoriosa da mulher vem se tornando mais clara e evidente, a cada dia que passa.
Leia mais...

Opinião O reajuste salarial dos aposentados

Publicado em Domingo - 13 de Março de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A aposentadoria é uma justa conquista do trabalhador. Depois de emprestar sua força laborativa para o país e a sociedade por 30 a 35 anos, em que contribuiu para os cofres da Previdência Social, ele é autorizado a se afastar de suas atividades e passa a receber proventos vitalícios decorrentes da contribuição enquanto ativo.
Leia mais...

Opinião Extermínio de baleias na Antártica

Publicado em Domingo - 13 de Março de 2011 | por Bruno Peron

O Japão suspendeu temporariamente a caça anual de baleias, atrocidade cometida impunemente por tripulantes do navio Nisshin Maru nas águas gélidas da Antártica, segundo informação de seu Ministério de Pesca.
Leia mais...

Opinião Gênero e políticas públicas

Publicado em Quinta - 10 de Março de 2011 | por Teté Bezerra

Vivemos em um regime democrático e igualitário em nosso país? Como falar de democracia e igualdade sem falar de “gênero e políticas públicas”? Parece até que estou em contradição, peço igualdade e defendo políticas públicas diferenciadas para as mulheres. Mas, a necessidade de alterar as relações de desigualdade entre homens e mulheres vai além, muito além, da questão cultural.  Não significa simplesmente atender as mulheres.
Leia mais...

Opinião Bate e assopra

Publicado em Quarta - 09 de Março de 2011 | por Gabriel Novis Neves

É o que o governo do Estado fez ao cortar 300 milhões do Orçamento Geral do Estado (OGE).
Leia mais...

Opinião O êxodo na polícia paulista

Publicado em Quarta - 09 de Março de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A indiferença do governo, o descaso com a valorização de sua função e a baixa remuneração de seu pessoal, constituem, sem qualquer dúvida, o maior problema vivido hoje pelas polícias paulistas. Delegados e escrivães da Polícia Civil e oficiais e praças da Polícia Militar, profissionais vocacionados, que outrora protestavam, lutavam por melhores salários e, por conta disso, faziam operações-padrão e ameaçavam greve, estão apáticos. Desmotivados, procuram migrar para outros estados que pagam melhor seus policiais ou, então, prestam concursos para as polícias Federal e Rodoviária Federal ou ingresso nas carreiras de promotor, juiz de Direito e outras que apresentam salários mais atraentes.
Leia mais...

Opinião Mãos à obra, senador!

Publicado em Quarta - 09 de Março de 2011 | por Kleber Lima

A principal “notícia” política durante o carnaval foi o desabafo do senador Blairo Maggi (PR) declarando-se frustrado com o ritmo de trabalho no Senado Federal e anunciando que vai encerrar sua carreira política com este mandato. Como se viu, faltou assunto para o noticiário político!
Leia mais...

Opinião Processo mental, dádiva de Deus

Publicado em Terça - 01 de Março de 2011 | por Aladir Leite Albuquerque

Deus nos concedeu um provedor, nossa mente, que permite a nós ser humano refletir sobre si mesmo, podemos analisar dados, conceber, organizar idéias, conceitos, interferir, deduzir, decidir, estabelecer prioridades, metas, e projetar planos para o futuro.
Leia mais...

Opinião É hora da meritocracia

Publicado em Terça - 01 de Março de 2011 | por Fabio Arruda Mortara

A constrangedora batalha por cargos travada neste início do Governo Dilma Roussef corrobora o midiático estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que mostra ser exagerado, na comparação com países emergentes e desenvolvidos, o modelo do Estado brasileiro de nomeações de cunho político. São cerca de 22 mil vagas de comando e assessoria em autarquias, áreas técnicas dos ministérios e departamentos dos distintos órgãos da União.
Leia mais...