Noticias
Economia Compra de bens duráveis cresce em Mato Grosso
O levantamento do PNAD divulgado ontem pelo IBGE mostra que a aquisição de bens duráveis da população mato-grossense vem aumentando. A televisão, por exemplo, está presente em 92,7% dos domicílios pesquisados. Em 2008, o percentual foi de 89,6%. A mesma situação é registrada com o acesso a microcomputadores, cuja participação passou de 26,1% para 30,5% em apenas um ano de diferença. Com relação a aquisição de carros, houve redução de 34,8% para 33,7%. Por outro lado, o uso de motocicletas aumentou em Mato Grosso, de 29,8% para 31,8%. O aumento do poder econômico é responsável por esse cenário. A existência de bens duráveis, considerados essenciais, em domicílios permanentes também teve aumento de representatividade. Como a geladeira em que a participação aumentou de 92,5% para 95,1% em 2009, e o fogão, de 97,7% para 98,2%.
Diferença mais expressiva ocorre no rendimento médio mensal das mulheres economicamente ativas
Economia Rendimento das pessoas cai 9,7% em MT, diz IBGE
O rendimento da população mato-grossense diminuiu 9,7% entre 2008 e 2009. O ganho mensal das pessoas ocupadas passou de R$ 1,232 mil para R$ 1,112 mil, conforme aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009 divulgada nessa quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Educação/Vestibular Reduz número de estudantes em Mato Grosso
A quantidade de estudantes reduziu em Mato Grosso nos últimos 2 anos, passando de 923 mil para 904 mil. A média de alunos matriculados na educação infantil e ensinos fundamental e médio está abaixo da nacional. Enquanto o número de crianças entre 4 e 5 anos na escola é de 74,8% no Brasil, o Estado tem a porcentagem de 65,1% e ocupa o 9º lugar. Os dados foram divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Cidades/Geral Eliene Filho sai da UTI e voltará a andar
O filho do deputado federal Eliene Lima saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. O adolescente agora ocupa um apartamento, onde irá passar pelas primeiras sessões de fisioterapia passiva.
Projeto que libera a prática de aborto, em tramitação no Congresso, provoca reação de populares
Cidades/Geral Cuiabanos vão às ruas contra o aborto
Centenas de pessoas tomaram o centro de Cuiabá para protestar contra o projeto de lei federal que legaliza a prática do aborto no país. O "ato público em defesa da vida, contra o aborto" começou em frente ao Palácio Alencastro, em Cuiabá, e percorreu a rua 13 de Junho. Um abaixo-assinado contra o projeto foi divulgado. Participaram do ato principalmente pessoas ligadas às associações religiosas, comitê mato-grossense contra o aborto e membros de associações de moradores.
Meio Ambiente Fogo espalha no Parque Nacional de Chapada
A extensão da queimada que ameaça o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ainda não foi calculada pelos técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio). O fogo afeta a região desde domingo (5) e é acompanhado de muita fumaça. Três brigadistas foram retirados do combate às chamas devido problemas com intoxicação.
Mato Grosso já contabiliza mais de 120 mil focos de calor este ano e lidera ranking dos que mais queimam no país.
Meio Ambiente Emergência ambiental é decretada no Estado
Líder no número de queimadas, Mato Grosso é um dos 14 estados brasileiros em estado de emergência ambiental, decretado pelo Ministério do Meio Ambiente. Também estão na lista o Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás e Minas Gerais.
MT Eleições 2014 Sérgio Ricardo é favorito a estadual
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Sérgio Ricardo (PR) não apenas continua liderando a pesquisa Gazeta Dados para deputado estadual em todo Mato Grosso como elevou seu percentual nesta segunda rodada para 5,60% contra 4,87% da rodada anterior que aconteceu entre os dias 14, 15 e 16 de agosto contra a de agora nos dias 03, 04 e 05 de setembro. Em segundo lugar aparece José Riva (PP) com 1,87%, seguido de Romoaldo Júnior (PMDB) com 1,74%, o mesmo percentual dado pelos eleitores a José Domingos Fraga (DEM). Logo após vêm Nilson Santos (PMDB) com 1,25%, Sebastião Rezende (PR) com 1,12%, Teté Bezerra (PMDB) e Wagner Ramos (PR) também com o mesmo percentual.
Wellington mantém vantagem para Federal, revela pesquisa Gazeta Dados
MT Eleições 2014 Wellington fica em primeiro lugar para Federal, diz pesquisa
Em nova rodada estadual de pesquisa de intenção de votos, o Instituto Gazeta Dados com a intenção de bem informar o leitor e o eleitor, realizou mil entrevistas em 40 municípios para aferir como anda o desempenho daqueles que disputam uma das oito vagas para a Câmara Federal. Vinte e cinco nomes foram citados na amostragem que é espontânea, ou seja, o entrevistador não exibe lista com os nomes dos candidatos, anotando as indicações de cada um.
MT Eleições 2014 Maggi lidera; 2ª vaga dá empate
O quadro eleitoral para o Senado indica uma disputa acirrada em Mato Grosso para a segunda vaga e bastante embolada com os candidatos alterando o percentual de votos a cada dia. A certeza de vitória nas urnas hoje seria somente para Blairo Maggi (PR) apontado como franco favorito à primeira vaga.