Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010

Cidades/Geral Shoppings de Cuiabá estão autorizados a abrir nos feriados

Os shoppings de Cuiabá estão autorizados a abrir nos dias de feriado, conforme permitido em Lei Federal nº 11.603/2007 e autorização da Lei Municipal nº 5.165 de 2008. Com esta iniciativa, os shoppings esperam um aumento de 50% no volume de vendas e de 20% no fluxo de pessoas em relação ao mesmo feriado do ano passado.
Leia mais...

Na semana, vendedor de salgado foi vítima de latrocínio em sua própria casa, no Novo Terceiro
Na semana, vendedor de salgado foi vítima de latrocínio em sua própria casa, no Novo Terceiro

Policia MT Maio é o mês mais violento do ano, com 35 execuções

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010 | por Adilson Rosa

Com o assassinato do jovem Diego Douglas Santiago da Silva, de 18 anos, sobe para 35 assassinatos na Grande Cuiabá em 28 dias de maio, o que representa a média de um assassinato a cada 19 horas. Até agora, é o mês mais violento do ano. Deste total, foram 22 assassinatos na Capital e 13 em Várzea Grande, sendo a maior parte de adolescentes e jovens entre 18 e 24 anos. No ano, já chegam a 135 assassinatos. Os números são da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Leia mais...
Presidenciável José Serra esteve ontem em Cuiabá no ato para reforçar a candidatura do correligionário Wilson Santos
Presidenciável José Serra esteve ontem em Cuiabá no ato para reforçar a candidatura do correligionário Wilson Santos

Politica MT Serra propõe ocupar fonteira para combater o tráfico de drogas

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010 | por Sonia Fiori

O ex-governador de São Paulo, presidenciável José Serra (PSDB), defendeu maior ocupação dos cerca de 710 quilômetros de fronteira seca de Mato Grosso com a Bolívia como uma das principais medidas no combate ao tráfico de drogas. No discurso, feito em meio a um ato suprapartidário de PSDB, DEM e PTB, no sábado, em Cuiabá, o tucano voltou a criticar o presidente da Bolívia, Evo Morales.
Leia mais...

Cidades/Geral Obras visando à Copa 2014 ficam para o ano que vem

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010 | por Carolina Holland

O diretor de Infraestrutura da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa), Carlos Brito, frustrou as expectativas daqueles que esperavam que as obras de mobilidade urbana em Cuiabá, visando a Copa do Mundo de 2014, fossem começar em outubro. Segundo ele, não há previsão de quando o conjunto de 31 obras previstas pelo projeto, entre viadutos, trincheiras e pontos de alagamento, começará a ser construído. “Não dá para garantir uma data, dependemos ainda do processo de licitação”, frisou.
Leia mais...
Julier não revida provocação política
Julier não revida provocação política

Politica MT Julier pede mais juízes federais no Pleno do TRE

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010 | por Ana Rosa Fagundes

As decisões de grande repercussão da Justiça Federal sempre são assinadas por ele. Por coincidência - e porque são poucos juízes federais em Mato Grosso -, muitos casos polêmicos, envolvendo políticos e altas personalidades, caem na mão do juiz Julier Sebastião da Silva.
Leia mais...

Economia Mato Grosso vive "década de ouro" em sua economia

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010 | por Marcondes Maciel

Estado que mais cresce no país, com ritmo de crescimento comparável ao da China, em torno de 10% ao ano, Mato Grosso vive a “década de ouro” de sua história. Saiu de importador para exportador de energia - o principal gargalo do seu desenvolvimento nas últimas três décadas – assumiu a liderança na produção de soja e algodão, passou a ter o maior rebanho bovino comercial do país e, ao invés de só exportar matéria-prima, inicia um novo ciclo de desenvolvimento ao agregar valor à produção que transforma proteína vegetal em animal, ou seja, ao invés de vender o grão de soja, transforma-o em ração para aves e suínos e exporta a carne.
Leia mais...

Agronegócios Abrapa estuda novas estratégias para ampliar o consumo de algodão

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010 | por Alana Gandra

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) lançou uma estratégia para ampliar o consumo de algodão do Brasil. O projeto Algodão Caminhos do Brasil conta com a parceria do Sebrae. "Temos a intenção de trabalhar muito forte esse tipo de marketing, que é o de incentivar o consumo de algodão", diz o presidente da Abrapa, Haroldo Cunha.
Leia mais...

Economia Indústria Têxtil: Mato Grosso tem potencial

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010 | por Vívian Lessa

Mato Grosso tem potencial suficiente para se destacar na cadeia da indústria têxtil. A disponibilidade de matéria-prima é o fator predominante que deverá atrair empresas do segmento ao Estado. Recentemente a maior empresa da América Latina, Vicunha Têxtil, assinou um protocolo de intenções para a implantação de uma unidade em Cuiabá. O diretor da empresa, Marcel Yoshimi Imaizumi, afirma que Mato Grosso tem condições para se tornar um grande exportador de tecidos, desde que alie a produção do algodão à melhor infraestrutura logística e incentivos fiscais.
Leia mais...
No caso do milho, não há diferenciação no valor pago pelo grão
No caso do milho, não há diferenciação no valor pago pelo grão

Agronegócios Soja convencional toma espaço da transgênica

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010 | por Laís Costa Marques

Com custos de produção menores e pagamento de diferencial, a plantação de grãos convencionais se torna uma alternativa viável para aumentar o rendimento dos agricultores. As sementes geneticamente modificadas, ou transgênicas, como são conhecidas, ganharam espaço nas plantações por sua produtividade, mas o cenário está mudando ao passo que ela adquirem resistência aos defensivos agrícolas e não tem valorização no mercado. Para se ter uma ideia do mercado, a soja convencional tem sido comercializada com um preço diferencial de até R$ 4 por saca para União Europeia e alguns países asiáticos.
Leia mais...

Economia Microempreendedor: Lei está em vigor em 133 cidades

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010 | por Laís Costa Marques

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa está em vigor em 94,3% dos municípios mato-grossenses desde 2007, quando a implantação teve início do Estado. Ao todo, 133 das 141 cidades adotaram as regras que estimulam o empreendedorismo e fomenta a economia local. Na modalidade do microempreendedor individual são 5,027 mil cadastrados e a meta e chegar aos 13 mil até o final de 2010. Esta modalidade de caracterização empresarial garante a formalização de empresas com rendimento anual de ate R$ 36 mil.
Leia mais...