Artigos
Opinião A barata voadora
O dia 31 de Julho de 1964 marcou o meu retorno à Cuiabá após 12 anos no Rio de Janeiro. Fui para o Rio levando na minha mala de papelão algumas roupas e muita esperança. Tentaria o difícil vestibular para a Faculdade Nacional de Medicina. A famosa Medicina da Praia Vermelha, logomarca de excelência no Ensino Médico. Passei no vestibular, me formei, fiz estágios em hospitais, e quando me senti pronto para o exercício da profissão, voltei.
Opinião Burros e caminhos
Domingo passado estive na casa do amigo Bilo, ex-prefeito de Acorizal. Ele é um desses papos memoráveis em qualquer ocasião. E lembramos o papel dos burros na abertura dos caminhos por esse Mato Grosso histórico. Mas é preciso antes lembrar uma conversa com o empresário João Bosco Linhares Nunes, da Dunorte Papelaria. Ele tem uma fazenda na região de Bom Jardim, próximo a Cuiabá. A casa fica num vale belíssimo, mas tem uma serra na chegada. Ele teve dificuldades para abrir a estrada até que alguém da região lhe disse pra soltar um burro e seguir a trilha dele, porque burro tem a sabedoria dos GPS modernos. Não deu outra. A estrada está lá, certinha.
Opinião Porque o MCCE pode impugnar "Ficha Suja"?
Causaram estranheza algumas manifestações veiculando a carência de legitimidade do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) e seus dirigentes para apresentar incidentes de impugnação de políticos, sob a justificativa de enquadramento na Lei Ficha Limpa (LC 135/2010).
Opinião Na Guerra Fiscal entre os Estados a vítima é o contribuinte
Não é segredo para ninguém que a principal arrecadação dos estados brasileiros se dá por meio da cobrança de ICMS. O imposto que incide sobre toda a circulação de mercadorias e sobre o transporte destas mercadorias é ferrenhamente disputado entre as diversas unidades federadas.
Opinião Frutos podres
O competente secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, ao se referir ao sargento e ao cabo da PM que cobraram propina para liberar o carro amassado pelo corpo do filho da atriz Cissa Guimarães, qualificou-os de "frutos podres" da PM.
Opinião Sob o véu da sutileza
Analisar o jogo político-eleitoral é sempre uma tarefa instigante e compensadora. Tarefa que requer, sobremaneira, a independência. Mesmo que não seja neutro, pois a neutralidade, na prática, inexiste. Mas o ser independente, ainda que pareça contraditório diante da frase anterior, é possível. Pois o é princípio imprescindível. Embora se saiba de muitas avaliações comprometidas com um ou outro grupo político.
Opinião Origem extraterrestre
Em 1999, a NASA lançou ao espaço a sonda Stardust (do inglês poeira espacial) para coletar o pó de um cometa e trazê-lo de volta à Terra. Para a coleta, utilizou uma substância, Aerogel, constituída de silício. Foi a primeira missão com esse objetivo. E em 2 de janeiro de 2004, a sonda aproximou-se do cometa Wild-2 e coletou as amostras e fotografou o núcleo gelado. A sonda retornou em janeiro de 2006, com seu precioso conteúdo.
Opinião Público Diferente do Privado
O lidar com os negócios públicos é bem diferente de tocar uma empresa privada. Todos sabem disso, ou deveriam saber. Embora, em época de campanha, um ou outro candidato ao Executivo teima em dizer do contrário. Pois vem com o discurso de que “o bem sucedido no particular” tem tudo para ser “um grande gestor público”.
Opinião Humanidade em Luto
Seja a luz que raia sobre tanta treva, que obscurece o mundo. Não tenha receio de reciclar quando o vizinho não move uma palha para fazê-lo, de criticar um governante quando discorde de suas decisões, ou de assumir hábitos inócuos de seu gosto quando fogem do lugar-comum.
Opinião Eleição e voto responsável
Dentro de poucos dias, começará o horário eleitoral no rádio e na televisão. Muitos brasileiros afirmam que desligarão seus aparelhos. A má qualidade e a pouca confiabilidade dos programas é que sugerem esse comportamento. Mas ignorar as mensagens ali emitidas não parece o mais acertado para o cidadão que quer defender seus interesses. Você, por acaso, já imaginou que, além de decidir em quem votar (propósito básico do horário eleitoral), o período também pode servir para decidir em quem “não” votar?