Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010 | por Kleber Lima

Opinião À cabeceira, Silval

Diz uma das lendas urbanas que durante uma bela noite do início da década de 1980, o então General João Batista de Figueiredo chegou a um jantar com ministros e sentou-se ao meio da mesa. Nisso, um dos seus ministros, para agradá-lo, sugeriu-lhe que se sentasse à cabeceira da mesa, lugar reservado à sua autoridade de presidente da República. E embasbacado ouviu de Figueiredo: “A cabeceira é onde estou sentado”.
Leia mais...

Opinião Teletrabalho já é uma realidade

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010 | por Claudio Nasajon

Nos últimos meses, o Rio de Janeiro e várias outras cidades do Brasil e do mundo foram castigadas por catástrofes ambientais, de dilúvios a terremotos, que em nada ficam devendo aos relatados na Bíblia. Parece que não são coisa nova esses problemas. O que há de novo é que hoje podemos minimizar os seus efeitos com certa facilidade.
Leia mais...

Opinião Pelo Fim dos Feudos

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

Volta e meia, a reeleição é tema de discussão. Mais ainda em um momento que antecede as eleições, como o que se está vivendo agora. Isso porque este é o instante em que as agremiações partidárias, e seus respectivos caciques, evidentemente, procuram negociar acordos, inclusive visando às próximas disputas eleitorais. Daí o aparecimento daquela temática. Oportuna e pertinente por sinal, uma vez que os interesses individuais se sobrepõem aos da coletividade. 
Leia mais...

Opinião A crise também está na OAB/MT

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010 | por João Carlos Brito Rebello

No último dia 29 de abril do corrente ano, em que a OAB/MT promoveu um Simpósio sobre a crise do Judiciário de Mato Grosso, faço uma pequena reflexão aos advogados e advogadas do nosso Estado, de que a crise também está na OAB/MT.
Leia mais...

Opinião As cidades e seus homens

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

Cada cidade perdida pelos vários cantos do Brasil tem seus homens e sua história. Aqui, ali e acolá, eles estão lá, parte da glória, pedaço da memória. Muitos, dando continuidade, outros, guardando os cacos, fazendo o mosaico de histórias vivas, quase sempre esquecidas. Assim as cidades se reinventam, renascem. Assim, nem tudo se perde no girar das horas.
Leia mais...

Opinião Confinados pelo mata-burro

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010 | por Bruno Peron

A responsabilidade é diretamente proporcional à consciência dos atos cometidos, dizem-nos os entes amigos que nada mais querem que prosperemos e amemo-nos uns aos outros.
Leia mais...

Opinião Violência, policiais... reflexões

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

As notícias de policiais que espancam, torturam, matam e ainda tentam dissimular o crime, divulgadas com todo o vigor que o tema sugere, não deveriam ocorrer, mas felizmente constituem a exceção. Pela própria natureza, as informações negativas têm repercussão múltiplas vezes maior do que as positivas.
Leia mais...

Opinião Morre o Homem, Mas não Suas Paixões

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

Logo pela manhã, a primeira rotina, o acessar a Internet. Foi, então, que se deparou com a triste notícia: “Faleceu José Fragelli”. Trata-se de alguém desconhecido para a maioria dos internautas, a não ser um ou outro dentre esses que, curiosamente, tenha associado o seu nome com o do “Verdão”, estádio que está com os dias contados para o seu desaparecimento completo. 
Leia mais...

Opinião O Sapo e o Escorpião

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. O escorpião veio até ele e fez um pedido.
Leia mais...

Opinião Milhões de motivos para votar...

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Qualquer pessoa que comece um texto, geralmente se inicia pela dúvida do título. Para este, pensei em titular com “começou a baixaria”. Imagino que a maioria esmagadora saberia que faria referência à campanha à presidência da República entre os dois principais candidatos. Dilma Rousseff tachou José Serra de biruta de aeroporto.
Leia mais...