Artigos
Opinião Sejamos bell
Gloria Jean Watkins, a bell hooks em letras minúsculas, deixou o mundo da matéria no último dia 15 de dezembro, aos 69 anos. Escritora, professora, artista, ativista antirracista e feminista, fará enorme falta.
Opinião Confissões de uma sobrevivente de 2021
Tradicionalmente fins de ciclo remetem a balanços: ao que foi positivo, negativo, para então fazermos um saldo do ano. O que dizer de 2021? Quando acreditávamos que nos livraríamos da pandemia da Covid-19, veio uma segunda onda.
Opinião Os números do Datafolha
Com 48%(quarenta e oito por cento), Lula lidera com folga e uma margem de mais de 20(vinte) pontos á frente de Bolsonaro, este com 22%(vinte e dois por cento), Sérgio Moro com 9%(nove por cento), Ciro Gomes 7%(sete por cento), João Dória 4%(quatro por cento). Ao continuar neste cenário Lula caminha em “ planície descampada” para poder inclusive ganhar em 1º Turno.
Opinião Cultura do descaso
A revitalização do Centro Histórico aconteceu apenas em um pedaço do Beco, sem qualquer alternativa para moradores de rua que por ali circulam. E após isso, as ações ficaram centralizadas no Beco, deixando a carência imperar nos demais bairros da cidade.
Opinião Preconceito social
Os fatos mostram que realmente os negros são mais atingidos por tiros, mas há uma leitura errada das razões que levam a isso. Eles não morrem por serem negros, mas sim porque são pobres.
Opinião Presépios no olhar de Lenine Póvoas
Quando dezembro chega, Cuiabá ganha ares natalinos como todas as cidades brasileiras. Por toda parte a decoração anuncia que estamos em tempos de confraternização, em tempos do nascimento do menino Jesus.
Opinião Cultura do descaso
Políticas Públicas para o setor cultural nunca foi prioridade para a Gestão da nossa Capital. Desde que assumiu a prefeitura, em 2016, a gestão de Emanuel Pinheiro não tem levado a cultura a sério.
Opinião Escolha você
Escolher você não é um ato egoísta, mas sim de amor próprio. Escolher estar em um ambiente saudável, que te traz tranquilidade e, se afastar dos que você não se encaixa mais, é a prova de que a sua saúde mental vem primeiro. E como estamos precisando de saúde mental nos últimos anos, afinal ultimamente somos obrigadas a ver pessoas defendendo jogador que comete violência contra a mulher.
Opinião Sebastianismo
Algumas pessoas acham que para mudar o Brasil é preciso mudar o sistema. A nossa história não contemporiza com isto. Qualquer mudança somente poderá vir com o novo, pois o velho é estático e infenso transformações. O mundo evolui para frente e não para trás. Esta é uma verdade histórica incontestável.
Opinião Sebastianismo
Volto a este tema por que ele foi objeto do artigo da semana passada e provocou algumas severas críticas.